Pular para o conteúdo

Irmãos Menendez: por que os monstros somos nós?

Revista de Entretenimento

Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais (2020, Netflix) é uma série antológica do superprodutor Ryan Murphy e Ian Brennan que explora a psicologia das figuras mais deploráveis ​​da sociedade — da última vez, o programa cobriu o serial killer Jeffrey Dahmer.

Os estreantes Nicholas Alexander Chavez e Cooper Koch interpretam Lyle e Erik, respectivamente, enquanto o vencedor do Oscar Javier Bardem e a indicada ao Oscar Chloë Sevigny interpretam Jose e Kitty.

>>> O que você vai ler aqui:

  • Quem são os irmãos Menendez?
  • Que crime Erik e Lyle cometeram?
  • Como a polícia descobriu a autoria do crime?
  • Os irmãos Menendez foram abusados pelo pai?
  • Como Erik e Lyle estão hoje?
  • Quais as novidades no caso Menendez?
  • Por que é correto afirmar que o caso Menendez é uma prova de que os verdadeiros monstros somos nós?

Quem são os irmãos Menendez?

Erik Menendez e Lyle Menendez na vida real. Los Angeles Times // Getty Images
Erik Menendez e Lyle Menendez na vida real. Los Angeles Times // Getty Images

Lyle e Erik Menendez são filhos de Jose e Mary Louise “Kitty” Menendez. Erik era um jogador de tênis promissor a nível nacional. Lyle chegou a estudar em Princeton, embora tenha sido suspenso. A família vivia em um dos bairros mais exclusivos de Beverly Hills, cercados de luxo e expectativas.

O pai deles, Jose, nasceu em 1944, em Havana, Cuba, e se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos. Jose frequentou a Southern Illinois University, onde conheceu Kitty, que se tornaria sua esposa. Os dois se casaram em 1963 e começaram a vida juntos em Nova York.

Lá, ele se formou em contabilidade. Com o tempo, construiu uma carreira de sucesso como executivo no setor de entretenimento, o que levou a família para Los Angeles quando assumiu um cargo na International Video Entertainment.

Que crime Erik e Lyle cometeram?

Lyle e Erik Menendez foram condenados em 1996 por atirar e matar seus pais em 1989, quando tinham 21 e 18 anos, respectivamente. Os irmãos enfrentaram dois julgamentos — o primeiro em 1993, quando foram julgados separadamente, que terminou em dois júris empatados.

O segundo começou em 1995, quando foram julgados juntos e condenados por assassinato em primeiro grau e conspiração para assassinato. A defesa argumentou legítima defesa, alegando que eles suportaram anos de abuso sexual e físico.

O primeiro julgamento, que foi televisionado, atraiu atenção significativa da mídia, e o julgamento também se tornou viral no TikTok em 2021, com muitos usuários da Geração Z defendendo a libertação dos irmãos, como informou o The New York Times .

Como a polícia descobriu a autoria do crime?

O fato aconteceu como foi apresentado na série Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. Seis meses após os assassinatos, as autoridades receberam uma dica de Judalon Smyth, que era amante do psicólogo de Erik, Jerome Oziel.

De acordo com a Time, Smyth disse à polícia que Erik confessou os assassinatos na terapia, e que havia gravações de áudio disso. A Suprema Corte da Califórnia decidiu que os promotores poderiam usar as anotações gravadas nas quais os irmãos admitiram ter matado os pais.

Em 8 de março de 1990, a polícia de Beverly Hills prendeu Lyle Menendez do lado de fora da residência onde seus pais foram assassinados. Dois dias depois, Erik Menendez se rendeu no Aeroporto Internacional de Los Angeles ao retornar de Israel, onde estava jogando tênis.

Os irmãos Menendez foram abusados pelo pai?

Acima: família Menendez da vida real; Abaixo: Família Menendez da ficção.
Acima: família Menendez da vida real; Abaixo: Família Menendez da ficção.

Sim. Erik deu a primeira entrevista pública em 2017 para a série documental The Menendez Murders: Erik Tells All da A&E . Ele compartilhou detalhes explícitos sobre encontros com o pai abusivo, incluindo uma “memória avassaladora” de Jose batendo na porta do quarto.

“Ele me fazia massageá-lo e me fazia fazer sexo oral nele. Ele me descrevia graficamente como me mataria se eu fugisse”, Erik lembrou.

Lyle testemunhou que o pai parou de abusar sexualmente dele aos 8 anos, mas Erik disse que, para ele, o abuso nunca terminou. Erik falou sobre isso com Lyle dias antes do assassinato. Parentes, amigos e conhecidos da família Menendez testemunharam pela defesa sobre incidentes de abuso físico e emocional.

O que se espera de um pai, é que ele fotografe os filhos em momentos felizes, que centralize a foto no rosto deles. Mas Jose fotografava as partes íntimas dos meninos, fotografava os filhos apenas da cintura pra baixo, inclusive pedia que ficassem em posições que nem eles sabiam que tinha conotação sexual.

Jose também introduzia objetos no ânus Lyle, e depois passou a fazer o mesmo com Erik. O pai sempre tomava banho com os filhos depois do treino de tênis. Ele fazia questão de manter os pelos pubianos dos dois bem aparados. A mãe deles, sabendo que o marido tinha amantes, fazia inspeção no pênis de Erik para saber se havia “bolhas”.

Segundo ela, a inspeção era “pra saber se Erik tinha AIDS”. A preocupação não era que Erik pegasse AIDS de Jose, mas que Jose passasse AIDS para ela, ou, como ficou claro, “para não trazer a AIDS para essa família!”.

