Pular para o conteúdo

Incêndios: o que Nawal descobre na piscina?

Revista de Entretenimento

Incêndios (2010/Prime Video Premium) é um filme avassalador que mistura elementos de uma história de detetive com um quebra-cabeça envolvente.

O longa foi livremente adaptado por Villeneuve do drama de 2003 do dramaturgo libanês Wajdi Mouawad. Conta a história dos gêmeos Jeanne e Simon Marwan, de vinte e poucos anos.

Ambos são encarregados de descobrir o passado misterioso da mãe por meio do testamento deixado por ela, lido para eles na cena de abertura por Jean Lebel (Girard).

>>> O que você vai ler aqui:

  • Incêndios Final Explicado
  • O que diz o testamento de Nawal?
  • Nawal tem quantos filhos?
  • Quem é a Mulher Que Canta em Incêndios?
  • Por que Nawal passa mal na piscina?
  • Nihad de May e Abou Tarek são a mesma pessoa?
  • Como Jeanne e Simon descobrem a verdade no filme Incêndios?

Incêndios Final Explicado

Incêndios Final Explicado: Quem é a Mulher Que Canta? Nawal tem quantos filhos? Por que Nawal passa mal na piscina? Quem é Abou Tarek?

A trama se desenrola entre Quebec e um país não identificado no Oriente Médio, claramente inspirado pelo Líbano. A história acompanha os gêmeos Jeanne e Simon (interpretados por Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) que estão na faixa dos 20 anos.

Após a morte da mãe, Nawal (Lubna Azabal) eles são surpreendidos durante a leitura do testamento: ela lhes deixa a missão de encontrar um pai que acreditavam estar morto há décadas e um irmão que nunca souberam existir.

Ao embarcarem nesta sombria caça ao tesouro, o filme intercala flashbacks da vida de Nawal. Ela, uma cristã, enfrenta a desgraça ao se apaixonar por um refugiado muçulmano, o que leva seus irmãos a assassinarem o amado.

Ela dá à luz um bebê, Nihad May, que é levado embora, e a avó a envia para estudar em uma universidade distante. No entanto, a guerra civil estoura e Nawal se vê mergulhada em um ciclo de horrores, com milícias cristãs de direita e muçulmanos cometendo massacres mutuamente.

Enquanto Simon, que sempre considerou a mãe distante, reluta em se envolver, é Jeanne, uma estudante de pós-graduação em matemática, que decide viajar ao Oriente Médio. Lá, ela descobre uma mãe que nunca conheceu.

O que diz o testamento de Nawal?

“Há verdades que só podem ser reveladas sob a condição de terem sido descobertas”.

Após a morte de Nawal, os gêmeos são chamados ao escritório do chefe dela, Jean Lebel (Girard). Ela trabalhou para ele há cerca de 20 anos, depois de escapar da violência sectária e da raiva em uma nação não muito diferente do Líbano.

No testamento, descobrem que a mãe fez alguns pedidos, entre eles entregar duas cartas. Jeanne é encarregada de entregar uma carta ao pai que não sabiam que estava vivo; Simon é responsável por entregar uma carta ao irmão, que também nunca conheceu.

A moça viaja para o Oriente Médio para realizar os desejos da mãe, enquanto Simon fica ressentido no Canadá até a irmã o convencer de viajar. Em flashbacks estimulados pelos encontros e conversas de Jeanne, aprendemos sobre a infância de Nawal.

Nawal tem quantos filhos?

Três: o primeiro, Nihad de May, é filho do amor da vida dela. Nascida cristã, ela se apaixonou por um muçulmano. Isso era impossível para ambos naquele tempo e lugar. Então, resultou em uma odisseia romântica, religiosa e política, e a inspirou a fazer coisas impensáveis.

O bebê (Nihad de May) nasce, é tatuado no calcanhar com três pontos e é levado contra a vontade dela para um orfanato. Até aqui temos duas violências brutais: a morte do pai da criança e a separação do filho.

Mais tarde, o menino é resgatado por Wallat Chamseddine, que o transforma em uma criança-soldado islâmica. Jurando vingança, Nawal se junta aos combatentes muçulmanos e assassina um líder nacionalista cristão.

