Pular para o conteúdo

É Assim Que Acaba: fim da violência?

Revista de Entretenimento

É Assim Que Acaba (2024, MAX) é inspirado no best-seller de Colleen Hoover. Mesmo sabendo que existe liberdade criativa, o que se espera de um filme sobre abuso é que ele mantenha uma proximidade com a realidade.

Posso imaginar por que o livro se tornou tão popular: a parte fofa deve ser muito gostosinha de ler. Há quem diga que não é romance, mas entendo como romance/drama. Aliás, é uma contradição curiosa que romance seja um dos gêneros mais procurados atualmente.

É que a solidão se tornou regra, existe um aumento do foco na individualidade e na carreira profissional. Se estamos evitando relacionamentos, por que estamos consumindo tanto romance por meio de livros, filmes e séries? É, no mínimo, curioso.

>>> O que você vai ler aqui:

  • É Assim Que Acaba Final Explicado
  • Por que Lily não fala nada no funeral do pai?
  • Ryle bate em Lily?
  • Ryle empurra Lily da escada?
  • Por que Ryle morde a tatuagem de Lily?
  • Lily é estuprada em É Assim Que Acaba?
  • Allysa sabe que Ryle é violento?
  • Lily fica com Ryle ou Atlas?
  • O que significa o título do filme?
  • É assim que Acaba a violência?

É Assim Que Acaba Final Explicado

É Assim Que Acaba Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
É Assim Que Acaba Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique

Lily Bloom (Blake Lively) se muda para Boston para abrir uma floricultura. Ela acabou de perder o pai e agora está visitando a mãe. Lá, esbarra com Ryle (Justin Baldoni), um neurocirurgião que fica encantado por ela. Os dois começam uma conversa bem-humorada.

Vemos flashbacks de uma Lily adolescente (Isabela Ferrer) e Atlas (Alex Neustaedter), que descobrimos ser seu primeiro amor. Atlas estava abrigado em uma casa abandonada, vizinho a Lily. Ela o ajudou levando alimentos e os dois ficaram muito próximos.

Quando criança, Lily presenciou vários episódios onde o pai, Andrew (Kevin McKidd), agredia fisicamente sua mãe, Jenny (Amy Morton). Isso se reflete nos dias atuais, quando Ryle e Lily se casam e ele começa a mostrar um lado mais sombrio de si mesmo.

Agora adultos, Lily e Atlas (Brandon Sklenar) se encontram no restaurante dele. Ela fica visivelmente abalada, e ele profundamente mexido. Em outro momento no mesmo restaurante, Atlas desconfia que ela está sofrendo agressões do marido, pois o olho está roxo.

Antes de Lily e Ryle se casarem, Atlas coloca o número do telefone dele dentro da capinha do celular de Lily, caso ela precise de ajuda.

Por que Lily não fala nada no funeral do pai?

Lily cresceu em um lar onde o pai abusava da mãe, então é difícil lembrar de coisas boas dele para falar em público. Ela está segurando um guardanapo com uma lista em branco. Ninguém entende o silêncio dela, ninguém sabe o que as duas passaram com aquele homem.

O pai também protagonizou uma briga feia com Atlas que resultou em pancadaria e uma visita ao hospital. No final do filme, Lily leva a mãe e Emmy, a bebê, para visitar o túmulo dele. Ela deixa o guardanapo com a lista, ainda vazia, sobre o túmulo.

Ryle bate em Lily?

Sim. Todas as interações violentas do marido são mostradas pelo ponto de vista de alguém que está na dúvida se aquilo realmente foi intencional ou um “descuido”. Essa técnica da narrativa acaba confundindo o espectador, mas é proposital.

Na vida real, quando o homem intercala afeto e atenção entre as agressões, a mulher normalmente fica confusa, achando que aquele é um episódio isolado, que não vai acontecer de novo. Quando surge uma marca roxa no corpo, por exemplo, ela inventa uma desculpa.