Os irmãos alegaram que um confronto entre Lyle e os pais escalou a ponto de eles temerem que Jose e Kitty os matassem para evitar que o segredo da família fosse exposto. Eles testemunharam que acreditavam que seus pais pretendiam matá-los naquela noite, e é por isso que eles foram até a sala de estar e começaram a atirar.

“Nós não respeitamos muito as crianças nesse país. Achamos que elas mentem, que inventam coisas, que fantasiam. Não é de admirar que as crianças que foram abusadas tenham dificuldade em confiar nos adultos. Se os nomes dos meus clientes fossem Lila e Erika Menendez, faria alguma diferença para vocês? Porque, se fizesse, não deveria. Não se espera que meninos sejam vítima de estupro, mas eles são” – advogada de defesa na série Netlix.

Como Erik e Lyle estão hoje?

Após um julgamento nulo, um segundo julgamento trouxe a conclusão para o caso: o júri considerou Lyle e Erik Menendez culpados de assassinato em primeiro grau. Eles foram sentenciados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, e estão atrás das grades até hoje.

Mas isso não é necessariamente o fim do assunto. Retratos mais recentes do crime (incluindo, sim, Law & Order True Crime: The Menendez Murders) têm sido um tanto simpáticos aos irmãos, pelo menos em termos de abordar o ataque cruel no contexto de suposto abuso sexual e emocional desde a infância.

Quais as novidades no caso Menendez?

Rosselló e integrantes do grupo Menudo
Rosselló com outros integrantes do grupo Menudo

Aqui estão as notícias mais recentes sobre o crime dos irmãos Menendez:

Ex-Menudo confirma pedofilia

A série documental de 2023 Menendez + Menudo: Boys Betrayed destacou novas acusações de Rosselló, um ex-membro da boy band porto-riquenha Menudo, que disse ter sido abusado sexualmente quando adolescente por Jose.

Ele alegou que o executivo de Hollywood o drogou e estuprou quando ele era adolescente .

“Eu sei o que ele fez comigo na casa dele”, disse Rosselló em Menendez + Menudo: Boys Betrayed . “Esse é o pedófilo”, acrescentou, referindo-se a uma foto de Jose.

Carta de Erik foi encontrada

O livro The Menendez Murders revelou uma carta que Erik escreveu quando tinha 17 anos para seu primo Cano, que detalha que o abuso de seu pai era seu medo mais profundo. Ela foi descoberta pela irmã de Jose, Marta Cano, e endereçada ao falecido filho Andy.

“Eu tenho tentado evitar o papai. Ainda está acontecendo, Andy, mas está pior para mim agora”, dizia a carta. “Não consigo explicar. Ele [sic] está tão acima do peso que não suporto vê-lo. Nunca sei quando vai acontecer e isso está me deixando louco. Toda noite fico acordado, pensando que ele pode entrar. Preciso tirar isso da minha mente”.

Caso abriu novo habeas corpus

Em maio de 2023, o advogado dos irmãos entrou com uma nova petição de habeas corpus pressionando para que a condenação fosse anulada (basicamente, tornando-a nula) como resultado das novas evidências.

Até que isso seja resolvido, a série Monstros da Netflix, sem dúvidas, trará mais uma onda de interesse para um caso distorcido dos anos 90. O Gabinete do Promotor Público do Condado de Los Angeles ainda não decidiu se irá julgar novamente o caso.

Lyle fez faculdade na prisão

Enquanto encarcerados nas últimas três décadas, os irmãos Menendez tentaram ser pessoas “produtivas”. Em junho de 2024, Lyle recebeu o diploma de bacharel em sociologia na UC Irvine junto com 23 companheiros de cela, e hoje está cursando mestrado em planejamento urbano.

“Acabei de decidir que, embora eu esteja preso e não haja esperança de liberdade , ainda tenho uma chance de me sentir orgulhoso do que estou fazendo com meu dia”, disse Lyle por telefone para uma multidão na CrimeCon 2024 Nashville.

Por que é correto afirmar que o caso Menendez é uma prova de que os verdadeiros monstros somos nós?

A série Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais, na Netflix, deixa claro que os irmãos Menendez sofreram abuso sexual, estupro e outros tipos de violência durante muitos e muitos anos. O que é mais assustador, é que a mãe parecia não se incomodar.

Mary sabia de tudo, inclusive tinha medo que o filho mais novo pegasse AIDS, do próprio pai, que tinha amantes, e transmitisse para a família.

A crueldade passou de geração a geração. Segundo o documentário, o pai de Jose também abusava dele quando criança. Pela própria mãe, que também foi abusada por alguém da família. O ciclo de violência que perpetua em silêncio é como um câncer na sociedade.

Na década de 80, o abuso sexual era um tema muito menos discutido e compreendido do que é hoje. A sociedade tinha pouca conscientização sobre o impacto do abuso sexual e como ele poderia acontecer dentro das famílias.

Aproveite para ler também:

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais Ano: 2020
Título Original:The Lyle and Erik Menendez Story
Diretor:Ryan Murphy e Ian Brennan
Gênero:Crime, Mistério & Thriller, Drama
Avaliação IMDB:7.9
Classificação etária:15
Duração:53min
Elenco:Vikrant Massey, Deepak Dobriyal, Akash Khurana, Darshan Jariwala, Baharul Islam, Ipshita Chakraborty Singh.
Onde assistir:Netflix
Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais

Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *