A Surpreendente História de Uba e Jara é um projeto que nasceu em 2009, lancei um e-book com o conto completo, mas tirei do ar por enquanto para fazer uma nova edição.
A história de Uba e Jara
Jara, a índia de longos cabelos cor de burro quando foge, não era virgem, tampouco tinha lábios de mel. Ativista, destemida e avançada para o tempo, muitas vezes falava sobre um futuro que os outros não compreendiam.
Autodidata: aprendeu a ler e escrever sozinha. Devorava temas sobre filosofia e ciência, principalmente. Boatos corriam que era filha de Tupã, o espírito do trovão, o grande criador dos céus, da terra e dos mares. Isso porque desconheciam a origem daquela erudição.
Quando bebê, foi abandonada próximo ao sumidouro, no sítio Suminário, enrolada em um pano branco, ainda suja de sangue — certamente em consequência de parto recente. Chorava feito um bezerro desmamado.
O pajé Ferdinando Tadeu, curandeiro que explorava fauna e flora na região, foi quem a encontrou. Comovido, o bom homem a levou para a aldeia dos tabajaras, na gruta de Ubajara. Lá, a pequenina recebeu cuidados e educação conforme os costumes da tribo.
Desde cedo, ela o ajudava a colher plantas medicinais para o preparo de banhos, chás, xaropes e vários remédios. Adquiriu diversos conhecimentos, curou muitos enfermos e se tornou indispensável na aldeia.
Ano 1884. Em uma tarde ensolarada, Jara preparava a habitual make de urucum para realçar o olhar quando sabiamente percebeu que, naquele momento, aconteceria a revoada das tanajuras.
Espalhou protetor solar fator 50 pelo corpo, calçou um par de Havaianas e saiu à caça das famosas formigas comestíveis. Os vizinhos Cauã, Anahi e Tainá também fizeram o mesmo. Todos entoavam o mantra sagrado:
“Cai, cai, tanajura, que teu pai tá na gordura…”
Aproveite para ler também:
Na Serra da Ibiapaba é assim… no início do ano, logo no primeiro dia de sol depois de um período de chuvas, acontece a manifestação das tanajuras – enormes formigas voadoras que possuem um ferrão capaz de beliscar com força qualquer um que as ameace. Sim, elas possuem personalidade forte (seriam feministas?)… Leia Mais
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Trilogia X: qual a conexão dos filmes?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
- Os Assassinatos de Buckingham ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado
- A Porta do Porão: o que está escondido?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Em A Porta do Porão (2024, Apple TV), o diretor Vaughn Stein leva o espectador a um jogo psicológico que mistura drama, suspense e elementos de horror. Com uma narrativa tensa e reviravoltas inesperadas, o filme é uma jornada pela obsessão, traição e os limites da confiança, onde cada… Leia »A Porta do Porão: o que está escondido?