Os dois outros filhos de Nawal são Jeanne e Simon, frutos de estupros que ela sofreu quando ficou presa durante 13 anos.

Quem é a Mulher Que Canta em Incêndios?

_”Tem certeza que é ela?”
_”Passei 13 anos vigiando ela. Já passou 14 anos vigiando alguém?”

O som é o dispositivo mais significativo no esforço de maximizar a tensão. Primeiro de tudo, o diretor Villenuve deixa claro que Nawal é conhecida por ser uma mulher que canta. Essa sequência extraordinária começa com o subtítulo, “La Femme Qui Chante”.

Cantar uma música, que é um conceito contrário ao silêncio, também desempenha um papel como uma espécie de ferramenta que Nawal usa para superar seus medos na prisão. Ela está cantando uma canção dolorosa enquanto a prisioneira do lado grita para se recusar a ser estuprada.

Essa é a parte que enfatiza que Nawal nada mais é do que uma mulher, que precisa de algo mais do que a coragem para superar os medos, apesar do fato de que ela também é uma mulher forte o suficiente para enfrentar o horror ao mesmo tempo.

Por que Nawal passa mal na piscina?

Depois de ter sido libertada da prisão, porém, com o psicológico totalmente comprometido pela brutalidade das violências sofridas, Nawal é orientada por Wallat Chamseddine a levar os gêmeos para o Canadá para recomeçar a vida.

Durante um momento de lazer na piscina, Nawal percebe os pés de um homem cuja tatuagem é a mesma feita em Nihad, seu primeiro filho, quando ele era um bebê. Desnorteada, ela se aproxima do homem e reconhece Abou Tarek.

Nihad de May e Abou Tarek são a mesma pessoa?

Sim. Abou Tarek é Nihad de May, o filho que Nawal passou a vida inteira procurando. É o mesmo homem que a torturava e a estuprava na prisão. Também é ele o pai dos gêmeos Jeanne e Simon. Ambos seriam jogados no rio, mas uma enfermeira cuidou deles.

Nihad cresceu órfão, não havia como saber da promessa da mãe de encontrá-lo. Em vez disso, outros eventos moldaram seu destino, como o país se desintegrando, dois grupos de fanáticos se matando. Ele mudou de nome para Abou Tarek: agora, era um filho da guerra.

Enquanto a vila da mãe foi bombardeada, os meninos do orfanato foram salvos. E como acontece em batalhas familiares, os jovens foram recrutados para lutar. Nihad dominou as armas de combate e aprendeu a ser uma máquina de matar.

Como Jeanne e Simon descobrem a verdade no filme Incêndios?

Por que você está procurando por Nihad May?
— Ele é meu irmão. Minha mãe me pediu para encontrá-lo.
— Como você pode provar que Nihad May é filho de Nawal Marwan?
— Meu irmão foi colocado para adoção. Encontramos o registro.
— As datas, tudo se encaixa. Nihad May é meu irmão.

Simon é o primeiro a descobrir que o pai e o irmão são a mesma pessoa: Abou Tarek. Em estado de choque, sem perceber ele revela a verdade para a irmã por meio de uma frase:

“Um mais um é igual a dois. Um mais um pode ser um?”

Ouvindo isso, Jeanne dá um grito de horror e o espectador também é tomado por um sentimento extremamente desconfortável. No final de Incêndios, os irmãos conseguem encontrar Nihad de May e entregar as duas cartas para a mesma pessoa: pai e irmão.

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:Incêndios – A Mulher que Canta Ano: 2010
Título Original:Incendies
Diretor:Denis Villeneuve
Gênero:Drama, Mistério & Thriller, Made in Europe, Guerra & Militar
Avaliação IMDB:8.3
Classificação etária:18 anos
Duração:2h 11min
Elenco:Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard,
Allen Altman, Abdelghafour Elaaziz, Dominique Briand, Frédéric Paquet, Ahmad Massad, John Dunn-Hill, Jackie Sawiris, Lara Atalla.
Onde assistir:Prime Video Premium
Incêndios

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *