Em A Teia (2024, Prime Video), filme dirigido por Adam Cooper, o espectador é levado a uma espiral de mistério onde a verdade se esconde sob camadas de lembranças distorcidas de um ex-policial, Roy Freeman (interpretado por Russell Crowe).
>>> O que você vai ler aqui:
- A Teia Final Explicado
- Isaac é inocente?
- Qual é a pesquisa de Joseph Wieder?
- A Teia: Laura Baines rouba a tese de Wieder?
- Por que Wayne tentou matar Roy?
- O que Jimmy está escondendo de Roy?
- Laura e Jimmy são parceiros de crime?
- Quem é o assassino em A Teia?
- Explicação final A Teia
A Teia Final Explicado
O ex-policial Roy Freeman (Russell Crowe) tem um histórico de alcoolismo que o levou a ser demitido após ser pego dirigindo embriagado. Agora, enfrentando os primeiros sintomas de Alzheimer, ele é cobaia de um tratamento experimental que envolve bandagens e eletrodos.
Bilhetes e lembretes estão espalhados pela casa, orientando Roy a fazer tarefas simples, como preparar torradas, e até a lembrar o próprio nome. Ele também passa por cirurgias cerebrais e toma medicamentos enquanto revisita um crime arquivado como se fosse a primeira vez.
A nova investigação surge com a iminente execução de Isaac Samuel (Pacharo Mzembe), condenado por um crime brutal: o assassinato, há uma década, do Dr. Joseph Wieder (Marton Csokas), um professor e pesquisador de renome.
Movido pela dúvida, Roy resolve reabrir o caso, reencontrando o antigo parceiro, Jimmy Remis (Tommy Flanagan), que tenta dissuadi-lo, insistindo para que ele deixe o passado “dormir”. Aí está a referência ao título do filme, em inglês, “Sleeping Dogs“.
Desafiando as próprias limitações, Roy decide mergulhar de cabeça na investigação, e começa com a suspeita morte de Richard Finn (Harry Greenwood), um escritor que deixou um manuscrito inacabado sobre o caso de Wieder.
O manuscrito contém revelações sombrias, além de lançar luz sobre Laura Baines (Karen Gillan), ex-parceira de pesquisa — e talvez algo mais — de Wieder, que se torna peça-chave para o quebra-cabeça da noite fatídica.
Isaac é inocente?
Sim. Isaac Samuel estava na casa na noite do assassinato com o objetivo de roubar alguns pertences. Sob pressão, acabou confessando o crime, pois estava totalmente chapado quando tudo aconteceu. A ausência da arma e o desaparecimento do taco de beisebol do professor adicionam incerteza à acusação, mas Isaac está prestes à sofrer pena de morte.
Ativistas e advogados representando Isaac entraram em contato com os dois policiais que o prenderam para reexaminar as descobertas do caso: Roy Freeman e Jimmy Remis (Tommy Flanagan). Samuel alega que sua confissão tenha sido forçada, deixando o espectador imaginando qual deles está encobrindo o verdadeiro assassino.
Qual é a pesquisa de Joseph Wieder?
O professor Wieder estava desenvolvendo teorias e práticas que poderiam ajudar as pessoas a suprimir ou modificar memórias traumáticas, uma área de estudo com implicações tanto terapêuticas quanto éticas, pois buscava apagar ou modificar memórias indesejadas.
A tese dele propunha técnicas de manipulação da memória e insights profundos sobre o impacto psicológico de eventos passados na formação da identidade. A proposta era controversa e audaciosa, misturando psicologia e neurociência em busca de cura.
Depois que Wieder morre, o projeto se torna ainda mais complexo, pois Laura Baines, sua assistente, se aproveitou das descobertas para lançar sua própria carreira, colocando em dúvida a verdadeira autoria do projeto.
Quem é Finn? Ele e Laura realmente tiveram um romance?
Richard Finn é um escritor de memórias sobre crimes reais obcecado por Laura Baines, uma mulher que ele descreve como misteriosa e extremamente inteligente — “um daqueles raros unicórnios que sabem tudo sobre tudo”. Finn teve uma paixão intensa por Laura e chegou a trabalhar para Joe Wieder, professor e mentor dela.
Essa conexão o envolveu nos eventos ao redor do crime e da investigação de Wieder, alimentando ainda mais sua obsessão por Laura. O filme não confirma que os dois realmente tiveram uma relação romântica completa. Ele a descreve com intensidade e admiração, mas a história sugere que essa atração pode ter sido unilateral.
A Teia: Laura Baines rouba a tese de Wieder?
Laura reivindicou que muitas das descobertas de Wieder eram, na verdade, dela, e lançou um livro que incorporava as ideias do projeto, impulsionando sua própria carreira no processo. Para fugir da associação com o escândalo envolvendo o assassinato de Wieder e para proteger sua reputação, Laura mudou seu nome para Elisabeth Westlake.
