Com uma atuação marcante de Sean Patrick Flanery, Nefarious (2023, Prime Video) causa impacto no espectador de forma intensa e perturbadora. O filme destaca o aspecto psicológico de um serial killer, deixando todos incertos sobre a verdadeira natureza de seu estado: é ele completamente insano ou realmente está possuído?
>>> O que você vai ler aqui:
- Nefarious Final Explicado
- Quem é Edward Wayne Brady?
- Afinal, Nefarious é sobre o quê?
- O que acontece com o Dr. Allen?
- O que o padre Lou faz com Nefarious?
- O que significa Mene, Mene, tekel, upharsin?
- Nefarious possui James?
- O que acontece um ano depois?
- Quais são os três assassinatos que Nefarious menciona?
- James escreveu o livro?
- Nefarious é uma história real?
Nefarious Final Explicado
“Você vai contar a minha história, James. Vai escrever meu livro. E pode sentir o cheiro dessa ironia flutuando no ar? Um ateu devoto apresentando o Manifesto do Demônio?” – Nefarious
O desfecho de Nefarious parece revelar uma alegoria entre o bem e o mal, sugerindo uma visão crítica, muitas vezes conservadora, de que o liberalismo desenfreado estaria corrompendo a humanidade e levando-a a fazer escolhas “pecaminosas”.
O ponto central dessa mensagem, no entanto, não é necessariamente sobre um demônio literal, mas sobre o mal nas suas formas sutis e simbólicas — influências que a sociedade, por vontade própria, permite que a afetem.
Um governo estadual chama um psiquiatra talentoso, Dr. James Martin (Jordan Belfi) para ir à penitenciária federal a fim de avaliar um prisioneiro condenado, Edward Wayne Grady (Sean Patrick Flanery) no dia da sua execução para determinar se o condenado é realmente louco.
Por que a sanidade do criminoso está em questão? Porque ele alega ser um demônio, ou mais especificamente possuído por um demônio, chamado Nefarious? Como homem da ciência, o psiquiatra não acredita em Deus, muito menos em anjos e demônios.
Ele se encontra com o condenado sob a suposição prática de que o criminoso está mentindo para escapar da execução ou, de fato, perdeu o controle da realidade. Edward não tem nenhuma informação sobre o médico. Além disso, o “demônio” afirma que antes que o médico deixe a prisão, terá cometido três assassinatos.
Quem é Edward Wayne Brady?
Edward é um serial killer condenado à morte. Ele alega estar possuído por um demônio chamado Nefarious, o que gera dúvidas sobre sua sanidade mental e capacidade para ser executado com pena de morte.
Para avaliar se Edward é mentalmente são o suficiente para enfrentar o corredor da morte, o Dr. James Martin é chamado, mas entra num jogo psicológico em que precisa distinguir entre um distúrbio mental genuíno e uma possível manifestação demoníaca.
Em apenas alguns segundos, Sean Patrick Flanery pode alternar entre o demônio maníaco Nefarious e o assustado e louco Edward, que luta para manter qualquer aparência de controle sobre sua mente e corpo.
Afinal, Nefarious é sobre o quê?
Ao longo de 90 minutos, o filme mergulha nas questões mais complexas e intensas que enfrentamos na nossa cultura. Ele aborda questões de certo e errado, fé versus razão, eutanásia e aborto, pecado, liberdade e até mesmo a existência do bem e do mal.
O discurso de “bem contra o mal” ou “nós contra eles” simplifica a realidade complexa das sociedades em uma divisão rígida entre “certo” e “errado”, “virtuoso” e “corrupto”, onde um lado é visto como moralmente superior e o outro como vilão.
O personagem Nefarious coloca assassinato, pena de morte, eutanásia e aborto no mesmo balaio. É uma narrativa perigosa, especialmente em um mundo onde o fundamentalismo religioso e a polarização estão em alta. Alimenta radicalismos e aumenta a intolerância, dificultando a convivência em uma sociedade plural e democrática.
Além disso, esse discurso cria terreno fértil para a desinformação e para o uso da linguagem inflamada, que explora o medo das pessoas para justificar ações repressivas. Com isso, o espaço para soluções colaborativas se reduz, dando margem a regimes autoritários.
O que acontece com o Dr. Allen?
Dr. Allen Pischer é morto por Nefarious. Ele foi o primeiro psiquiatra designado para Edward. Allen parece ter sido ateu e foi inflexível o suficiente para não acreditar que Nefarious possuía Edward. Por não desistir de sua crença e não defender Edward por uma sentença de morte, Nefarious eventualmente é provocado a matar Allen possuindo-o e fazendo-o pular do telhado.
O que o padre Louis faz com Nefarious?
Padre Louis (Daniel Martin Berkey) chega para ajudar James a discernir se Edward é realmente louco ou possuído por demônios, mas o padre não acredita em demônios. Nefarious explora a ideia de que até mesmo um ministro pode não acreditar em tais seres como algo mais que referências literárias.
Não vemos exorcismo, possuídos virando o pescoço em 360 graus, pessoas vomitando uma gosma verde ou levitando na cama. Nefarious pinta um quadro realista de como alguém pode responder a um demônio literal e imortal, e nos deixa lá, testemunhando o diálogo.
O que significa Mene, Mene, tekel, upharsin?
A última frase dita por Nefarious a James, mene, mene, tekel, upharsin, em latim, significa: “Fostes pesado na balança e achado em falta”. É uma frase do Antigo Testamento que aparece no Livro de Daniel como parte da interpretação de uma misteriosa inscrição que apareceu na parede durante um banquete.