Muitas mulheres vivenciam um sentimento de culpa e tentam justificar as ações dos agressores. A vergonha, o medo de não serem acreditadas ou o desejo de manter a família unida são razões que frequentemente as impedem de denunciar ou deixar a relação.

Ryle empurra Lily da escada?

Sim. Enquanto Lily segue Ryle para fora do apartamento durante uma discussão, acaba caindo da escada, e a cena abruptamente escurece antes que possamos ver o que aconteceu. A ideia é, mais uma vez, colocar em dúvida se ela realmente caiu ou foi empurrada, mas a verdade é que Ryle a empurrou.

Ryle é extremamente inseguro quando se trata de Atlas, mas isso é apenas uma parte do problema. Ryle não confia na própria mulher quando ela diz que não existe mais nada entre ela e Atlas. É um tipo de ciúmes possessivo e completamente paranoico. Afinal, Atlas foi um romance do passado, agora Lily está casada com Ryle.

Quando ela acorda, Ryle está costurando um corte feio em sua testa, tentando acalmá-la enquanto ela começa a entrar em pânico. Ele diz que, no calor do momento, ela caiu, e ele tentou pegá-la sem sucesso. Lily aceita isso como um fato, já que bateu a cabeça e não consegue se lembrar do contrário.

Por que Ryle morde a tatuagem de Lily?

Lily fica nas nuvens quando descobre que a floricultura está em destaque em uma revista local dos 10 Melhores Negócios. Ela vai para casa naquela noite, prepara um jantar à luz de velas e fica animada para comemorar a conquista com Ryle.

Mas Ryle volta o foco para Atlas, cujo restaurante recebeu o primeiro lugar na premiação. Na entrevista para a revista, ele conta que deu ao restaurante o nome de uma garota para quem ele esculpiu um coração em uma árvore oca.

Ryle imediatamente percebe isso como sendo Lily e a força a ler a matéria em voz alta. Ele então pergunta se ela ainda ama Atlas, ao que ela diz: “Eu amo você”. Ryle é tomado pelo ódio e deixa uma marca de mordida dolorosa ao redor da tatuagem de coração que ela tem no colo.

Lily é estuprada em É Assim Que Acaba?

Como as outras cenas de agressão foram cortadas para causar o efeito da dúvida, não sei dizer se houve estupro ou tentativa de estupro. Depois de literalmente morder Lily, ele tenta fazer sexo, mas ela não quer. Lily tenta acalmá-lo na maior educação, dizendo que o ama…

Dizem que no livro essa parte é uma leitura angustiante que não deixa espaço para simpatia por Ryle. Lily procura Atlas e juntos vão ao hospital tratar os ferimentos. É assim que ela descobre a gravidez, quando finalmente já está decidida a se separar de Ryle.

Livros de Colleen Hoover: É Assim que Acaba e É Assim que Começa.
Box livros de Colleen Hoover

Allysa sabe que Ryle é violento?

“Como irmã dele, eu desejo mais do que tudo que você encontre uma maneira de perdoá-lo. Mas como sua melhor amiga, eu tenho que te dizer que se você o aceitar de volta, eu nunca mais falarei com você.” – Allysa

Allysa (Jenny Slate), irmã de Ryle, colega de trabalho e melhor amiga de Lily, fica chocada quando Lily conta o que Ryle está fazendo. É muito comum que as pessoas da família desconheçam que o parente se comporta dessa maneira, porque só sabe mesmo quem convive na intimidade de casal.

Lily fica com Ryle ou Atlas?

No final do filme, Lily está prosperando como mulher e mãe, apesar de tudo. Ela está fazendo compras quando topa com Atlas. Ele pergunta se ela ainda está casada, o que ela responde: “Somos só nós duas”, se referindo à bebê. Os dois se paqueram e fim. A notícia ruim é que não sabemos até que ponto Atlas é um potencial agressor… (lembra da briga no restaurante?).

O que significa o título do filme?

O título É Assim Que Acaba se conecta com a decisão de Lily de romper o ciclo de violência doméstica que marcou a vida dela. Quando Emmy nasce, ela toma consciência de que precisa dar a filha uma vida diferente, longe da violência.

