Pular para o conteúdo

O Criador de Bonecos Explicado: o que acontece com Jenna?

Revista de Entretenimento

O Criador de Bonecos (The Dollmaker/ disponível no Youtube) é um curta-metragem de 2017 que ainda faz muito sucesso no universo geek.

O filme tem menos de 10 minutos de duração, mas aborda o tema do luto com bastante profundidade, além de comunicar que a negação da realidade só gera mais sofrimento.

>>> O que você vai ler neste post:

  • O Criador de Bonecos Final Explicado
  • Quais regras não podem ser quebrada?
  • Quem é o criador de bonecos?
  • O que acontece com o boneco?
  • O que Jenna faz?
  • O que acontece com a mãe do menino?
  • Qual o significado de O Criador de Bonecos?

O Criador de Bonecos Final Explicado

O Criador de Bonecos: entenda o significado do curta-metragem disponível no Youtube.
O Criador de Bonecos: entenda o significado do curta-metragem disponível no Youtube.

Um jovem casal, Rick Deyton (Sean Meehan) e Jenna (Perri Lauren), fica arrasado com a perda do filho de quatro anos, Tim (Tony Hutaj). Como última esperança, a mãe entra em contato com O Criador de Bonecos (Daniel Martin Berkey) e encomenda um “protótipo” do menino.

Em seus braços e dentro das quatro paredes da casa dos Deyton, o boneco ganha vida, ou pelo menos para ela parece estar vivo – mas fora de casa é apenas um boneco, como avisa o próprio fabricante que isso aconteceria.

O marido não acredita no que vê e deixa claro que está apenas satisfazendo a vontade da esposa abalada. Um dia, cansado da dependência da mulher com o boneco, ele a arranca dela e o leva para a varanda. Então, vemos que mãe e menino são bonecos.

Qual regra não pode ser quebrada?

O fabricante estabelece uma regra obrigatória para que os pais continuem convivendo com o boneco como se fosse humano. Ele entrega uma ampulheta ao casal, alertando que o brinquedo só deve ser usado uma hora por dia e não mais que isso. 

Caso contrário, a ilusão começará a consumi-los até que esqueçam o que é real e o que não é – e parem de se importar com alguém ou qualquer outra coisa além do boneco.

“Meus produtos são como uma droga, amigo: divertido de usar, mas perigoso de abusar. Ignore a regra e você perde o jogo.” – diz o criador de bonecos. 

Quem é o criador de bonecos?

No curta-metragem The Dollmaker de 2017, o nome do criador de bonecos não é revelado. Ao longo da história, ele é citado como “O Criador de Bonecas” ou “O Bonequeiro”.

Um cartaz na parede do porão onde o homem trabalha mostra um boneco com a seguinte frase: “Ele pode ser seu”, sugerindo que essa é, de fato, a sua atividade econômica.

O trabalho dele é confeccionar bonecos que contêm a essência dos entes queridos mortos, permitindo que os enlutados tenham momentos únicos com aqueles que perderam.

O que acontece com o boneco?

Quando a mãe é tomada pelo amor de ter de volta o filho “vivo”, acaba quebrando a regra do tempo estipulado pelo fabricante.

O brinquedo, que antes parecia ter o espírito do menino, se torna um objeto inanimado, perdendo qualquer ligação espiritual. 

Sendo assim, a mãe enfrenta a dura realidade da perda, agora sem nenhuma forma de consolo mágico.

O que Jenna faz?

Descobrimos que Jenna comete suicídio porque não aguenta lidar com a dor da ausência do filho. Aparentemente, ela passou muito tempo com o boneco, quebrou a regra e finalmente caiu na dura realidade do luto.

Você ainda baixa filmes na internet?

5/ 5 (3 classificação)

O Roku Express é a maneira mais fácil e barata de transformar sua TV em Smart TV de verdade. Basta plugar e ativar pra você ter acesso a milhares de filmes e séries.

O que acontece com a mãe do menino?

O marido consegue aceitar a realidade do luto e sofre tanto pela perda do filho como pelo desespero da mulher. Porém, o final do curta revela que a esposa também é uma boneca.

Ou seja, Rick a transformou em boneca depois que ela tirou a própria vida. O boneco foi costurado junto porque era o objeto que ela mais gostava. Isso revela que foi o marido quem enlouqueceu e está preso no mundo de fantasia?

Qual o significado de O Criador de Bonecos?

O curta-metragem apresenta uma simbologia interessante relacionada ao luto, à dor da perda e às consequências de não encarar a realidade.

O boneco é um símbolo de negação, uma forma de amenizar o sofrimento. O fabricante representa a tentação de buscar soluções fáceis para problemas complexos.

A casa é a zona de conforto: enquanto a mãe está dentro do imóvel, pode manter a ilusão de que o filho está vivo. No entanto, isso também a prende em um estado de luto não resolvido.

A devastação da mãe após o boneco perder a “vida” reflete o impacto de Jenna finalmente enfrentar a realidade dolorosa.

Enfim, O Criador de Bonecos usa a figura do brinquedo e a dinâmica familiar para explorar a complexidade do luto, a tentação de negar a perda e as realidades difíceis que acompanham a necessidade de aceitar e processar a morte de pessoas queridas.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

O Criador de Bonecos
o criador de bonecos

Director: Alan Lougher

Date Created: 2017-08-02 00:55

Classificação do editor:
5

Você ainda baixa filmes na internet?

5/ 5 (3 classificação)

O Roku Express é a maneira mais fácil e barata de transformar sua TV em Smart TV de verdade. Basta plugar e ativar pra você ter acesso a milhares de filmes e séries.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *