Pular para o conteúdo

O que aconteceu no filme A Avó? Final explicado

A Avó (La Abuela/Prime Video/2021), com direção de Paco Plaza e roteiro de Carlos Vermut, nos leva a uma experiência aterrorizante com um forte significado relacionado à velhice.

Acontece que, se você não se atentar para os detalhes da história, provavelmente não vai entender nada quando terminar de assistir ao filme.

>>> O que você vai ler neste post:

  • Resumo do filme A Avó (2021)
  • Quem é Eva?
  • A Avó de Suzana é uma bruxa?
  • A Avó Final Explicado
  • Pilar e Julita são velhas amantes

Resumo do filme A Avó (2021)

‘A Avó’ conta a história de Susana, uma jovem modelo que trabalha em Paris (a excelente Almudena Amor, que já se destaca com poucos filmes na filmografia) mas precisa retornar rapidamente a Madrid quando a avó (Vera Valdez) sofre um derrame.

Trancada com uma pessoa que nem a reconhece, a jovem começa a ter estranhas visões no antigo apartamento onde ambas moram. Logo na cena de abertura, observamos a avó Pilar entrando em uma casa.

Ela observa outra senhora, que mais tarde descobriremos ser sua melhor amiga Julita, caída no chão. É aniversário dela (tem um bolo de aniversário na mesa).

Pilar não parece nem um pouco chocada com a cena e, quando se vira, conhece Eva, uma jovem loira. Eva mostra a Pilar seu jovem corpo despido. Pilar fica feliz ao vê-la, se ajoelha e a beija com paixão.

Quem é Eva?

Susana não se lembra de Eva e Julita. Quando começa a reler o diário de infância, de fato vê registradas as lembranças dela quando Julita e Eva foram à sua festa de aniversário.

Naquele aniversário, as duas meninas passam por uma espécie de ritual estranho e seus cabelos são cortados. A partir desse dia, Susana pinta desenhos assustadores no diário, sinal de medo ou trauma do qual não tem memória.

A passagem da alma maligna de Julita para o corpo de Eva já havia ocorrido alguns dias antes, culminando na cena de abertura do filme. É por isso que observamos Pilar feliz em ver Eva nua e jovem.

Ela sabe que dentro daquele corpo está a alma de sua amante Julita, e sabe que em breve ela também terá um corpo jovem e belo com o qual as duas poderão voltar a compartilhar seus sentimentos.

A avó de Suzana é uma bruxa?

Susana tenta encontrar uma forma de cuidar da avó, mas percebe que a avó tem poderes sobrenaturais e que os usa para prejudicar quem se interpõe no seu caminho: provoca o acidente de Adela, a cuidadora.

Então, Susana a leva para uma casa de repouso, e naquela noite ocorre um incêndio que mata todos os hóspedes da casa. Mas a avó misteriosamente volta para casa, para surpresa de Susana.

Estamos às vésperas do aniversário e temos certeza que a avó é uma bruxa.

A Avó Final Explicado

No final do filme, Susana prepara uma sopa para a avó. Nesse momento, soa meia-noite e é oficialmente o aniversário delas, o dia D da magia.

Poucos minutos depois que a avó morre, o telefone toca: é Eva, que ouve a voz jovem de Susana e a chama de “Pilar”. Susana responde dizendo que é Susana, e Eva insiste: “Tem certeza?”.

Então, vemos a avó se movimentando pela casa, para depois executar o plano: com os seus poderes obriga Susana a cair no chão, abre a boca e transfere a sua alma maligna do corpo moribundo da avó para o corpo jovem da neta.

Terminando, Susana sussurra ao corpo sem vida da avó “o meu corpo é teu, o teu coração é meu”. Vai olhar o retrato, que representa agora o momento de máxima vitalidade de Susana, e não mais da avó.

Logo depois, Eva aparece. As duas se envolvem com a intimidade de duas amantes, e o filme termina.

Pilar e Julita são velhas amantes

A Avó é a história de duas bruxas, Pilar e Julita, amantes que há muito tempo transferem sua alma maligna para corpos mais jovens com o objetivo de permanecerem imortais.

Há uma série interminável de retratos no quarto de Pilar, então a genealogia pela qual a alma maligna chegou hoje pode ser muito antiga. O símbolo da boneca russa, uma mulher dentro de outra mulher infinitamente, confirma essa hipótese.

As duas bruxas passam de corpo em corpo por meio de uma maldição que é ativada no dia de seus aniversários. Anos antes, quando Susana e Eva eram pequenas, passaram pelo ritual para garantir o controle das meninas até ao momento em que deveriam se apropriar de seus corpos.

O plano era entrar em vigor no aniversário de 25 anos de Susana, mas o fato de Susana não vir colocava a velha em risco. É por isso que Pilar finge demência, usando seus poderes para provocar um acontecimento que obrigaria Susana a voltar para casa com ela no dia de seu aniversário.

Susana faz o possível para que possa voltar a Paris para o seu aniversário, mas a avó usa todos os seus poderes para evitar que isso aconteça.

As duas jovens acreditam estar vivendo uma vida própria, mas a verdade é que as avós mantêm tudo sob controle para que as suas vidas continuem coerentes com o propósito pelo qual vivem.

Desse ponto de vista, é possível que a morte dos pais de Susana faça parte do plano da avó. Ou mesmo Susana pode nem ser a verdadeira neta de Pilar, mas simplesmente uma criança levada e usada para esse fim desde que nasceu.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.