O Criador de Bonecos (The Dollmaker/ disponível no Youtube) é um curta-metragem de 2017 que ainda faz muito sucesso no universo geek.
O filme tem menos de 10 minutos de duração, mas aborda o tema do luto com bastante profundidade, além de comunicar que a negação da realidade só gera mais sofrimento.
>>> O que você vai ler neste post:
- O Criador de Bonecos Final Explicado
- Quais regras não podem ser quebrada?
- Quem é o criador de bonecos?
- O que acontece com o boneco?
- O que Jenna faz?
- O que acontece com a mãe do menino?
- Qual o significado de O Criador de Bonecos?
O Criador de Bonecos Final Explicado

Um jovem casal, Rick Deyton (Sean Meehan) e Jenna (Perri Lauren), fica arrasado com a perda do filho de quatro anos, Tim (Tony Hutaj). Como última esperança, a mãe entra em contato com O Criador de Bonecos (Daniel Martin Berkey) e encomenda um “protótipo” do menino.
Em seus braços e dentro das quatro paredes da casa dos Deyton, o boneco ganha vida, ou pelo menos para ela parece estar vivo – mas fora de casa é apenas um boneco, como avisa o próprio fabricante que isso aconteceria.
O marido não acredita no que vê e deixa claro que está apenas satisfazendo a vontade da esposa abalada. Um dia, cansado da dependência da mulher com o boneco, ele a arranca dela e o leva para a varanda. Então, vemos que mãe e menino são bonecos.
Qual regra não pode ser quebrada?
O fabricante estabelece uma regra obrigatória para que os pais continuem convivendo com o boneco como se fosse humano. Ele entrega uma ampulheta ao casal, alertando que o brinquedo só deve ser usado uma hora por dia e não mais que isso.
Caso contrário, a ilusão começará a consumi-los até que esqueçam o que é real e o que não é – e parem de se importar com alguém ou qualquer outra coisa além do boneco.
“Meus produtos são como uma droga, amigo: divertido de usar, mas perigoso de abusar. Ignore a regra e você perde o jogo.” – diz o criador de bonecos.
Quem é o criador de bonecos?
No curta-metragem The Dollmaker de 2017, o nome do criador de bonecos não é revelado. Ao longo da história, ele é citado como “O Criador de Bonecas” ou “O Bonequeiro”.
Um cartaz na parede do porão onde o homem trabalha mostra um boneco com a seguinte frase: “Ele pode ser seu”, sugerindo que essa é, de fato, a sua atividade econômica.
O trabalho dele é confeccionar bonecos que contêm a essência dos entes queridos mortos, permitindo que os enlutados tenham momentos únicos com aqueles que perderam.
O que acontece com o boneco?
Quando a mãe é tomada pelo amor de ter de volta o filho “vivo”, acaba quebrando a regra do tempo estipulado pelo fabricante.
O brinquedo, que antes parecia ter o espírito do menino, se torna um objeto inanimado, perdendo qualquer ligação espiritual.
Sendo assim, a mãe enfrenta a dura realidade da perda, agora sem nenhuma forma de consolo mágico.
O que Jenna faz?
Descobrimos que Jenna comete suicídio porque não aguenta lidar com a dor da ausência do filho. Aparentemente, ela passou muito tempo com o boneco, quebrou a regra e finalmente caiu na dura realidade do luto.
[azp_custom_product id=”2″]
O que acontece com a mãe do menino?
O marido consegue aceitar a realidade do luto e sofre tanto pela perda do filho como pelo desespero da mulher. Porém, o final do curta revela que a esposa também é uma boneca.
Ou seja, Rick a transformou em boneca depois que ela tirou a própria vida. O boneco foi costurado junto porque era o objeto que ela mais gostava. Isso revela que foi o marido quem enlouqueceu e está preso no mundo de fantasia?
Qual o significado de O Criador de Bonecos?
O curta-metragem apresenta uma simbologia interessante relacionada ao luto, à dor da perda e às consequências de não encarar a realidade.
O boneco é um símbolo de negação, uma forma de amenizar o sofrimento. O fabricante representa a tentação de buscar soluções fáceis para problemas complexos.
A casa é a zona de conforto: enquanto a mãe está dentro do imóvel, pode manter a ilusão de que o filho está vivo. No entanto, isso também a prende em um estado de luto não resolvido.
A devastação da mãe após o boneco perder a “vida” reflete o impacto de Jenna finalmente enfrentar a realidade dolorosa.
Enfim, O Criador de Bonecos usa a figura do brinquedo e a dinâmica familiar para explorar a complexidade do luto, a tentação de negar a perda e as realidades difíceis que acompanham a necessidade de aceitar e processar a morte de pessoas queridas.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Não Solte! O mal é real ou alucinação?No thriller psicológico Não Solte! (2024, Prime Video), dirigido por Alexandre Aja, a linha entre realidade e alucinação se desfaz em um pesadelo angustiante. A trama acompanha uma mãe desesperada que luta para proteger os filhos de uma força sombria. E se a verdadeira ameaça estiver dentro dela mesma? À medida que eventos inexplicáveis tomam
- Morbius: por que ele se torna um vampiro?Morbius (2022, Netflix) traz Jared Leto no papel do Dr. Michael Morbius, marcando a segunda aposta da Sony em dar um filme solo a um vilão do Homem-Aranha, após o sucesso de Venom (2018) e a sequência Venom: Tempo de Carnificina (2021). Na trama, o brilhante cientista Michael Morbius sofre de uma rara doença sanguínea
- Adolescência: qual a motivação do crime?Adolescência conta a história de como o mundo de uma família vira de cabeça para baixo quando Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, é preso pelo assassinato de uma adolescente onde ambos estudavam. O longa foi filmado em um único plano-sequência, ou seja, sem cortes aparentes, aumentando a tradição do espectador. O diretor Philip
O Criador de Bonecos

Director: Alan Lougher
Date Created: 2017-08-02 00:55
5




