Em A Teia (2024, Prime Video), filme dirigido por Adam Cooper, o espectador é levado a uma espiral de mistério onde a verdade se esconde sob camadas de lembranças distorcidas de um ex-policial, Roy Freeman (interpretado por Russell Crowe).
>>> O que você vai ler aqui:
- A Teia Final Explicado
- Isaac é inocente?
- Qual é a pesquisa de Joseph Wieder?
- A Teia: Laura Baines rouba a tese de Wieder?
- Por que Wayne tentou matar Roy?
- O que Jimmy está escondendo de Roy?
- Laura e Jimmy são parceiros de crime?
- Quem é o assassino em A Teia?
- Explicação final A Teia
A Teia Final Explicado
O ex-policial Roy Freeman (Russell Crowe) tem um histórico de alcoolismo que o levou a ser demitido após ser pego dirigindo embriagado. Agora, enfrentando os primeiros sintomas de Alzheimer, ele é cobaia de um tratamento experimental que envolve bandagens e eletrodos.
Bilhetes e lembretes estão espalhados pela casa, orientando Roy a fazer tarefas simples, como preparar torradas, e até a lembrar o próprio nome. Ele também passa por cirurgias cerebrais e toma medicamentos enquanto revisita um crime arquivado como se fosse a primeira vez.
A nova investigação surge com a iminente execução de Isaac Samuel (Pacharo Mzembe), condenado por um crime brutal: o assassinato, há uma década, do Dr. Joseph Wieder (Marton Csokas), um professor e pesquisador de renome.
Movido pela dúvida, Roy resolve reabrir o caso, reencontrando o antigo parceiro, Jimmy Remis (Tommy Flanagan), que tenta dissuadi-lo, insistindo para que ele deixe o passado “dormir”. Aí está a referência ao título do filme, em inglês, “Sleeping Dogs“.
Desafiando as próprias limitações, Roy decide mergulhar de cabeça na investigação, e começa com a suspeita morte de Richard Finn (Harry Greenwood), um escritor que deixou um manuscrito inacabado sobre o caso de Wieder.
O manuscrito contém revelações sombrias, além de lançar luz sobre Laura Baines (Karen Gillan), ex-parceira de pesquisa — e talvez algo mais — de Wieder, que se torna peça-chave para o quebra-cabeça da noite fatídica.
Isaac é inocente?
Sim. Isaac Samuel estava na casa na noite do assassinato com o objetivo de roubar alguns pertences. Sob pressão, acabou confessando o crime, pois estava totalmente chapado quando tudo aconteceu. A ausência da arma e o desaparecimento do taco de beisebol do professor adicionam incerteza à acusação, mas Isaac está prestes à sofrer pena de morte.
Ativistas e advogados representando Isaac entraram em contato com os dois policiais que o prenderam para reexaminar as descobertas do caso: Roy Freeman e Jimmy Remis (Tommy Flanagan). Samuel alega que sua confissão tenha sido forçada, deixando o espectador imaginando qual deles está encobrindo o verdadeiro assassino.
Qual é a pesquisa de Joseph Wieder?
O professor Wieder estava desenvolvendo teorias e práticas que poderiam ajudar as pessoas a suprimir ou modificar memórias traumáticas, uma área de estudo com implicações tanto terapêuticas quanto éticas, pois buscava apagar ou modificar memórias indesejadas.
A tese dele propunha técnicas de manipulação da memória e insights profundos sobre o impacto psicológico de eventos passados na formação da identidade. A proposta era controversa e audaciosa, misturando psicologia e neurociência em busca de cura.
Depois que Wieder morre, o projeto se torna ainda mais complexo, pois Laura Baines, sua assistente, se aproveitou das descobertas para lançar sua própria carreira, colocando em dúvida a verdadeira autoria do projeto.
Quem é Finn? Ele e Laura realmente tiveram um romance?
Richard Finn é um escritor de memórias sobre crimes reais obcecado por Laura Baines, uma mulher que ele descreve como misteriosa e extremamente inteligente — “um daqueles raros unicórnios que sabem tudo sobre tudo”. Finn teve uma paixão intensa por Laura e chegou a trabalhar para Joe Wieder, professor e mentor dela.
Essa conexão o envolveu nos eventos ao redor do crime e da investigação de Wieder, alimentando ainda mais sua obsessão por Laura. O filme não confirma que os dois realmente tiveram uma relação romântica completa. Ele a descreve com intensidade e admiração, mas a história sugere que essa atração pode ter sido unilateral.
A Teia: Laura Baines rouba a tese de Wieder?
Laura reivindicou que muitas das descobertas de Wieder eram, na verdade, dela, e lançou um livro que incorporava as ideias do projeto, impulsionando sua própria carreira no processo. Para fugir da associação com o escândalo envolvendo o assassinato de Wieder e para proteger sua reputação, Laura mudou seu nome para Elisabeth Westlake.
Sob a nova identidade, Laura conseguiu se estabelecer como uma cientista de renome, ficando longe de suspeitas. fora de qualquer investigação que pudesse desmascará-la como uma fraude ou implicá-la no roubo intelectual. Além disso, há provas de que Laura manipulou pessoas ao seu redor, incluindo Wayne, para encobrir o crime.
Por que Wayne tentou matar Roy?
