Pular para o conteúdo

Threads: tire suas dúvidas sobre o novo aplicativo

Threads, o mais recente lançamento da empresa de mídia social Meta, teve dez milhões de inscrições nas primeiras sete horas de lançamento.

O app é amplamente entendido como uma resposta à insatisfação generalizada dos usuários com o Twitter depois de uma série de mudanças desde que foi adquirida por Elon Musk em outubro de 2022.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta (empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp) disse no próprio Threads que o objetivo da plataforma é “mantê-la amigável à medida que se expande”.

A “rinha” entre os bilionários está prestes a sair da internet para a vida real, literalmente. É que Musk desafiou Zuckerberg para um combate que provavelmente acontecerá no Coliseu, em Roma…

O que é o Threads do Instagram?

Logotipo do app Threads e semelhança com o desenho da orelha do Homer Simpson.
Os traços do logotipo do Threads formam o símbolo @ e, com isso, muitos fãs de animação brincaram com o fato de que Os Simpsons previram o surgimento da nova rede social por conta da semelhança com a orelha do Homer.

É uma rede social semelhante ao Twitter que permite compartilhar posts de até 500 caracteres (considere o limite de 280 caracteres do Twitter), juntamente com links, fotos ou vídeos de até cinco minutos de duração (no concorrente, o limite de duração do vídeo é atualmente de dois minutos e 20 segundos ).

Assim como nas versões atuais do Instagram e do Twitter, a linha do tempo do Threads é baseada em algoritmos, em vez de cronológica. Sendo assim, a tecnologia recompensa postagens altamente engajadas, trazendo-as para o topo de uma linha do tempo.

Threads vc Twitter

Qual a diferença entre Threads e Twitter?

O Threads permite formatos de conteúdo mais longos que o Twitter, tanto no limite de 500 caracteres quanto de duração de vídeos de cinco minutos.

No entanto, ao contrário do Twitter, atualmente não possui uma função de “mensagem direta”. Provavelmente, a ideia é que as conversas fiquem todas concentradas na comunidade.

Como criar perfil no Threads?

Quem já usa o Instagram pode transferir o nome de usuário e seguidores para o Threads. Isso significa que basta baixar o aplicativo na Apple App Store e, em seguida, logar normalmente com a conta do Insta.

Se você ainda não está no Instagram, terá que criar uma conta no Instagram para poder usar o Threads (pois é alimentado pelo primeiro).

Ícones de interação

Na tela inicial, é possível interagir com posts de outros usuários e, por meio do ícone de pesquisa, localizar seus amigos no Threads.

Olhe para a parte inferior da tela e você verá uma linha de ícones que podem ajudá-lo a navegar no aplicativo. Da esquerda para a direita:

  • Para criar um tópico, clique no ícone do caderno.
  • O ícone da casa leva você ao feed.
  • O ícone da lupa leva você a uma página de pesquisa.
  • O ícone de caneta e papel serve para criar um novo tópico.
  • O ícone de coração mostra as atividades da sua conta.
  • O ícone da figura humana leva você ao seu perfil do Threads.

Com a possibilidade de transferir o nome de usuário e seguidores do Instagram, a adesão ao Threads se torna mais simpática. Além do mais, a interface é minimalista, intuitiva e a ferramenta promete oferecer uma boa experiência para quem gosta de menos poluição visual.

As pessoas também perguntam:

O que é número de Threads?

Um ‘thread’, nas mídias sociais, descreve uma série de postagens em sequência que permanecem interconectadas.

Como colocar o link do Threads no Twitter?

É fácil, copie o link do seu perfil no Threads e cole na página do Twitter.


Por Monique Gomes, jornalista, cinéfila e livre de glúten