Pular para o conteúdo

Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?

Revista de Entretenimento

Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam.

O enredo faz referência a Alice no País das Maravilhas: a presença do coelho se torna um símbolo de como Sarah é constantemente puxada para um mundo caótico e perturbador de memórias reprimidas e culpa, semelhante à descida de Alice na toca do coelho para um reino de confusão e desafio à lógica.

>>> O que você vai ler aqui:

  • Apenas Corra Final Explicado
  • Apenas Corra: O que aconteceu com a Alice verdadeira?
  • Mia é reencarnação de Alice ou alucinação de Sarah?
  • Por que Mia passa mal no túnel?
  • Por que Joan chama Mia de Alice?
  • As feridas de Mia são reais?
  • Por que Sarah não gosta de Joan?
  • Quem faz os desenhos perturbadores?
  • Pete está dormindo ou morreu no final de Apenas Corra?
  • Sarah mata Alice, Mia e Pete?
  • Qual o significado do coelho?

Apenas Corra Final Explicado

Apenas Corra Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
Apenas Corra Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique

“Eu sinto saudades de pessoas que nunca conheci o tempo todo.” – Mia

O filme acompanha Sarah (Sarah Snook), uma médica especialista em fertilidade, e sua filha, Mia (Lily LaTorre). Após a morte do pai de Sarah, tanto ela quanto Mia passam por um período de luto. Logo depois do aniversário de sete anos (mesma idade que Alice tinha quando foi assassinada), Mia começa a apresentar comportamentos estranhos.

Ela adota um coelho que aparece sem explicação, fala sobre a avó que nunca conheceu e faz perguntas desconfortáveis. Esses sinais acabam despertando em Sarah lembranças da irmã, Alice (D’Arcy Carty). Conforme a história avança, os comportamentos de Mia se tornam ainda mais estranhos. Ela começa a se identificar como Alice, insiste que Sarah não é a mãe.

O filme carrega um suspense crescente com detalhes enigmáticos: Mia apresenta sangramentos nasais e machucados do nada, fotos removidas das paredes reaparecem misteriosamente no mesmo lugar, e Sarah começa a ouvir batidas intensas e perturbadoras.

Tudo é mostrado pela perspectiva de Sarah, então a percepção da realidade é duvidosa. Quando ela acaba ferindo Mia acidentalmente, memórias reprimidas de Alice vêm à tona em forma de flashbacks, pesadelos e alucinações, misturando passado e presente.

O que aconteceu com a Alice verdadeira?

Quando a irmã de Sarah tinha sete anos, ela “desapareceu” — ao menos, essa foi a história que Sarah contou aos pais. Mas um flashback revela a verdade sombria. Em uma brincadeira de esconde-esconde, Sarah trancou Alice em um armário no galpão, um tipo de celeiro.

Quando finalmente abriu a porta, Alice explodiu em fúria, derrubando Sarah e tentando estrangulá-la. No impulso de se defender, Sarah agarrou uma armadilha de coelho e golpeou Alice na cabeça. Ferida e sangrando, Alice se levantou e fugiu.

As duas irmãs correram até a beira do penhasco próximo de casa. Ali, enquanto Alice estava à beira, Sarah deu um passo à frente e a empurrou. Em vez de confessar, inventou a história de que Alice simplesmente tinha fugido.

Sarah enterrou a culpa, mas o peso do segredo se manteve latente, até que anos depois, sua filha, Mia — agora com a mesma idade que Alice tinha quando desapareceu — começou a afirmar ser Alice, trazendo à tona um passado que Sarah tentou enterrar.

Mia é reencarnação de Alice ou alucinação de Sarah?

“As pessoas podem voltar de onde elas vão quando morrem? O vovô disse que voltaria como um pelicano pra te vigiar” – Mia

A natureza de Alice é ambígua e aberta a interpretações. O filme dá pistas que a imagem da verdadeira Alice pode ser apenas uma alucinação de Sarah, causada pela saúde mental em declínio e, possivelmente, sentimento de culpa.

Há momentos em que Sarah tem visões assustadoras e vê Alice perto dela e da filha, Mia. Isso dá a impressão de que a menina é uma presença sobrenatural quando, na verdade, as aparições dela são fruto da mente transtornada de Sarah.

Levando em consideração todas as coisas que Mia diz sobre ser Alice, junto com o fato de que, no mundo real, há muitos relatos de crianças que lembram detalhes de suas vidas passadas, é possível que Mia seja a reencarnação de Alice.

Há uma cena, em especial, que Mia pergunta a mãe sobre as brincadeiras que Alice gostava. Mia discorda da mãe quando ela afirma que Alice gostava de esconde-esconde. Mais tarde, descobrimos o por quê: Sarah prendeu Alice no armário durante essa brincadeira.

Por fim, outro ponto importante é que o filme sugere que Mia conversa com o avô depois de morto e, que, agora que el sabe a verdade sobre a morte de Alice, diz que deseja voltar do mundo dos mortos como um pelicano, que é pra poder vigiar o comportamento de Sarah.

Por que Mia passa mal no túnel?

Sarah vai à escola buscar Mia, mas encontra a menina com a respiração acelerada, sentada em um túnel estreito. Essa é uma pista de que a menina pode mesmo ser a reencarnação de Alice, porque tudo indica que Mia teve uma crise de pânico decorrente da claustrofobia causada pelo trauma de ficar presa no armário por tanto tempo em outra vida, como Alice.

Apenas Corra: Por que Joan chama Mia de Alice?

Joan sofre de demência avançada, o que afeta sua percepção da realidade. É possível que, ao ver Mia, ela tenha confundido a neta com Alice devido à semelhança física das duas. Até então, a mulher acreditava que Alice estava viva, pois Sarah não contou a verdade para a família.

Se considerarmos a teoria de que Mia é a reencarnação de Alice, o que eu acho bem provável, Joan poderia estar captando intuitivamente essa conexão. Mesmo debilitada, Joan tem sensibilidade para perceber que está diante da alma da filha, e não da neta.

As feridas de Mia são reais?

Não. As feridas no rosto de Mia são manifestações do que Sarah fez com Alice: ela machucou a irmã antes de empurrá-la no penhasco. À medida que ela perde o controle da realidade, as feridas podem ser uma representação simbólica do sofrimento emocional e da violência do passado, manifestando-se através da filha.

Por que Sarah não gosta de Joan?

Sarah não se dá bem com a mãe, Joan, principalmente porque há uma culpa e um ressentimento profundo entre elas. Quando Sarah era criança, estava cuidando da irmã mais nova, Alice, que a mãe pensa que desapareceu, mas foi assassinada por Sarah.

Joan sempre culpou Sarah pelo “desaparecimento” de Alice. Isso fez com que Sarah se afastasse emocionalmente da mãe. Agora que Joan sofre de demência, o relacionamento das duas está mais desgastado, já que Joan continua a acreditar que Alice um dia vai voltar.

Quem faz os desenhos perturbadores?

Quem faz os desenhos perturbadores é a própria Sarah, e não Mia. Em uma cena importante, vemos Sarah em estado de transe, desenhando no chão com um giz de cera preto, revelando que esses desenhos sombrios e perturbadores — que apareciam misteriosamente pela casa — são criações dela mesma. Isso revela como a mente de Sarah está cada vez mais fragmentada.

Pete está dormindo ou morreu no final de Apenas Corra?

Pete, o pai de Mia, viaja até a casa onde as duas estão. Sarah havia deixado mensagens para ele na secretária eletrônica que o deixaram preocupado. Quando Pete chega, Sarah acorda de um transe e descobre que a autora dos desenhos macabros é ela mesma. Ela fica em choque.

Nesse momento, Mia está desaparecida, e os pais a procuram desesperadamente. Sarah vê o corpo de Alice morto submerso no rio, o que é mais uma alucinação. Em seguida, Mia aparece sentada no que parece um abrigo de galhos. Mia está viva ou é uma alucinação?

Anoitece e vemos que Pete está deitado de bruços na cama, com um travesseiro cobrindo a cabeça. Será que ele está dormindo mesmo? Por que dormir se ele foi até lá para buscar Mia? Não faz sentido, ainda mais levando em consideração que a ex mulher tem ciúmes da Sarah.

Sarah mata Alice, Mia e Pete?

Lembra que Sarah machuca Mia em uma briga da mesma forma que machuca Alice antes de empurrá-la para a morte? E se essa fosse a morte de Mia sob o mesmo destino da tia? Isso indicaria que Sarah matou Pete também.

Ver Mia ser levada embora por Alice é o ápice do colapso mental. Sarah, do lado de dentro da casa, fica batendo desesperadamente na janela, enquanto Mia segue de mãos dadas com Alice para o penhasco, indicando que as duas tiveram o mesmo fim.

Qual o significado do coelho em Apenas Corra?

O coelho é como uma espécie de “lembrança viva” do que Sarah fez de errado no passado, algo que ela tenta evitar, mas que não consegue escapar. O animal aparece como uma figura recorrente que persegue Sarah, simbolizando sua consciência culpada.

Além disso, há uma conexão com o coelho branco de Alice no País das Maravilhas. Assim como Alice segue o coelho até um mundo estranho e bizarro, Sarah é levada para um lugar perturbador dentro da mente, onde suas memórias se misturam com alucinações.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Pearl: Howard também é assassinado?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Pearl (2022, Prime Video), terror com direção de Ti West, revela as origens de uma personagem perturbadora, uma garota chamada Pearl, vivida por Mia Goth. A história se aprofunda em como a jovem se torna uma assassina em série, além de ser um estudo de personagem brilhante sobre… Leia »Pearl: Howard também é assassinado?
  • Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
  • Os Assassinatos de Buckingham Explicado
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado
InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:Apenas Corra Ano: 2024
Título Original:Run Rabbit Run
Diretor:Daina Reid
Gênero:Terror, Mistério & Thriller, Drama
Avaliação IMDB:5.0
Classificação etária:14
Duração:1h 40min
Elenco:Sarah Snook, Lily LaTorre, Neil Melville, Katherine Slattery, Damon Herriman, Naomi Rukavina, Georgina Naidu, Maurial Spearim, Shabana Azeez, Trevor Jamieson, Greta Scacchi, Julia Davis, Michala Banas, Heather Burridge.
Onde assistir:Adrenalina Pura | Apple TV
Apenas Corra