No contexto, essa frase significa que a vida, o caráter e as ações do rei Belsazar foram julgados por Deus e considerados insuficientes ou inadequados. Ao dizer que ele foi “pesado na balança”, a ideia é de que suas ações e escolhas foram avaliadas de acordo com uma medida de justiça ou moralidade.
“Achado em falta” indica que ele não correspondeu ao padrão ou expectativa, ou seja, foi considerado culpado e merecedor de punição. O ditado é interpretado como um alerta para a responsabilidade e as consequências dos próprios atos, sugerindo que, eventualmente, todos serão “pesados” ou julgados pelas suas ações.
Nefarious possui James?
Logo depois da execução de Nefarious por eletrochoque, James estremece e ouve uma voz que sussurra: “Você deveria ter aceitado a minha oferta, James”. Em seguida, ele fica completamente fora de controle, pega a arma carregada do detetive sentado ao lado.
James aponta o revólver para as pessoas presentes na sala de testemunhas. Por fim, atira em si mesmo três vezes, mas o dispositivo não dispara. É possível que o demônio tenha provocado a situação para convencê-lo da existência do diabo, uma vez que o psiquiatra é cético.
Quais são os três assassinatos que Nefarious menciona?
Os três assassinatos mencionados por Nefarious são uma interpretação das ações de James:
A morte da mãe de James
Nefarious acusa James de assassinar a própria mãe ao desligar o aparelho que a mantinha viva. Embora James argumente que a decisão foi dentro dos limites legais e tomada para aliviar o sofrimento dela, Nefarious insinua que o verdadeiro motivo foi o desejo de herdar a propriedade, apontando a eutanásia como um ato egoísta e sombrio.
O aborto da namorada de James
Nefarious considera o aborto do filho de James como o segundo “assassinato”. A namorada de James optou pelo aborto porque ele não estava pronto para assumir a paternidade, e Nefarious usa essa situação para acusá-lo de matar o próprio filho por conveniência. James estava disposto a terminar o relacionamento com a mulher.
A execução de Edward
O último “assassinato” é a execução de Edward, que ocorre depois que James, sob pressão e medo, declara Edward mentalmente são, o que o leva à cadeira elétrica. Nefarious explica que essa ação cumpriu a última parte da profecia, já que James, ao dar o aval, foi diretamente responsável pela morte de Edward.
James escreveu o livro?
Não, James não escreveu o primeiro manuscrito, embora ele tivesse seu nome na assinatura. Conforme confirmado pelo diretor Cary Soloman em uma entrevista, o livro foi escrito por Nefarious quando ele estava no corpo de Edward.
Como James foi escolhido, Nefarious tinha certeza de que ele publicaria o livro. O plano foi quase bem-sucedido até que James o transformou em um livro que ajudasse as pessoas a entender a ameaça do diabo.
Nefarious está vivo?
Sim. Como Nefarious mesmo mencionou na conversa com o psiquiatra, ele não estava com receio da execução. No final do filme, vemos uma mulher maltrapilha, catando objetos na lata de lixo enquanto James sai do estúdio onde estava dando uma entrevista, um ano depois da execução de Nefarious. A mulher olha para ele e diz: como vai, James?
Nefarious é uma história real?
Nefarious não é baseado em uma história real, mas é uma obra de ficção intitulada Nefarious: O plano maligno (acima). O filme aproveita o contexto do julgamento de um serial killer e o mistério em torno da sanidade de Edward para explorar dilemas morais e filosóficos.
Ele toca em temas reais, como os conflitos internos dos personagens e as questões éticas do sistema judicial, mas tudo é trabalhado através de uma lente de horror psicológico e espiritual, sem qualquer base em fatos ou pessoas reais.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Personal Shopper: Quem é o fantasma?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO No universo sombrio de Personal Shopper (2016, Netflix), dirigido por Olivier Assayas, Maureen vive atormentada pela perda do irmão gêmeo, Lewis. Sua jornada emocional é marcada por uma busca incessante por um sinal dele. Quando é atraída por mensagens misteriosas e experiências estranhas, ela se vê em um… Leia »Personal Shopper: Quem é o fantasma?
- Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam. O enredo faz referência… Leia »Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?
- A Teia: quem mata o professor?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Em A Teia (2024, Prime Video), filme dirigido por Adam Cooper, o espectador é levado a uma espiral de mistério onde a verdade se esconde sob camadas de lembranças distorcidas de um ex-policial, Roy Freeman (interpretado por Russell Crowe). >>> O que você vai ler aqui: A Teia… Leia »A Teia: quem mata o professor?
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | Nefarious Ano: 2023 |
Título Original: | Nefarious |
Diretor: | Chuck Konzelman , Cary Solomon |
Gênero: | Mistério & Thriller, Terror |
Avaliação IMDB: | 6.4 |
Classificação etária: | 14 |
Duração: | 1h 38min |
Elenco: | Sean Patrick Flanery, Jordan Belfi, Tom Ohmer, Glenn Beck, Daniel Martin Berkey, Mark De Alessandro, Cameron Arnett, James Healy Jr, Sarah Hernandez, Jarret LeMaster, Senyo Amoaku, Jeremy Miller, John Cann, Eric Hanson, Stelio Savante, Robert Peters, Sheran Goodspeed Keyton, Cedric St. Clair, Sheila Hart, Angela Baumgardner. |
Onde assistir: | Prime Video Premium |