Ni’jah é supostamente inspirada em Beyoncé. Os fãs obstinados de Ni’jah são conhecidos como Killer Bees (Abelhas Assassinas), enquanto os de Beyoncé são chamados de Beyhive (algo como Colmeia).
Durante uma entrevista à Shondaland, a roteirista Nabers revelou que o primeiro episódio de Enxame foi inspirado em um caso que aconteceu na internet. Só que envolve FAKE NEWS.
O episódio em questão envolvendo Beyoncé foi um rumor bizarro que tomou conta da internet em 2016. O boato dizia que uma fã havia se suicidado após o lançamento de Lemonade, álbum da cantora.
Mais tarde, a notícia foi confirmada como uma farsa. Portanto, apesar das afirmações na abertura dos episódios e das muitas semelhanças entre Ni’jah e Beyoncé, Enxame não é, exatamente, baseada em uma história real.
Em alguns momentos, Enxame faz referência aos fãs de Beyoncé.
Duas coisas quase se igualam aos eventos reais. Em uma cena, Dre morde Ni’Jah, que é o que aconteceu com Beyoncé durante uma festa após o show.
Em outro caso, Dre tenta subir ao palco para encontrar sua diva, fato semelhante aconteceu durante um show da cantora em agosto de 2018.
Embora a série não seja baseada em uma história concreta, não é uma obra de ficção completa. É quase um alerta para fãs não irem longe demais.
Afinal, quantas histórias de pessoas perseguindo celebridades nós conhecemos?
Confira estes casos que aconteceram na vida real.
John Hinckley Jr. tentou assassinar o presidente dos Estados Unidos em 1981 para chamar a atenção de Jodie Foster, sua obsessão. Ele alegou que o filme “Taxi Driver”, estrelado por ela, o inspirou a cometer o crime.
A cantora Christina Grimmie, ex-participante do programa “The Voice”, foi assassinada a tiros em 2016 por um fã alucinado que viajou de outra cidade para vê-la em um show. O assassino se matou logo após o crime.
Um homem de 35 anos se passou por Justin Bieber na internet para obter imagens de crianças e adolescentes fazendo atos sexuais. Ele foi preso em 2017 e condenado a 20 anos de prisão.
A cantora Selena Quintanilla, artista latina mais vendida da década de 1990, teve muitos seguidores e foi nomeada a artista mais vendida da década.
Ela foi baleada no ombro em uma pousada pelo presidente de seu próprio fã-clube por causa de diferenças financeiras e, embora tenha conseguido escapar, foi capaz de mencionar o nome do agressor antes de morrer.
A atriz Rebecca Schaeffer foi morta em 1989 por um fã que havia enviado diversas cartas e tentado visitá-la em sua casa. A morte de Rebecca levou à aprovação de uma lei nos Estados Unidos que restringe o acesso público a informações pessoais de celebridades.
Um fã obcecado de Gwyneth Paltrow foi preso em 2000 por persegui-la, além de enviar cartas e presentes obscenos. Ele foi condenado a seis anos de prisão.
O músico John Lennon foi assassinado em 1980 por Mark David Chapman, um fã obcecado que havia viajado para Nova York com o objetivo de matá-lo. Chapman foi condenado à prisão perpétua.
Aqui estão alguns casos que destacam a importância da segurança e privacidade das celebridades, bem como a necessidade de reconhecer e tratar a obsessão de fãs como um problema sério.
Como você viu, Enxame é baseada na vida real apenas no quesito ‘inspiração’ sobre um fato que aconteceu com uma pessoa famosa, mas envolveu a disseminação de notícia falsa.
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
Director: Adamma Ebo, Ibra Ake, Donald Glover, Stephen Glover
Date Created: 2023-03-17 22:24
Publicar comentário