O especialista ressalta que não estamos obrigados e não devemos sempre buscar o lado positivo em situações difíceis. os.
Quando alguém enfrenta uma experiência catastrófica, é comum que suas reações emocionais sejam uma combinação complexa de tristeza, raiva, confusão e outros sentimentos.
Pesquisas sobre o funcionamento das emoções destacam a importância da validação – a comunicação explícita de que os sentimentos de uma pessoa são compreensíveis e legítimos – como algo vital para a saúde mental e o bem-estar.
“Pensar corretamente” envolve reconhecer e desafiar nossas distorções cognitivas que acabam comprometendo nossa percepção da realidade.
“Pergunte a si mesmo: ‘Existem evidências concretas que confirmam este pensamento?’; ‘Há interpretações alternativas para essa minha ideia?’”.
O psicólogo dá o exemplo de uma distorção cognitiva comum que é o pensamento tudo ou nada:
“As pessoas ou lhe amam ou lhe odeiam. Algo é perfeito ou um desastre. Ou você não tem responsabilidade alguma ou é totalmente culpado”.
Nesses casos, Jan orienta que as pessoas devem se perguntar “Quais aspectos dessa situação não se encaixam completamente em um extremo ou em outro?”.
Isso incentiva a reflexão sobre os elementos da situação que são ambíguos ou que estão no modo contínuo.
“Outra pergunta é: ‘Você consegue pensar em uma situação similar no passado onde sua percepção inicial mudou com o tempo ou com mais informações?’, que lhe incentiva a reconhecer que suas primeiras impressões podem ser revistas”.
Veja também:
Segundo Jan Luiz, tanto o pensamento quanto a ação desempenham papéis vitais em nossas vidas.
Os pensamentos são responsáveis por analisar informações, criar hipóteses e elaborar estratégias, tornando-os fundamentais na fase de planejamento.
“Sem pensamentos adequados, nossos planos podem se tornar desordenados ou ineficazes”, explica ele.
Por outro lado, as ações representam a materialização tangível de nossos pensamentos.
Sem elas, nossos pensamentos permanecem no reino das possibilidades, sem se concretizar na realidade. As ações são o que nos permitem transformar nossos pensamentos em algo tangível no mundo real.
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
Publicar comentário