Pular para o conteúdo

Afinal, quem é Enola Holmes?

Revista de Entretenimento

Enola Holmes é um produto da Inglaterra do século 19, dominada por um movimento radical de mulheres que reivindica direitos sociais e políticos.

Usuários do Twitter ficaram surpresos ao descobrir que Enola Holmes e Sherlock Holmes são irmãos. O filme Enola Holmes (2020), estreado recentemente na Netflix, aumentou a curiosidade e a busca desenfreada na internet por informações sobre a família Holmes. 

O obra apresenta Millie Bobby Brown, a estrela de Stranger Things, no papel principal, juntamente com Henry Cavill como Sherlock Holmes, Sam Claflin como Mycroft Holmes e Helena Bonham Carter como Eudoria Holmes. É dirigido por Harry Bradbeer, conhecido por sua direção em programas premiados como Fleabag e Killing Eve.

Mas quem é Enola Holmes?

Enola Holmes Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
Enola Holmes

Enola Holmes é a irmã mais nova de Sherlock Holmes, o famoso detetive das histórias de Arthur Conan Doyle. No entanto, ela não aparece nos livros originais do autor. O único irmão citado é Mycroft, que também aparece no filme de Harry Bradbeer. 

A garota é uma criação original da escritora Nancy Springer, que se inspirou na fantasia de Doyle para lançar uma série de livros em 2006. Enola é uma adolescente de 14 anos (no filme tem 16) que vive com a mãe, Lady Eudoria, em uma propriedade rural na Inglaterra. 

Como irmãos, ela tem Sherlock Holmes, o “detetive consultor” de renome mundial, e Mycroft Holmes, um funcionário do governo. Ambos viveram em Londres durante a maior parte da vida da menina, portanto, era apenas ela e a mãe morando sozinhas. 

Com o misterioso desaparecimento de Eudoria, Enola embarca sozinha para Londres, segue pistas envolvendo anagramas e cifras e prova ser uma detetive digna por seus próprios méritos. 

Ela se recusa a cumprir os papéis de gênero atribuídos pela sociedade, seja casar com um homem ou usar um “chapéu que coça”. E embora haja uma abundância de histórias ambientadas no final do século 19, raramente os espectadores veem uma mulher forte e desobediente em busca de romance. 

Qual é a história por trás do feminismo no filme?

As mulheres ensinam e apoiam umas às outras enquanto lutam pela igualdade de gênero. Isso se baseia nas lutas reais da época, quando as ativistas protestaram, lutaram e morreram pelo sufrágio feminino. 

Situado em 1884, o enredo de Enola Holmes acena para sufragistas e protofeministas da vida real. Vemos um folheto de uma reunião do movimento que menciona a sindicalista Amie Hicks, a autora Gwyneth Vaughan e a ativista pelos direitos e pela educação das crianças Margaret McMillan.

A mãe de Enola também lê The Subjection of Women, do filósofo, economista e membro do Parlamento John Stuart Mill, que junto com sua esposa Harriet Taylor Mill exigia votos para mulheres. Ele liderou o primeiro debate sobre o sufrágio feminino no parlamento em 1867.

O filme retrata uma vitória estreita na votação parlamentar, embora a Terceira Lei de Reforma de 1884 na verdade não incluísse as mulheres. As mulheres não votariam pela primeira vez até 1918. Somente em 1928 o voto seria concedido a todas as mulheres.

Qual o enredo de Enola Holmes 2?

A segunda sequência começa com Enola abrindo a própria agência de detetives. Mas como todos os seus clientes em potencial esperam consultar os outros irmãos Holmes, ela luta para conseguir clientes. Então, uma jovem operária aparece pedindo que encontre a irmã.

Assim, Enola acaba explorando o mundo da classe trabalhadora da Londres vitoriana, com o qual ela não está familiarizada. Enquanto isso, Sherlock está preso em um caso próprio, que tem a ver com grandes somas de dinheiro desaparecendo e reaparecendo em contas bancárias por toda Londres.

Conforme Enola investiga, descobre que o caso está ligado a alguns dos moradores mais ricos de Londres — e encontra o caminho cruzando o do irmão novamente. Assim como no primeiro filme, as performances de Brown e Cavill são elétricas. Enola fala diretamente com o público, quebrando a quarta parede com charme confiante.

O Sherlock de Cavill dá ao famoso detetive outra dimensão: além de ser um gênio brilhante e pomposo, ele também é um irmão tentando se reconectar com a irmãzinha. Sherlock e Enola estão tentando se conectar um com o outro e expressar, em suas formas limitadas, que se importam — enquanto também tentam resolver seus casos.

Vai ter Enola Holmes 3?

A Netflix está atualmente elaborando o roteiro de Enola Holmes 3, com a talentosa Millie Bobby Brown no papel principal. Após o sucesso de Enola Holmes 2, que deixou amplo espaço para novas aventuras, a empresa está ansiosa para expandir a propriedade intelectual de Enola Holmes. A série também inclui Henry Cavill como Sherlock Holmes.

Para saber mais:

Livro Enola Holmes
Livro Enola Holmes

Enola Holmes, O Caso do Marquês Desaparecido, é o primeiro livro da série Enola Holmes de Springer lançado em 2006. Ele foi seguido por outros cinco: O caso da senhora canhota (2007), O caso dos buquês bizarros (2008), O caso do leque rosa peculiar (2008), O Caso da Criptica Crinolina (2009) e, finalmente, O Caso do Adeus Cigano (2010).

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *