Pular para o conteúdo

Desenhos Ocultos: rabiscos de criança contam a história

O desenho de uma criança pode revelar muitas coisas sobre ela. Através das cores, traços e elementos presentes nas ilustrações, é possível obter insights sobre suas emoções.

É mais ou menos esse o contexto de Desenhos Ocultos, livro de Jason Rekulak — o diferencial aqui é que a obra é uma ficção sobrenatural.

Desenhos Ocultos: sobre o que é?

Capa do Livro Desenhos Ocultos, de  Jason Rekulak
| VER PREÇO |

Mallory Quinn é uma jovem mulher que está sóbria há 18 meses e consegue um emprego como babá para a rica família Maxwell.

Sua principal responsabilidade é cuidar de um menino tímido e doce de cinco anos chamado Teddy.

Ele ama desenhar e costuma ser encontrado rabiscando coisas que você esperaria que uma criança em idade pré-escolar desenhe.

Mallory logo desenvolve uma forte ligação com Teddy e se encanta com seu mundo imaginativo.

Entretanto, as coisas tomam um rumo inesperado quando Mallory vê a última criação: um homem arrastando o corpo de uma mulher sem vida pela floresta.

Com o passar do tempo, os desenhos de Teddy se tornam mais preocupantes, e o que antes eram simples bonecos começam a se transformar em obras de arte incrivelmente detalhadas.

Mallory procura a ajuda de um jardineiro e de uma vizinha excêntrica para interpretar os desenhos e tentar salvar Teddy, ao mesmo tempo em que enfrenta uma tragédia em seu próprio passado.

É um livro de terror?

Em uma entrevista para The Big Thrill, Jason Rekulak respondeu:

É definitivamente uma história de fantasmas com contagem de corpos – isso soa como um romance de terror, certo? Mas talvez seja mais adequado chamá-lo de thriller sobrenatural.

Na realidade, Desenhos Ocultos tem um pouco de tudo: suspense, terror, drama e até uma pitada de romance.

O estilo de escrita do autor é imersivo e atmosférico, atrai o leitor para o mundo da história e faz você se sentir como se estivesse ali ao lado de Mallory enquanto ela tenta resolver o mistério.

Qual foi a inspiração do autor?

Desenho feito por criança

“Eu queria escrever um romance com ilustrações para um público adulto. Há muito tempo que me interesso pelas possibilidades da ficção ilustrada…

“Tenho certeza de que alguns leitores descartam romances com imagens como infantis ou enigmáticos, mas acho que são uma maneira interessante de chamar atenção, revelou na mesma entrevista.

Jason já foi editor da editora independente Quirk Books, onde publicou romances ilustrados como O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (com muitas fotografias vintage assombrosas). 

Quais os temas abordados no livro?

O trabalho da Rekulak não só tem uma trama que visa criar suspense e interesse no leitor, mas também aborda questões sociais que ainda são consideradas desafiadoras na sociedade moderna.

Alguns são sobre as complexas emoções e desafios da maternidade e o preço que os problemas de saúde mental podem causar em indivíduos e famílias. 

O autor esclarece que não é intenção expressar qualquer opinião sobre cristianismo, veganismo, imigração, ou qualquer outro tópico.

Ao contrário, seu objetivo é retratar uma história que se passa no mundo real, apresentando personagens que enfrentam verdadeiros desafios do mundo real.

O que esperar do livro?

O romance de suspense de Jason Rekulak recebeu uma resposta mista dos leitores.

Enquanto alguns acharam o thriller psicológico uma leitura inovadora e única, outros não ficaram impressionados com a história, criticando-a por ser repetitiva e exagerada

No geral, é uma experiência de leitura interessante para fãs de thrillers, mistérios e ficção sobrenatural.

Em uma entrevista com o site Metrópoles, Rekulak mencionou que a obra teve os direitos comprados pela Netflix. Ainda não há detalhes definidos, mas o livro vai se tornar um longa-metragem.

Avisos de gatilho: uso de drogas, luto, morte e fantasmas.

A combinação da narrativa envolvente e das ilustrações detalhadas em Desenhos Ocultos faz com que a leitura seja uma experiência visual instigante.