Pular para o conteúdo

As 11 melhores frases do filme Oppenheimer

Revista de Entretenimento

O cinema, como uma forma de arte, tem o poder de nos transportar para momentos históricos e desafiadores, nos permitindo testemunhar a vida e os dilemas de pessoas marcantes.

Pensando nisso, selecionamos algumas frases do filme Oppenheimer, obra do aclamado diretor Christopher Nolan, para você entender o contexto da obra por meio das citações. Boa leitura!

Quem foi Oppenheimer ?

Foto real de Oppenheimer, cientista que ajudou a desenvolver a bomba atômica.

J. Robert Oppenheimer (1904-1967) foi um físico teórico americano. Durante o Projeto Manhattan, Oppenheimer foi diretor do Laboratório de Los Alamos e responsável pela pesquisa e projeto de uma bomba atômica. Ele é frequentemente conhecido como o “pai da bomba atômica”.

A desculpa motivação inicial para a criação da bomba foi o receio de que a Alemanha nazista desenvolvesse projetos de armas nucleares ou outras tecnologias devastadoras.

No entanto, depois que Hitler se suicidou, o projeto não foi abortado. A equipe de cientistas liderada por Oppenheimer acreditava que seria impossível impedir que outros países desenvolvessem armas nucleares.

Sendo assim, ela quis sair na frente e fabricar a maldita bomba.

Confira 11 frases de Oppenheimer

Confira as melhores frases do filme Oppenheimer
Confira as melhores frases do filme Oppenheimer

As citações abaixo vão ajudar você a interpretar melhor a obra. #oppenheimer frases

1. “Agora eu me tornei a morte. Destruidor de mundos”

Essa infame citação, tirada do texto sagrado hindu do Bhagavad Gita, está intimamente ligada à figura de Oppenheimer na vida real.

Originalmente, ele proferiu essas palavras vinte anos após os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, durante um documentário da NBC News intitulado “A decisão de soltar a bomba”.

No filme, ela é citada duas vezes: uma vez em uma cena de sexo com Jean Tatlock (Florence Pugh) e depois na sequência ofegante do teste Trinity.

2. “O poder fica nas sombras.”

Graças ao icônico desempenho de Robert Downey Jr., Lewis Strauss instantaneamente se tornou um oportunista crível, o que é apropriado dada a estética em preto e branco de suas cenas.

3. “Eles não vão temê-lo até que o entendam. E eles não vão entender até que tenham usado.”

Essas são as palavras que Oppenheimer compartilha com gravidade e desespero com a equipe científica durante o debate sobre a necessidade da bomba atômica após o suicídio de Hitler.

4. “Hiroshima não é sobre você.”

É uma das falas mais devastadoras do filme. Oppenheimer decide visitar o presidente Truman (interpretado por Gary Oldman) e, ao expressar que carrega o peso do “sangue nas mãos”, recebe essa resposta.

5. “Por que você não luta?”

Kitty Oppenheimer, de Emily Blunt, é uma mulher que observa tudo enquanto a história a consome. Ela repete essa frase para o marido o tempo todo, desafiando-o a escrever o próprio registro da história.

6. “Será que alguém, algum dia, vai dizer a verdade sobre o que está acontecendo aqui?”

Oppenheimer comenta em silêncio para seu advogado quando ele percebe a ambivalência dos outros em relação à verdade durante a leitura da carta de ataque imprecisa a pedido do Conselho Cinza.

7. “Zero seria bom”

General Groves (Matt Damon), Oppenheimer e amante.

“Zero seria bom”, disse Oppenheimer, quando conseguiu oferecer ao General Groves (Matt Damon) uma chance “quase zero” de que a atmosfera não fosse consumida pelas chamas, resultando na destruição do planeta. Em resposta, Groves lança essa réplica astuta.

8. “Não exclua todas as pessoas que entende o que você faz. Um dia você vai precisar delas”.

Quando Oppenheimer deixou a amante Jean Tatlock (Florence Pugh) para se casar com Kitty, a moça mergulhou em uma profunda depressão.

9. “Não estamos condenando. Apenas negando”

Essa citação de Lewis Strauss incorpora a justificativa pessoal dele em derrubar a estatura social de Oppenheimer. Mais tarde, repetiu a fala quando percebeu que as chances de se tornar secretário de Comércio eram improváveis após o testemunho do Dr. David Hill (Rami Malek) no Congresso.

10. “Você não comete pecado e depois pede a todos nós que sintamos pena de você quando houver consequências”

Após receber a triste notícia da suspeita de suicídio de Jean Tatlock, Oppenheimer fica entregue à dor e desolação. No entanto, Kitty o retira de seu estado de torpor com uma citação significativa, revelando seu verdadeiro eu, uma rara oportunidade para se mostrar.

11. “Acredito que sim”

As últimas palavras do roteiro de Christopher Nolan mostram Oppenheimer confessando a Albert Einstein (interpretado por Tom Conti) que percebe suas ações como uma mudança negativa no mundo. A descoberta levou a humanidade por um caminho sombrio, sem possibilidade de retorno.

Curtiu as frases do filme Oppenheimer? Essa história deve nos servir como um lembrete constante da responsabilidade que temos como sociedade em controlar e canalizar a tecnologia para o bem da humanidade e do planeta.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.