Pular para o conteúdo

Biografia de Elon Musk: descubra quem é o verdadeiro magnata

Elon Musk tinha apenas 17 anos quando ouviu o próprio pai dizer: “Você nunca terá sucesso!”

O fato está documentado na biografia de Elon Musk, o mais recente livro de Walter Isaacson, autor também das biografias de nomes como: Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Jennifer Doudna e Steve Jobs.

Continue a leitura para conferir a vida do homem que ficou famoso por popularizar os veículos elétricos para o grande público e por revolucionar a exploração espacial.

O lado visionário de Elon Musk

Elon Musk ostenta uma lista notável de realizações, que incluem:

  • a cofundação do PayPal;
  • a fundação da Tesla;
  • a criação da SpaceX;
  • o lançamento da Starlink (que agora fornece conectividade à Internet para as forças ucranianas);
  • a fundação da Neuralink;
  • a inovação por trás da The Boring Company (uma empresa de escavação de túneis em larga escala);
  • o estabelecimento de uma nova empresa de inteligência artificial chamada xAI;
  • a empresa de construção de túneis.

Um dos principais méritos da obra de Isaacson reside na forma como ele explora a ascensão dessas organizações formidáveis.

Fica claro que nenhuma delas teria se materializado sem a combinação singular de visão, determinação incansável, comprometimento pessoal e, sim, uma certa dose de loucura por parte de Musk.

O que diz a biografia de Elon Musk

Livro: biografia de Elon Musk, do autor Walter Isaacson.
| VER PREÇO |

Nas páginas iniciais da biografia, Musk é descrito como alguém “não programado para ter empatia”, uma característica que influenciou sua jornada profissional e pessoal de maneiras intrigantes.

A história nos leva a um mergulho profundo no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como: veículos elétricos, foguetes e inteligência artificial.

Você acompanha Musk ao longo de dois anos e explora como a disposição para assumir riscos afeta suas criações e decisões de negócios.

O autor fornece informações sobre o quanto Musk julgou mal a capacidade de administrar o Twitter e as consequências de seus erros.

Ele também oferece suas próprias teorias sobre por que o bilionário quis assumir o controle da plataforma de mídia social.

Em parte, foi uma oportunidade para alguém que foi espancado no parquinho quando criança de agora possuir “o melhor parquinho”.

Livro aborda polêmicas da família

A obra também ganhou atenção por detalhes não divulgados sobre a vida familiar do biografado. Mas as partes mais fascinantes surgem logo no início, à medida que o autor investiga a educação de Musk.

Ele destaca o fato de que Musk era uma criança extremamente inteligente, mas com síndrome de Asperger não diagnosticada, que enfrentou um intenso bullying na escola.

Além disso, teve que lidar com um relacionamento complicado com o pai, Errol, retratado como um homem de mentalidade conspiratória e verbalmente abusivo.

O medo de Musk de que, como diz a mãe, “ele possa tornar-se seu pai”, é identificado desde o início como um espectro e possivelmente um impulsionador do seu sucesso.

Essas experiências traumáticas de sua infância levantam questionamentos sobre se as mudanças de humor observadas em Elon Musk adulto são um reflexo desse passado difícil.

Também foi revelado que Grimes, namorada de Musk, estava em um hospital de Austin visitando uma barriga de aluguel que estava grávida do seu segundo filho, mantido em segredo durante 2021.

Simultaneamente, uma funcionária de Musk, Shivon Zilis, estava no mesmo hospital, grávida de gêmeos gerados por fertilização in vitro por Musk, tudo isso sem o conhecimento de Grimes.

A relação fria com os funcionários

Ao percorrer as páginas do livro, vemos um homem obcecado pelo trabalho que parece não se importar muito com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários.

A análise sobre o estilo de liderança de Musk revela demissões súbitas, decisões impulsivas e uma aparente falta de consideração pelos sentimentos alheios.

Talvez isso tenha levado um de seus amigos mais antigos da universidade a observar que é difícil ser amigo dele e colaborar com ele simultaneamente.

Enfim, a biografia de Elon Musk de Walter Isaacson oferece uma visão fascinante da vida e mente desse magnata da tecnologia. Prepare-se para uma leitura cativante.

Veja também:

Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.