Pular para o conteúdo

A Substância: por que Elizabeth não parou?

Revista de Entretenimento

A Substância (2024, MUBI) é um filme escrito, produzido e dirigido por Coralie Fargeat, um projeto liderado por feministas que oferece uma nova perspectiva sobre a maneira como as mulheres mais velhas são tratadas na mídia.

Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma estrela de Hollywood querida e valorizada pelos fãs e colegas de trabalho. Até fazer 50 anos. Sua autoestima começa a desmoronar por conta da maneira distorcida com que ela é vista pelos outros, incluindo o chefe (Dennis Quaid).

Ele quer alguém mais jovem para substituir Elisabeth. Então, ela se depara com a oportunidade de experimentar uma droga invasiva que promete transformá-la em uma versão melhor de si mesma. A substância vem com instruções rígidas e específicas.

O que é A Substância?

A Substância Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
A Substância Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique

É uma fórmula biológica que permite a uma pessoa criar uma versão mais jovem e idealizada de si mesma a partir do próprio corpo. Funciona como um soro de transformação, que, ao ser injetado, o corpo original passa por uma reação intensa, criando uma versão rejuvenescida.

No processo, a pessoa se divide em duas: o “eu mais jovem”, que é o resultado transformado, e o “eu original”, que fica catatônico, sendo alimentado por uma intravenosa de nutrientes. A separação é temporária: a versão jovem precisa reverter para o corpo original a cada sete dias para que o processo continue funcionando e ambos sobrevivam.

Quem é o fornecedor da droga?

O fornecedor da droga é uma figura enigmática, pois não aparece. O personagem atua como um intermediário que coordena a entrega do soro para Elisabeth, mas a organização se mantém completamente anônima, cuja identidade nunca é revelada diretamente.

O homem adota uma postura impessoal e neutra. Ele fornece o soro, estabelece as regras de uso e responde apenas às perguntas que Elisabeth faz sobre o processo, sem incentivá-la nem a continuar, nem a desistir. Ou seja, a sociedade faz pressão, mas a escolha é do usuário.

Por que Elizabeth não parou o procedimento?

Apesar da intenção de eliminar Sue (Margaret Qualley) depois de tantos problemas, Elisabeth hesita. Ela tenta finalizar o procedimento mas, ao perceber seu reflexo mais jovem, muda de ideia devido ao apego que ainda sente pela versão idealizada de si mesma.

Ainda que Sue represente uma ameaça, Elisabeth não consegue abandonar totalmente a projeção de perfeição. No fim, a incapacidade de confrontar e aceitar seu próprio envelhecimento a leva a poupar Sue, mesmo que isso custe sua própria vida.

Por que Sue mata Elisabeth?

À medida que Sue experimenta o sucesso, se torna cada vez mais difícil voltar ao corpo original. Ela rejeita a si mesma na versão mais velha e desconsidera as advertências sobre os efeitos negativos de prolongar a “presença” fora dos limites da Substância.

Matando Elisabeth, ela elimina a própria fonte de estabilidade, já que o corpo matriz fornecia o soro essencial para manter Sue viva. Sem essa conexão, Sue rapidamente se deteriora, transformando-se em uma figura monstruosa e irreconhecível.

Por que Sue deteriora?

Com Elisabeth morta, Sue não consegue mais se estabilizar, um processo extremamente importante para manutenção do corpo novo. Assim, o corpo dela começa a se deteriorar em um ritmo rápido, com dentes, unhas e cabelos caindo por trás dos bastidores.

Em uma tentativa desesperada, Sue injeta em si mesma o soro original, que desencadeia uma terrível mutação, transformando-a em uma figura grotesca com partes desordenadas do corpo e o rosto de Elisabeth na nuca.

Explicação A Substância

De forma irônica, A Substância começa e termina na calçada da fama. A cena final nos leva de volta ao ponto inicial do filme: a estrela de Elisabeth Sparkle na Calçada da Fama. No início, vemos sua carreira desfilar diante de nossos olhos — da adoração do público na noite de estreia às lembranças de quanto seus fãs a amavam.

