Tá tudo bem se você gosta de usar o mesmo creme facial duas vezes ao dia. É que, enquanto os produtos de uso diurno são formulados para hidratar e proteger a pele, grande parte dos noturnos age como tratamento.
Ou seja, uma rotina eficaz de skincare noturno repara as células para garantir outros benefícios que vão além da hidratação.
Continue a leitura para conhecer:
- a ordem correta de aplicação dos produtos de skincare;
- dois métodos de cuidados noturnos;
- os motivos pelos quais a menopausa acelera os sinais de envelhecimento;
- ativos que regeneram a pele durante à noite.
Qual a ordem correta da rotina de skincare?
Antes de tudo, se você costuma usar mais de um produto no ritual de beleza, sabia que a ordem de aplicação afeta a forma como os ativos funcionam na pele?
A regra geral é aplicar o mais leve primeiro e o mais consistente por último, pois os mais fluidos não conseguem penetrar por cima do outro.
Então, por exemplo, se você passar um sérum sobre o hidratante, o sérum se tornará praticamente ineficaz.
Muitos produtos dizem na embalagem que é preciso esperar de cinco a 30 minutos antes da próxima etapa para garantir a absorção adequada…
De qualquer forma, aguarde pelo menos um minuto para o produto reagir e absorver bem. Uma ideia é deixar o hidratante final na cabeceira da cama pra espalhar no rosto antes de dormir.
4 Etapas da rotina eficaz de skincare
De início, não existe uma forma certa de cuidados noturnos. Tudo vai depender do seu objetivo, tipo de pele e outros detalhes.
No entanto, muitas mulheres têm obtido excelentes resultados com retinoides.
Confira:
Etapa 1: limpeza dupla
É um processo de limpeza em duas etapas, prática comum entre as coreanas. Nesse caso, o ideal é combinar o uso de um produto à base de óleo e outro à base de água.
O objetivo é retirar resíduos de poluição, maquiagem, filtro solar, dermocosméticos e outras sujeiras que ficam acumuladas na pele.
Comece com o demaquilante para retirar o excesso da sujeira e, em seguida, faça a higienização com um produto lavável, como gel de limpeza.
Você também pode inverter a ordem: usar o gel de limpeza ou sabonete facial primeiro.
Fazendo isso, qualquer ativo que você usar vai absorver melhor no seu rosto. ????
>>> Se você tem a pele sensível, oleosa ou acneica, consulte um dermatologista para saber quais são os produtos recomendados.
Etapa 2: área dos olhos
O mesmo creme para os olhos pode funcionar tanto para o dia quanto para a noite, ou você pode selecionar um com FPS para as manhãs e outro mais power para a noite.
Etapa 3: preparar a pele
Prepare a pele com uma pequena quantidade de hidratante. Aguarde alguns minutos até que a pele esteja completamente seca.
Isso é importante porque, se estiver úmida, o retinol pode ser absorvido mais profundamente e causar irritação.
Etapa 4: Retinol
Pegue uma quantidade do tamanho de uma ervilha de retinol e, começando no queixo, aplique com as pontas dos dedos em movimentos para cima e para fora.
O retinol é um antioxidante que trata os sinais de envelhecimento, estimula a renovação celular nas camadas profundas da pele.
Pesquisas baseadas em evidências comprovaram sua eficácia no tratamento de acne, fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e cicatrizes leves de acne.
O ativo estimula a síntese de colágeno e a produção de novos vasos sanguíneos para melhorar a tonalidade da pele.
O termo ‘retinol’ é geralmente usado para se referir a produtos de venda livre com vitamina A, enquanto os retinoides são variações de receitas prescritas por um médico.
A maioria dos dermatologistas aconselha começar com produtos que contém baixa concentração (0,25% ou 0,3%) do ingrediente primeiro e ver como a pele reage antes de passar para concentrações mais altas.
IMPORTANTE Lembre-se de aplicar um protetor solar de amplo espectro na manhã seguinte, pois o retinol torna a pele mais sensível ao sol.
Onde encontrar Retinol
O retinol está disponível em farmácias ou em lojas como a Amazon em várias formas, como óleos e séruns.
Os dermatologistas recomendam usar com cautela se tiver pele sensível e evitá-lo completamente durante a gravidez.
ALGUNS CUIDADOS
Evite combinar retinol com outros ingredientes potencialmente irritantes. Na opinião do Dr. Zeichner do portal Derm, o melhor produto para usar em conjunto com o retinol é um hidratante.
Já a Dra. Whitney criou o modelo Skin Cycling, que é diferente de tudo que eu e você já vimos (mais informações abaixo).
Se quiser passar outros ingredientes ativos (como a vitamina C ) como parte da rotina de cuidados com a pele, considere usá-los em outro momento longe do retinol.
O próprio médico afirma: “Prefiro usar minha vitamina C durante o dia para combater os danos dos radicais livres e meu retinol e peptídeos à noite”.
Outro conselho? Ouça a sua pele e seja gentil com ela.
Chegue aqui pra conhecer o Skin Cycling!
