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Obsessão pelo Cliente: como a Amazon se tornou gigante?

Revista de Entretenimento

Imagine um mundo onde a “obsessão pelo cliente” poderia facilmente ser confundida com a trama que envolveria um serial killer perseguindo compradores com uma determinação implacável.

Mas, espere…

Estamos prestes a mergulhar em um universo completamente diferente. A obsessão que exploraremos neste artigo não envolve vilões, mas o fenômeno que transformou a Amazon em uma gigante bilionária.

Tudo começou com uma livraria

Foto do primeiro escritório da Amazon com o fundador em um computador antigo
Foto do primeiro escritório da Amazon

A Amazon, que começou como uma modesta livraria online, não apenas revolucionou a forma como compramos produtos, mas também redefiniu o conceito de colocar o cliente em primeiro lugar.

No finalzinho dos anos 90, em um ambiente de trabalho mais parecido com um quebra-cabeça, uma pequena empresa em Seattle começava a escrever sua história.

Três salas em uma casinha, mesas improvisadas com portas de madeira, e um punhado de funcionários apaixonados. Você pode imaginar um começo mais improvável?

Pois é desse cenário peculiar que Colin Bryar e Bill Carr tiram a inspiração para nos contar tudo sobre a ascensão da empresa no livro Obsessão pelo Cliente.

Obsessão pelo Cliente

Capa do livro Obsessão pelo Cliente, dos autores Colin Bryar e Bill Carr.

Nas páginas de “Obsessão pelo Cliente”, livro que chegou ao Brasil pelas mãos da Citadel Grupo Editorial, os autores nos levam por uma jornada que começa na vendinha online de livros fundada por Jeff Bezos e desemboca nos bastidores dos escritórios modernos da empresa.

Com uma estrutura baseada nos 14 princípios de liderança que moldam todas as decisões da empresa, o livro tem exemplos práticos e acessíveis que desvendam os segredos por trás de funções como contratação, comunicação, organização e design de produtos.

Esses princípios, segundo os autores, são o alicerce que sustenta o dia a dia de quem trabalha na Amazon, seja na concepção de novos projetos ou na resolução de problemas cotidianos. E acredite, essas lições podem inspirar até o empreendedor mais novato.

Recrutamento Bar Raiser

Uma das partes mais interessantes do livro é a discussão sobre o “Bar Raiser,” um conceito que vai mudar a forma como você enxerga o recrutamento.

A Amazon aprimorou o processo de contratação para torná-lo mais eficaz e rápido, e você aprenderá como fazer o mesmo.

E se você já se perguntou por que algumas empresas perdem eficiência à medida que crescem, o capítulo sobre “liderança separável, de segmento único” vai clarear suas dúvidas.

Descubra como a coordenação pode aumentar e a produtividade diminuir à medida que as organizações crescem, e como a Amazon enfrentou esse desafio.

Mas o verdadeiro segredo do sucesso da Amazon, como revelado pelos autores, não está apenas em um líder genial, mas sim no compromisso e na execução de princípios e práticas bem definidos.

E o melhor de tudo, essas lições não se aplicam apenas às grandes corporações, mas também às pequenas empresas.

Com um prefácio do renomado empresário brasileiro André Street, Obsessão pelo Cliente é uma oportunidade de aprendizado que faz parte do projeto Stone Educa, uma iniciativa que inspira colaboradores e desenvolve novos talentos a cada ano.

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Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.