Dirigido por Nicholas McCarthy, O Prodígio (2019/MGM/Apple TV) oferece uma nova abordagem ao gênero de terror ao substituir o demônio tradicional por uma alma reencarnada.
Taylor Schilling, conhecida pela famosa série Orange is the New Black, interpreta Sarah, uma mãe desesperada para entender o comportamento cada vez mais perturbador do filho.
A história começa com a execução do serial killer Edward Scarka que encarna imediatamente no bebê Miles assim que ele nasce.
>>> O que você vai ler aqui:
- O Prodígio Final Explicado
- Miles é reencarnação do serial killer?
- Quem é Edward Scarka?
- Miles é um garoto prodígio?
- O que aconteceu com a babá?
- Por que Miles está falando húngaro?
- Por que Sarah faz Miles dormir?
- O que Sarah descobre sobre Edward Scarka?
O Prodígio Final Explicado
O filme começa em Ohio, onde uma jovem chamada Margaret St. James (Brittany Allen) consegue escapar de uma casa onde estava sendo mantida em cativeiro. Desesperada, ela corre em direção à estrada e pede ajuda. Descobrimos que sua mão direita foi decepada.
Enquanto isso, na Pensilvânia, um casal, John (Peter Mooney) e Sarah Bloom (Taylor Schilling), está a caminho do hospital para o nascimento do seu bebê. Quando Sarah entra em trabalho de parto, a polícia de Ohio está na casa de Edward Scarka (Paul Fauteux).
Ele é um serial killer, o sequestrador de Margaret. Scarka sai de casa nu, carregando algo nas costas, enquanto os policiais apontam suas armas para ele. Ele levanta a mão e é baleado pelos policiais. O homem segurava a mão decepada da vítima. Minutos depois, Miles nasce.
Miles é reencarnação do serial killer?
Sim, tudo aconteceu enquanto Miles estava nascendo. O Prodígio se apoia fortemente no conceito espiritual de reencarnação: quando você morre, volta à vida em outro corpo.
O DVD que o mestre da reencarnação Arthur Jacobson (Colm Feore) dá a Sarah no filme vem de uma investigação de notícias reais sobre um garoto que alegou ser um piloto reencarnado da Segunda Guerra Mundial.
A reencarnação é a crença de que a essência de uma pessoa, seja alma ou consciência, renasce em um novo corpo após a morte. A ideia sugere que as experiências e características de vidas passadas podem influenciar a vida atual.
No caso de Miles, isso se manifesta em comportamentos perturbadores e habilidades inesperadas para uma criança. À medida que ele cresce, sinais do passado sombrio de Scarka começam a emergir, criando um conflito assustador entre inocência e maldade.
Quem é Edward Scarka?
Edward Scarka é um assassino em série cuja alma reencarnou no corpo do jovem Miles, logo após sua morte. Scarka é o antagonista central no filme O Prodígio, e a transferência de sua alma para Miles explica os comportamentos perturbadores e violentos do garoto.
Scarka era conhecido por crimes em série e sua influência sobre Miles leva o menino a cometer atos cruéis e violentos. A dualidade entre Miles e Scarka é um tema recorrente no filme, com a personalidade do assassino gradualmente tomando controle do garoto.
Miles é um garoto prodígio?
Não. No contexto do filme, o termo “prodígio” é usado ironicamente. A inteligência especial e as habilidades incomuns de Miles são, na verdade, resultado da presença da alma de Edward Scarka, um assassino que morreu no início do filme e cuja alma reencarnou no corpo de Miles.
O filme explora a dualidade constante entre as duas almas presentes em Miles, evidenciada por elementos visuais como sua heterocromia (assim como o serial killer, Miles tem um olho azul e outro castanho) e a maquiagem de Halloween que simboliza essa divisão.
O que aconteceu com a babá?
