Entenda a importância de duvidar de si mesmo para treinar o pensamento crítico.
Uma das perguntas mais importantes que você pode se fazer é: “Posso estar errado(a)?” Às vezes, é preciso duvidar de si mesmo para envolver pensamento crítico.
A sua mente é um quebra-cabeças de crenças e todas as peças estão se juntando para formar algum tipo de imagem : sua visão de mundo.
Na filosofia, o coerentismo é a ideia de que estamos justificados em acreditar nas coisas se elas forem coerentes com nossas outras crenças.
Não significa rejeitar qualquer ideia que discorde daquilo que você acredita, pois aí é fanatismo. É preciso abrir espaço para o novo, mesmo que seja trabalhoso modificar sua visão de mundo.
“A única maneira de descobrir se você está enganando a si mesmo ou não é ouvir outras pessoas que discordam de você”.
Nossas crenças e visões de mundo moldam nossas vidas e definem nossas identidades. Assim, desafiar essas crenças requer uma abordagem cuidadosa.
É por meio do pensamento crítico que somos capazes de avaliar informações de forma objetiva e racional, buscando compreender a realidade de maneira mais profunda e precisa.
Destacou a importância da dúvida metódica como ferramenta pra alcançar o conhecimento verdadeiro: o pensamento crítico é essencial para distinguir o verdadeiro do falso.
Defendeu que as pessoas devem questionar autoridades e dogmas estabelecidos, exercendo sua própria razão e capacidade de julgamento.
enfatizaram a necessidade de examinar evidências, considerar diferentes perspectivas e estar aberto a revisar e reformular conceitos.
O pensamento crítico nos capacita a superar preconceitos, tomar decisões informadas, resolver problemas complexos e desenvolver um senso de ceticismo saudável.
Continue navegando em outras stories ou peça o seu livro: Pensamento Crítico Para Leigos