Wayne tentou matar Roy a mando de Laura Baines, ex-assistente de Joseph Wieder. Wayne, um zelador próximo a Wieder, tinha um passado conturbado e enfrentava traumas psicológicos da guerra. Ele trabalhava para Wieder como uma forma de recomeçar.
Depois da morte de Wieder, ele passou a ser influenciado por Laura. Ela explorou os medos e inseguranças de Wayne, convencendo-o de que Roy estava tentando acusá-lo injustamente. Manipulado por Laura, Wayne acreditou que matá-lo resolveria o problema.
O que Jimmy está escondendo de Roy?
Ele ajudou a encobrir o assassinato de Joe Wieder, que foi cometido pelo próprio Roy. Após o crime, Jimmy encobriu as evidências que poderiam incriminar o amigo e, em vez disso, ajudou a direcionar as suspeitas para Isaac, que acabou sendo preso injustamente.
Jimmy não foi motivado apenas por lealdade a Roy, mas por dinheiro, pois estava extorquindo Laura para manter o caso enterrado. O segredo fez com que Roy acreditasse que alguém mais havia cometido o crime, enquanto na verdade ele próprio era o verdadeiro assassino.
Laura e Jimmy são parceiros de crime?
Sim, Laura e Jimmy podem ser considerados parceiros de crime porque ambos colaboraram, direta ou indiretamente, para encobrir segredos ligados ao assassinato de Joseph Wieder e para proteger suas próprias reputações e interesses. Enquanto ela fazia o possível para manter o sucesso e esconder os crimes, Jimmy colaborava para que a verdade não viesse à tona.
Quem é o assassino em A Teia? Quem matou o professor?
O verdadeiro assassino é, surpreendentemente, Roy Freeman que, em um ataque de fúria, matou o professor. Joseph Wieder tinha um caso com a esposa de Roy, Diane, e esse fato abalou profundamente o ex-policial, levando-o a cometer o crime num impulso violento.
Roy desconfia de si mesmo quando descobre a gravação em vídeo de uma mulher tendo relações sexuais com Wieder. A mulher que aparece no vídeo é a mesma que está na foto do porta-retrato dele, cujo vidro está trincado. Ou seja, sua esposa.
Jimmy ajudou a encobrir o crime, é por isso que ele parecia saber algo o tempo todo. Pelo mesmo motivo, a assinatura de Roy não constava nos registros da investigação. Isso também explica por que Jimmy e Laura uniram forças para incriminar Isaac.
Explicação final A Teia
Roy descobre que Laura Baines, ex-assistente de Wieder, e Jimmy Remis, seu antigo parceiro, armaram para incriminar Isaac, um homem inocente, pelo crime. Laura, que roubou parte da pesquisa de Wieder e se aproveitou de sua morte para subir na carreira, e Jimmy, que tinha motivos financeiros para manter a verdade oculta, manipulam as evidências.
No final, Roy se vê confrontado pela dolorosa realidade de que, enquanto tentava resolver o crime, ele era, de fato, o verdadeiro assassino, enquanto Laura e Jimmy tiraram proveito disso para proteger seus próprios interesses. O desfecho deixa Roy refletindo sobre como as mentiras e a manipulação de Laura e Jimmy contribuíram para uma injustiça que destruiu vidas.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- A Primeira Profecia: quem é a mãe do anticristo?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Enquanto A Profecia conta a história de um casal que está criando, sem saber, a criança anticristo, A Primeira Profecia (2024, Disney) mostra como o capeta nasceu. Na prequela dirigida por Arkasha Stevenson, somos levados de volta aos primórdios da trama com uma mulher que tem muito mais a lidar do… Leia »A Primeira Profecia: quem é a mãe do anticristo?
- Um Cadáver Para Sobreviver ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Um Cadáver Para Sobreviver (2016), dirigido por Daniel Scheinert e Daniel Kwan, é muito mais que um filme estranho: é uma exploração criativa e tocante da solidão. Entre risos desconfortáveis, diálogos profundos e cenas absurdas, o filme nos leva a refletir sobre o que significa estar vivo e,… Leia »Um Cadáver Para Sobreviver Explicado
- A Favorita: quem é a preferida da rainha?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Irreverente, ácido e visualmente deslumbrante, A Favorita (2018, Disney), dirigido por Yorgos Lanthimos, oferece um olhar nada convencional sobre a história da Rainha Anne. O filme foca nas complexas relações de poder e paixão dentro da corte, criando um drama envolvente, engraçado e cheio de nuances. >>> O… Leia »A Favorita: quem é a preferida da rainha?
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | A Teia Ano: 2024 |
Título Original: | Sleeping Dogs |
Diretor: | Adam Cooper |
Gênero: | Mistério & Thriller, Crime, Drama |
Avaliação IMDB: | 6.1 |
Classificação etária: | 16 |
Duração: | 1h 52min |
Elenco: | Russell Crowe, Karen Gillan, Marton Csokas, Tommy Flanagan, Thomas M. Wright, Harry Greenwood, Elizabeth Blackmore, Lynn Gilmartin, Jane Harber, Ming-Zhu Hii, Lucy-Rose Leonard, Pacharo Mzembe, Simon Maiden, Paula Arundell, Jasper Bagg, Cameron Leonard. |
Onde assistir: | Prime Video |