Miles (agora interpretado por Jackson Robert Scott) tem oito anos de idade. John e Sarah saem para um encontro e o deixam com a babá chamada Zoe (Elisa Moolecherry).
Depois de assistir TV, ela se oferece para brincar de esconde-esconde com Miles antes de colocá-lo na cama. Zoe desce as escadas do porão para encontrá-lo descalça.
Em seguida, pisa em um copo de vidro quebrado e cai da escada. Quando Sarah fala com Miles sobre isso, ele afirma não se lembrar nem de ter jogado o jogo, muito menos de como Zoe acabou no pé da escada com o pé sangrando.
Por que Miles está falando húngaro?
Miles está falando frases ameaçadoras e insultuosas em húngaro sob influência de Edward Scarka. Durante o sono, o menino sussurra: “Vá se foder” e, em outro momento, ele diz:
“Cale-se, vadia nojenta. Pare de chorar ou vou arrancar os seus olhos. Eu vou assistir você morrer”.
Essas frases são extremamente perturbadoras, principalmente para a mãe de Miles que presencia as vozes.
Por que Sarah faz Miles dormir?
Miles não é uma criança que você quer no banco de trás do seu carro, e Sarah sabe disso. Mais cedo no filme, o garoto esfaqueou seu pai no estômago com uma grande tesoura de jardim e o fez bater em uma árvore. Esse é o tipo de coisa que arruinaria totalmente o plano.
Então, antes de começar a longa viagem para ver Margaret St. James, ela dá a Miles uma pílula para enjoo que o fará dormir. Assim, ela se sente mais segura.
Por que Sarah tenta matar Margaret?
Depois que Miles faz John sofrer um acidente de carro, Sarah percebe que o mal não vai parar a menos que ela se livre da alma de Scarka, então ela vai até a casa de Margaret com a intenção de matá-la para salvar Miles, mas Sarah não consegue fazer isso.
Sarah acredita que Edward Scarka quer concluir o que começou: matar Margaret. Ela pensa que, depois disso, terá o filho de volta. Tudo o que ela faz para ajudar o menino é em vão, pois o serial killer já dominou completamente a criança e não quer parar de matar geral.
Miles, que estava dormindo no carro, invade a casa e mata Margaret ali mesmo. Sarah logo descobre que Scarka já havia assumido o controle total do corpo de Miles e continuará a manipular os outros. Sarah pega a arma e aponta para Scarka.
Acontece que o vizinho de Margaret, vendo uma mulher apontar a arma para uma “criança”, atira em Sarah primeiro. Scarka, fingindo ser Miles, corre para os braços do homem e vai morar com uma família adotiva. Assim O Prodígio chega ao fim.
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | O Prodígio Ano: 2019 |
Título Original: | The Prodigy |
Diretor: | Nicholas McCarthy |
Gênero: | Mistério & Thriller, Fantasia, Terror, Made in Europe |
Avaliação IMDB: | 5.9 |
Classificação etária: | 16 anos |
Duração: | 1h 32min |
Elenco: | Taylor Schilling, Jackson Robert Scott, Colm Feore, Brittany Allen, Peter Mooney, Oluniké Adeliyi, Elisa Moolecherry, Paula Boudreau, Paul Fauteux, David Kohlsmith, Ashley Black, Martha Girvin, Andrew MacDonald, Alexander Campos, Chris Scian, Ava Augustin, Olivia Croft, Mark Sparks. |
Onde assistir: | MGM |
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Trilogia X: qual a conexão dos filmes?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
- Os Assassinatos de Buckingham ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado
- A Porta do Porão: o que está escondido?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Em A Porta do Porão (2024, Apple TV), o diretor Vaughn Stein leva o espectador a um jogo psicológico que mistura drama, suspense e elementos de horror. Com uma narrativa tensa e reviravoltas inesperadas, o filme é uma jornada pela obsessão, traição e os limites da confiança, onde cada… Leia »A Porta do Porão: o que está escondido?