Agora que você sabe o básico de cada etapa: outra alternativa muito eficaz de skincare é chamada de Skin Cycling.
É um método cíclico de três noites de skincare que combina todos os benefícios do esfoliante e retinol, ao mesmo tempo em que previne inflamação e irritação da pele.
Foi idealizado pela dermatologista Dra. Whitney Bowe, autora de The Beauty of Dirty Skin, que sentiu necessidade de otimizar os cuidados com a pele de alguns pacientes.
Embora ainda não haja pesquisas publicadas sobre o tema, muitos dermatologistas dizem que o conceito é baseado em princípios coerentes.
Skin Cycling não exige uma marca específica. Então, você pode escolher produtos de alta qualidade ou variedades mais baratas. Também é um incentivo de skincare minimalista.
NOITE 1: Esfoliação química ✔
Dra. Bowe recomenda a esfoliação química para começar o ciclo de skincare.
Ou seja, produtos que contém AHA (ácido glicólico, por exemplo), ácido lático (para pele seca) e BHA (como o ácido salicílico) para peles oleosas ou com tendência acneica.
É aplicação sem enxague com hidratação normal em seguida.
Cada tipo de AHA ajuda a atingir um objetivo diferente, por isso é sempre bom consultar um dermatologista, tá? .
NOITE 2: Retinoide ✔
Na segunda noite de Skin Cycling é o momento de usar um retinoide. Os retinoides são uma grande família de compostos derivados da vitamina A.
Os que têm venda livre são encontrados em séruns, cremes para os olhos e hidratantes noturnos.
Com base em décadas de pesquisa, os retinoides provaram ser eficazes no tratamento de linhas finas e rugas, assim como acne.
Parece estranho aplicar retinoide um dia após o glicólico, mas a etapa de amanhã vai fazer todo sentido!
NOITE 3 Hidratação ✔
Depois de duas noites do método Skin Cycling com ingredientes ativos, é hora de dar tempo para a pele se recuperar. Use seu melhor hidratante.
Se desejar, intercale camadas com séruns leves, como: vitamina C, ácido hialurônico ou outros.
Dr. Bowe recomenda repetir o mesmo por uma segunda noite em caso de peles sensíveis.
Em seguida, o ciclo de cuidados começa de novo:
NOITE 1: Esfoliação química ✔
NOITE 2: Retinoide ✔
NOITE 3: Hidratação ✔
Eu fiz a experiência por dois ciclos, a minha pele não chegou a descamar, mas ficou mais sensível. O tratamento é literalmente uma senhora de uma esfoliação, só que do jeito mais sutil do mundo, sem esfregar.
É muito bom pra potencializar os produtos que vem depois, principalmente pra quem já passou dos 40, como é o meu caso.
Por que a menopausa acelera os sinais de envelhecimento?
A Dra. Alia Ahmed, dermatologista entrevistada no portal Vogue, respondeu que os níveis de colágeno e elastina diminuem, enquanto o afinamento da pele acelera.
Isso pode levar a secura, coceira, rugas e redução da flexibilidade, além do aumento da sensibilidade.
Questionada sobre os ingredientes ideais para a pele na menopausa, ela afirmou: “Os peptídeos são importantes, pois estimulam a produção de colágeno e melhoram a renovação celular.
Ingredientes hidratantes são fundamentais: procure ácido hialurônico e ceramidas.
Glicerina e niacinamida também são bons. Vale a pena usar um substituto do sabonete, bastante emoliente, e não se esqueça de hidratar o corpo também”.
Bem pouquinha coisa, né? ????
Ela acrescentou que mulheres em geral devem levar em consideração o uso de um esfoliante químico para obter benefícios pró-envelhecimento, como cremes à base de retinol.
“Filtro solar de alto fator é importante em todas as idades!”.
Ativos que regeneram a pele à noite
Procure ingredientes reparadores, esfoliantes e anti-inflamatórios. Alguns dos melhores ingredientes para encontrar em cremes noturnos são: retinóis, ácido hialurônico, alfa-hidroxiácidos e antioxidantes.
Retinóis ajudam com linhas finas, rugas e manchas marrons.
É recomendável usar uma quantidade bem pequena, se você tiver pele sensível.
Os ácidos hialurônicos absorvem a hidratação para preencher a pele e ajudam com linhas finas, rugas e problemas de pigmentação.
Os alfa-hidroxiácidos esfoliam, suavizam e ajudam a pele a absorver o creme.
Antioxidantes, como a vitamina C, ajudam a reparar os danos à pele desenvolvidos durante o dia.
Os séruns específicos para os olhos suavizam a aparência de bolsas, olheiras, linhas finas e inchaço.
Outra dica de cuidados muito importante é trocar a fronha com frequência. Bactérias e óleo são reintroduzidos na pele durante o sono, por isso é sempre bom ter uma fronha bem limpinha para dormir.
Gostou de saber mais sobre rotina eficaz de skincare noturno? Aproveite para ler também: Bakuchiol, a nova alternativa ao retinol e entre no meu grupo do WhatsApp pra não perder as novidades.