O Estoicismo na ótica de Leandro Karnal

blogdamonique.com.br

Como alcançar uma tranquilidade interior diante do inevitável?

FICHA TÉCNICA

Créditos de Redação Leandro Karnal Créditos de imagens Banco Freepik Publicado em: blogdamonique.com.br Data: 21/08/23 ANUNCIE AQUI! Contato/PIX: 88 999501322

O estoicismo é uma escola filosófica de origem grega que se destacou durante o período helenístico, abrangendo os séculos 4, 3 e 2 antes de Cristo.

Ponto circulado

Essa corrente filosófica exerceu significativa influência na cultura da época, oferecendo orientações práticas para uma vida tranquila e em harmonia com a natureza.

Zenão de Cítio, um filósofo nascido na atual ilha do Chipre, é reconhecido como o fundador do estoicismo.

Sua trajetória teve origem na escola cínica, cujos adeptos defendiam o completo desapego aos bens materiais.

Zenão inicialmente adotou uma perspectiva semelhante aos cínicos, defendendo a busca por uma vida simples e minimalista.

No entanto, Zenão foi além, introduzindo um novo enfoque ao começar a discutir as leis da natureza. Essas leis são inevitáveis, como, por exemplo,  a morte.

Preocupar-se excessivamente, ter medo ou se apavorar com a morte não impedirá que ela aconteça, pois é uma parte inescapável  da existência.

Ao adotar essa visão estoica, podemos buscar viver com coragem, autenticidade, concentrando-nos em nossas ações e valores enquanto estamos vivos.