Pular para o conteúdo

Precisamos mais de psicólogos que de Deus

Revista de Entretenimento

Por favor, não se ofenda. Deus, mesmo se não existisse, teria uma importância incontestável na vida das pessoas. Mas isso é assunto pra outro dia, ok? Reflita comigo. Diante de tantos avanços na ciência, procurar ajuda psicológica ainda é um tabu para a sociedade.

Se você aconselha alguém a procurar um psicólogo, ele reage como se isso fosse uma ofensa. Por quê? Acontece que o senso comum associa psicologia com psiquiatria. E psiquiatria é sinônimo pejorativo de doido, louco, lelé da cuca. Essa fama perdura pelo fato de que, no século 18, os primeiros psiquiatras trabalhavam em hospícios.

Só depois, quando a psiquiatria adotou conceitos da psicologia, é que os casos mais moderados foram para os consultórios. É um equívoco catastrófico ignorar a importância de um tratamento psicológico. Não deveria ser vergonhoso procurar ajuda para suportar e encarar as frustrações da vida.

Ruim é ficar mais doente ainda. Ruim é fugir da realidade e se entregar ao alcoolismo ou a outras drogas – nesse caso, o sofrimento é extensivo a todos os membros da família e o prejuízo emocional é muito maior.

Todos nós conhecemos pessoas que precisam de ajuda psicológica, e podemos também nos incluir nessa lista.

Por que precisamos dos psicólogos?

Todos nós conhecemos pessoas com dificuldade de relacionamento. Pessoas com ansiedade. Com depressão. Com crises de estresse ou vivenciando traumas por um acidente, estupro, sequestro, etc.

Todos nós conhecemos mães dominadoras, que implicam com todos os relacionamentos amorosos do(a) filho(a). Sofrem horrores. A vida delas é um martírio. Infelizes, trabalham pela infelicidade da prole.

Todos nós conhecemos mulheres que sofrem violência doméstica em silêncio diante de uma plateia inocente, os filhos. Elas estão perdidas, sem saber que rumo tomar na vida.

Todos nós conhecemos alguém que saiu de um relacionamento amoroso amargurado, revoltado. Perturbado(a) emocionalmente, trabalha incansavelmente para destruir a vida do(a) ex-companheiro(a).

Todos nós conhecemos pessoas que conseguiram se livrar de algum tipo de dependência porque um amigo indicou uma determinada igreja e, após se recuperar do vício, adotou outro. Talvez pelo fato de que a religião ajuda, mas não cura.

Todos nós conhecemos crianças que não superaram a morte ou a separação dos pais. A criança merece atenção especial, porque muito dificilmente ela vai conversar sobre o assunto que está incomodando. O sofrimento poderá se manifestar de diversas maneiras.

É preciso saber enxergar esses sinais, pois o comportamento e as atitudes dela serão o indício de que existe sim a necessidade de ajuda psicológica. Levanta a mão quem nunca perdeu um amigo ou parente por suicídio. Uma morte que poderia ter sido evitada.

Há algum tempo, a ideia de procurar um profissional na área de psicoterapia estava longe da realidade financeira de muita gente. Hoje, é possível encontrar esse serviço gratuito até mesmo nas pequenas cidades do interior, através do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social ou CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Se você está precisando de ajuda ou conhece alguém que está, não hesite. Procure ou indique a unidade mais próxima no seu bairro.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • O Segredo de Marrowbone Explicado
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO O Segredo de Marrowbone (2017, Prime Video) é um thriller psicológico intenso com uma metáfora delicada. Dirigido por Sergio G. Sánchez, o filme espanhol de equilibra tensão e emoção com maestria. Além da trama envolvente, o longa se destaca pelo elenco de peso, incluindo Anya Taylor-Joy e Mia… Leia »O Segredo de Marrowbone Explicado
  • O Despertar: O que Florence descobre?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Se você está em busca de uma análise profunda do filme O Despertar (2011, Prime Video), chegou ao lugar certo. A obra dirigida por Robert Connolly mistura romance, suspense psicológico e mistério. Vamos explorar as complexidades da trama, os personagens e os elementos que fazem deste filme uma… Leia »O Despertar: O que Florence descobre?
  • Fratura: onde mãe e filha estavam?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Fratura (2019, Netflix), dirigido por Brad Anderson, é um daqueles thrillers psicológicos que prendem o espectador do início ao fim. O filme começa com um cenário simples, mas repleto de possibilidades: um homem, esposa e filha param em um posto de gasolina na estrada. A partir desse momento,… Leia »Fratura: onde mãe e filha estavam?