O trauma gerado pela exposição a abusos durante a infância pode impactar profundamente a percepção das vítimas sobre relacionamentos. Crianças que crescem em lares violentos têm mais chances de se tornarem vítimas ou perpetuadores de violência no futuro.

É Assim que Acaba a violência?

O fim da violência não se resume simplesmente à separação, ou divórcio. Quando uma mulher decide deixar o parceiro, isso não garante que o ciclo de abuso seja rompido. Muitas mulheres são assassinadas diariamente porque o companheiro não aceitou o fim do relacionamento.

Somado a isso, a falta de denúncia e a certeza da impunidade ajudam a perpetuar a violência que pode se repetir em novos relacionamentos, seja com outras parceiras ou mesmo em interações familiares. É fundamental que a mulher tenha uma rede de apoio.

Isso inclui amigos, familiares e um sistema de justiça que atue de forma efetiva para responsabilizar os agressores. A justiça não deve se limitar a punir, mas oferecer programas de reabilitação, focando na saúde emocional e mental da mulher e também do homem.

Enfim, minimizar a violência doméstica depende muito de como estamos educando meninos e meninas.

Sinais de alerta vermelho no relacionamento

Alguns sinais de alerta, como abuso físico, são mais óbvios. Mas também há sinais silenciosos, que começar devagar e depois evoluem com o tempo:

  • Se o seu parceiro está fazendo você fazer coisas que ele sabe que você acha desconfortáveis, está forçando seus limites físicos. Isso também pode acontecer em uma escala menor. Talvez você não esteja com vontade de abraçar, ser tocado ou só precise de espaço.
  • Se o seu parceiro está encontrando maneiras de isolar você do mundo ao seu redor, evitando seus amigos ou com ciúmes da sua família, é um sinal de alerta. Talvez ele exija muito do seu tempo e energia que fica difícil agradar, e por isso fica com raiva.
  • Gaslighting é uma forma específica de abuso emocional que acontece quando o parceiro faz você questionar coisas que você disse ou fez. O objetivo é fazer você se sentir responsável pelo que está acontecendo, mesmo quando não é sua culpa.
  • Seu parceiro está sendo pegajoso? Ele espera ou exige que você passe uma certa quantidade de tempo com ele a cada semana, mesmo que isso esteja em conflito direto com seu trabalho, hobbies e outros planos? Se você está se sentindo sobrecarregado, fique alerta.
  • Se seu parceiro tem traumas não resolvidos ou bagagem de relacionamentos passados, ele pode precisar de ajuda. Isso não é uma bandeira vermelha, desde que ele procure terapia, comunique suas necessidades sem anular as suas e respeite seus limites.
  • Seu parceiro está constantemente verificando onde você está e o que você está fazendo? Ele está exigindo que você compartilhe sua localização? Isso pode parecer um comportamento superprotetor. Qualquer desrespeito à sua privacidade é uma forma doentia de controle.
  • Se seu parceiro estiver exigindo fotos, vídeos ou outro conteúdo que você não se sinta confortável em compartilhar, dê um passo para trás e mantenha sua posição. Você nunca deve se sentir pressionado a participar de qualquer atividade que não queira.

Aproveite para ler também:

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:É Assim Que Acaba   Ano: 2024
Título Original:It Ends with Us
Diretor:Justin Baldoni
Gênero:Drama, Romance
Avaliação IMDB:6.5
Classificação etária:14
Duração:2h 10min
Elenco:Blake Lively, Justin Baldoni, Jenny Slate, Brandon Sklenar, Hasan Minhaj, Kevin McKidd, Amy Morton, Alex Neustaedter, Isabel Ferrer, Robert Clohessy, Robin S. Walker, Emily Baldoni, Adam Mondschein, Robyn Lively, Megan Robinson, Steve Monroe, Daphne Zelle.
Onde assistir:MAX
É Assim Que Acaba

Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *