Pular para o conteúdo

Reality é baseado em história real?

Revista de Entretenimento

Quem assiste a Reality (2022, MUBI) passa boa parte do filme se perguntando o que a personagem de Sydney Sweeney fez. Afinal, ela deve ter cometido um crime muito grave para justificar a visita de agentes do FBI na porta de casa.

Dirigido por Tina Satter, a história começa informando que todo o diálogo do filme foi extraído de uma transcrição da polícia sobre o interrogatório e a busca reais. Algumas partes da gravação são censuradas devido às informações confidenciais. Entenda o que aconteceu.

Reality é uma história real?

Reality Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
Reality Winner real e Sydney Sweeney, atriz.

Sim, Reality é uma história real. O filme se baseia na vida de Reality Winner, uma ex-analista de inteligência dos Estados Unidos, que vazou um documento ultrassecreto para a mídia em 2017. O documento descrevia detalhes de uma tentativa russa de hackear sistemas eleitorais nos EUA antes das eleições presidenciais de 2016.

Às vezes, eventos e datas sobre os quais os personagens estão falando no filme são cortados junto com as imagens reais ou postagens no Instagram. De vez em quando, vemos uma forma de onda das fitas, ou ouvimos alguma estática, ou vemos a transcrição sendo digitada, uma maneira de nos lembrar que o que estamos assistindo não é ficção.

O que Reality Winner fez?

Ela vazou documentos confidenciais que detalhavam como a Rússia havia tentado invadir os sistemas de votação e enviar e-mails falsos para autoridades eleitorais locais, tentando interferir no processo eleitoral dos EUA.

Winner imprimiu os documentos enquanto trabalhava e os escondeu na meia-calça para levá-los para fora do prédio sem ser detectada. Depois, ela enviou os papéis para um jornal, The Intercept, usando envelopes e selos que ela tinha no carro, sem escrever qualquer nota.

Quando os jornalistas do The Intercept tentaram verificar as informações, acabaram ajudando o FBI a rastrear Winner, que foi presa. Ela foi acusada de remover material confidencial do governo e enviá-lo para a imprensa, o que resultou em sua condenação e prisão.

“Eu não estava tentando ser uma Snowden ou algo assim”, disse aos agentes. Mais tarde, ela disse à mídia que sentia que o governo estava intencionalmente enganando os cidadãos sobre as tentativas da Rússia de derrubar a eleição.

Como o FBI descobriu?

Quando um jornalista recebe documentos vazados, normalmente verifica cuidadosamente a autenticidade e os detalhes antes de publicar. Mas The Intercept cometeu um erro ao compartilhar com o FBI fotos dos documentos de Winner, sem esconder informações sensíveis.

Os documentos tinham uma característica chamada “micropontos”, que são pequenas marcas de impressão digitais usadas pelas impressoras para identificar qual máquina imprimiu o documento. O FBI foi capaz de usar essas marcas para rastrear a impressora utilizada.

Além disso, Reality já havia expressado nas redes sociais e em mensagens privadas sua insatisfação com o governo e seus superiores, o que ajudou ainda mais a levantar suspeitas sobre ela. O governo descobriu tudo antes mesmo do Intercept publicar as reportagens.

Como foi o julgamento de Reality?

Reality Winner foi levada a julgamento e acusada de “remover material confidencial de uma instalação do governo e enviá-lo para um meio de comunicação”. Durante o processo, que durou mais de um ano, The Intercept cobriu todas as despesas legais dela.

Pelo crime de “remover material confidencial de uma instalação do governo e enviá-lo para um meio de comunicação”, ela foi condenada a cinco anos e três meses de prisão federal — a mais longa já imposta por esse crime. A fiança foi negada repetidas vezes.

Ao longo do julgamento, sua personalidade e ações foram minuciosamente examinadas, incluindo notas pessoais encontradas em sua casa que mencionavam, de maneira provocativa, coisas como o “incêndio da Casa Branca”.

Além disso, uma ligação que Winner fez para sua irmã após ser presa acabou sendo usada contra ela. Nessa conversa, ela brincou, mencionando a série Orange is the New Black e falando que interpretaria o “papel da garota branca bonitinha” para angariar simpatia no tribunal.

Esse tipo de comentário, que poderia ser apenas uma forma irônica de lidar com a situação, foi interpretado negativamente e usado para pintar um quadro desfavorável da sua personalidade. Isso destacou o quanto seus comentários online e offline estavam expostos.

Onde Reality Winner está agora?

Reality Winner está atualmente vivendo perto de Corpus Christi, no Texas, após ser libertada antecipadamente em 2021 por bom comportamento. Sob liberdade condicional até novembro de 2024, ela cumpre o toque de recolher noturno e está proibida de deixar o estado.

Além disso, ela é obrigada a relatar qualquer interação que tenha com a mídia. Embora detalhes sobre suas atividades atuais sejam limitados, sua advogada Alison Grinter Allen sugeriu que Winner provavelmente se envolverá em defesa e ativismo, indicando que esses temas podem fazer parte do seu futuro.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Midsommar: qual é o objetivo do ritual?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Midsommar (2019, MUBI) se destacou como um dos filmes mais comentados do ano. Parte do sucesso se deve à atuação impressionante de Florence Pugh, mas também ao final assustador e surpreendente dirigido por Ari Aster. O filme traz uma reviravolta sombria no relacionamento dos protagonistas Dani (Pugh) e… Leia »Midsommar: qual é o objetivo do ritual?
  • Nefarious: transtorno ou possessão?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Com uma atuação marcante de Sean Patrick Flanery, Nefarious (2023, Prime Video) causa impacto no espectador de forma intensa e perturbadora. O filme destaca o aspecto psicológico de um serial killer, deixando todos incertos sobre a verdadeira natureza de seu estado: é ele completamente insano ou realmente está… Leia »Nefarious: transtorno ou possessão?
  • Reality é baseado em história real?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Quem assiste a Reality (2022, MUBI) passa boa parte do filme se perguntando o que a personagem de Sydney Sweeney fez. Afinal, ela deve ter cometido um crime muito grave para justificar a visita de agentes do FBI na porta de casa. Dirigido por Tina Satter, a história… Leia »Reality é baseado em história real?
InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:Reality  Ano: 2022
Título Original:Reality
Diretor:Tina Satter
Gênero:Drama, Mistério & Thriller
Avaliação IMDB:6.7
Classificação etária:16
Duração:1h 23min
Elenco:Sydney Sweeney, Josh Hamilton, Marchánt Davis, Benny Elledge, John Way, Reality Winner, Tucker Carlson, Bill Maher, Krystal Ball, Juan Williams, James Comey.
Onde assistir:MUBI

Reality