Quando sobe ao palco pela última vez, Sue tenta convencer o público a aceitá-la como ela é, mas, rejeitada e humilhada, a mulher explode em meio à multidão, espalhando sangue e horror para todos os lados. No final, Sue tropeça até a Calçada da Fama, onde se desintegra, deixando apenas o cérebro de Elisabeth separado do corpo.

E isso é muito simbólico, pois separar o cérebro do corpo traz um momento de libertação: pela primeira vez, ela se sente livre dos julgamentos que a prendiam, livre para existir sem se preocupar com a aparência ou as expectativas da sociedade.

Qual a mensagem do filme A Substância?

A trama critica como a sociedade e, especialmente, os meios de comunicação, impõem padrões irreais de beleza, incentivando a busca incessante por um corpo perfeito e jovem. Essa pressão é um dos principais fatores que levam Elisabeth a tomar decisões extremas.

Além disso, o filme explora a misoginia sistêmica, destacando como as mulheres são muitas vezes desvalorizadas à medida que envelhecem. A indústria do entretenimento tem uma participação especial nesse contexto em que mulheres são tratadas como descartáveis.

3 Filmes de Terror pra quem gostou de A Substância

Embora não existam filmes como “A Substância”, de Coralie Fergeat, há muitos filmes de terror exagerados sobre transformação que são carregados de metáforas e críticas sociais:

Men: Faces do Medo

men faces do medo final explicado

O horror corporal pode frequentemente ser um gênero controverso, como é visto na performance do filme de Alex Garland, Men: Faces do Medo. Após a morte do marido, Harper (Jessie Buckley) sai de férias no campo em uma tentativa de fugir da vida por um tempo. No entanto, ela percebe que algo de muito, mas muito bizarro ali.

A Avó (2021)

filme a avo final explicado

Quando Susana volta para sua cidade natal em busca de uma cuidadora para sua avó Pilar, o que deveria ser uma visita breve se transforma em um pesadelo. Aos poucos, Pilar começa a agir de forma estranha, e eventos aterrorizantes passam a acontecer ao redor delas.

A Mosca (1986)

M MOSCA

Não tem como falar de filmes de terror corporal sem mencionar David Cronenberg, o verdadeiro mestre desse subgênero no cinema. Entre os filmes mais marcantes do diretor, A Mosca é, sem dúvida, o mais impactante. Ele pega a ideia do filme original de 1958 e transforma tudo em uma experiência muito mais assustadora, emocionante e visceral.

Aproveite para ler também:

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:A Substância   Ano: 2024
Título Original: The Substance
Diretor: Coralie Fargeat
Gênero:Ficção Científica, Drama, Terror
Avaliação IMDB:7.5
Classificação etária:18
Duração:2h 21min
Elenco:Demi Moore, Margaret Qualley, Dennis Quaid, Gore Abrams, Oscar Lesage, Christian Erickson, Tom Morton, Hugo Diego Garcia, Daniel Knight, Jonathon Carley, Vincent Colombe, Lennard Ridsdale, Jordan Ford Silver, Oscar Salem, Viviane Bossina, Matthew Luret, Jana Bittnerová, Olivier Raynal, Tiffany Hofstetter, Nathan Rippy, Virginie Kotlinski, Brett Gillen, Charlotte Marquardt.
Onde assistir:Prime Video | MUBI
A Substância

Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Alita: O que a ciborgue descobre sobre ela?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Alita: Anjo de Combate (2019, Netflix), sob a direção visionária de Robert Rodriguez, nos leva a um futuro distópico onde a tecnologia e a humanidade se cruzam de formas surpreendentes. Ela é mais do que uma simples heroína. Ela é uma jornada de autodescoberta, luta e vingança. Ao… Leia »Alita: O que a ciborgue descobre sobre ela?
  • Personal Shopper: Quem é o fantasma?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO No universo sombrio de Personal Shopper (2016, Netflix), dirigido por Olivier Assayas, Maureen vive atormentada pela perda do irmão gêmeo, Lewis. Sua jornada emocional é marcada pela busca de um sinal dele. Quando é atraída por mensagens misteriosas e experiências estranhas, ela se vê em um jogo psicológico… Leia »Personal Shopper: Quem é o fantasma?
  • Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam. O enredo faz referência… Leia »Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?