Entenda a experiência dolorosa que pode acontecer nos relacionamentos afetivos.
O sentimento de "mirar no amor e acertar na solidão" é uma experiência emocional complexa e muitas vezes dolorosa que pode acontecer nos relacionamentos afetivos.
Uma das reflexões trazidas pela psicanalista Ana Suy no livro sobre o tema, é que, muitas vezes, buscamos encontrar o amor romântico como forma de preencher um vazio emocional.
No entanto, podemos sentir solidão mesmo estando em um relacionamento, quando as expectativas não são atendidas ou quando não encontramos a conexão verdadeira com o outro.
Outro aspecto mencionado no livro é que, por vezes, direcionamos nossas energias para encontrar o amor romântico e ignoramos a importância das amizades.
A seguir, confira algumas citações do livro A Gente Mira no Amor e acerta na Solidão, da psicanalista Ana Suy
“Amor é um misto de bancar a solidão com ter sorte, atravessado por um encanto com um outro que insiste.”
"Quando a gente tenta ser amado, tenta seduzir, tenta se encaixar naquilo que supõe que o outro gostaria que fôssemos, ficamos ridículos.”
“A gente não ama o outro porque ele é nosso espelho, a gente ama o outro na notícia que ele dá de que há um mundo para além do nosso umbigo".
“Ninguém sai imune da família que tem.”
Trecho do livro de Ana Suy: A gente mira no amor e acerta na solidão
“Não é raro que, quando alguém começa um novo relacionamento/namoro/casamento, se ausenta em alguma medida do campo das amizades e retorne assim que tudo acaba".
“Se nosso furo é redondo, procuramos alguém redondo também. Ainda que encontremos um quadrado, nossa fantasia lixa seus ângulos e acredita que vê um redondo.