Sob a nova identidade, Laura conseguiu se estabelecer como uma cientista de renome, ficando longe de suspeitas. fora de qualquer investigação que pudesse desmascará-la como uma fraude ou implicá-la no roubo intelectual. Além disso, há provas de que Laura manipulou pessoas ao seu redor, incluindo Wayne, para encobrir o crime.
Por que Wayne tentou matar Roy?
Wayne tentou matar Roy a mando de Laura Baines, ex-assistente de Joseph Wieder. Wayne, um zelador próximo a Wieder, tinha um passado conturbado e enfrentava traumas psicológicos da guerra. Ele trabalhava para Wieder como uma forma de recomeçar.
Depois da morte de Wieder, ele passou a ser influenciado por Laura. Ela explorou os medos e inseguranças de Wayne, convencendo-o de que Roy estava tentando acusá-lo injustamente. Manipulado por Laura, Wayne acreditou que matá-lo resolveria o problema.
O que Jimmy está escondendo de Roy?
Ele ajudou a encobrir o assassinato de Joe Wieder, que foi cometido pelo próprio Roy. Após o crime, Jimmy encobriu as evidências que poderiam incriminar o amigo e, em vez disso, ajudou a direcionar as suspeitas para Isaac, que acabou sendo preso injustamente.
Jimmy não foi motivado apenas por lealdade a Roy, mas por dinheiro, pois estava extorquindo Laura para manter o caso enterrado. O segredo fez com que Roy acreditasse que alguém mais havia cometido o crime, enquanto na verdade ele próprio era o verdadeiro assassino.
Laura e Jimmy são parceiros de crime?
Sim, Laura e Jimmy podem ser considerados parceiros de crime porque ambos colaboraram, direta ou indiretamente, para encobrir segredos ligados ao assassinato de Joseph Wieder e para proteger suas próprias reputações e interesses. Enquanto ela fazia o possível para manter o sucesso e esconder os crimes, Jimmy colaborava para que a verdade não viesse à tona.
Quem é o assassino em A Teia? Quem matou o professor?
O verdadeiro assassino é, surpreendentemente, Roy Freeman que, em um ataque de fúria, matou o professor. Joseph Wieder tinha um caso com a esposa de Roy, Diane, e esse fato abalou profundamente o ex-policial, levando-o a cometer o crime num impulso violento.
Roy desconfia de si mesmo quando descobre a gravação em vídeo de uma mulher tendo relações sexuais com Wieder. A mulher que aparece no vídeo é a mesma que está na foto do porta-retrato dele, cujo vidro está trincado. Ou seja, sua esposa.
Jimmy ajudou a encobrir o crime, é por isso que ele parecia saber algo o tempo todo. Pelo mesmo motivo, a assinatura de Roy não constava nos registros da investigação. Isso também explica por que Jimmy e Laura uniram forças para incriminar Isaac.
Explicação final A Teia
Roy descobre que Laura Baines, ex-assistente de Wieder, e Jimmy Remis, seu antigo parceiro, armaram para incriminar Isaac, um homem inocente, pelo crime. Laura, que roubou parte da pesquisa de Wieder e se aproveitou de sua morte para subir na carreira, e Jimmy, que tinha motivos financeiros para manter a verdade oculta, manipulam as evidências.
No final, Roy se vê confrontado pela dolorosa realidade de que, enquanto tentava resolver o crime, ele era, de fato, o verdadeiro assassino, enquanto Laura e Jimmy tiraram proveito disso para proteger seus próprios interesses. O desfecho deixa Roy refletindo sobre como as mentiras e a manipulação de Laura e Jimmy contribuíram para uma injustiça que destruiu vidas.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Pearl: Howard também é assassinado?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Pearl (2022, Prime Video), terror com direção de Ti West, revela as origens de uma personagem perturbadora, uma garota chamada Pearl, vivida por Mia Goth. A história se aprofunda em como a jovem se torna uma assassina em série, além de ser um estudo de personagem brilhante sobre… Leia »Pearl: Howard também é assassinado?
- Trilogia X: qual a conexão dos filmes?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
- Os Assassinatos de Buckingham ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | A Teia Ano: 2024 |
Título Original: | Sleeping Dogs |
Diretor: | Adam Cooper |
Gênero: | Mistério & Thriller, Crime, Drama |
Avaliação IMDB: | 6.1 |
Classificação etária: | 16 |
Duração: | 1h 52min |
Elenco: | Russell Crowe, Karen Gillan, Marton Csokas, Tommy Flanagan, Thomas M. Wright, Harry Greenwood, Elizabeth Blackmore, Lynn Gilmartin, Jane Harber, Ming-Zhu Hii, Lucy-Rose Leonard, Pacharo Mzembe, Simon Maiden, Paula Arundell, Jasper Bagg, Cameron Leonard. |
Onde assistir: | Prime Video |