Pular para o conteúdo

Por que todo mundo tá falando em ácido hialurônico?

Conforme o tempo passa, a nossa pele já não é mais a mesma e, por isso, podemos perder quase 70% da reserva de ácido hialurônico.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais todo mundo tá falando em ácido hialurônico.

Estudos científicos demonstram que ele ajuda a melhorar a hidratação da pele e a produção de colágeno, combate os radicais livres, mantém a elasticidade e ainda possui propriedades antibacterianas/antiinflamatórias que auxiliam na cicatrização de feridas.

Vamos continuar falando em ácido hialurônico?

mulher look minimalista pele bem-cuidada

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo humano. Está presente em grandes concentrações na pele quando somos jovens.

Ele ajuda a manter a tez hidratada e preenchida. Como é umectante, tem a capacidade de atrair e reter a umidade quase como uma esponja.

Absorve a umidade do ambiente através da epiderme (a camada superior da pele) e penetra profundamente para fornecer hidratação duradoura.

É essa qualidade de retenção de umidade que torna o ácido hialurônico um ingrediente tão bom em produtos para cuidados com a pele. Quando aplicado topicamente, potencializa a hidratação, potencialmente reduzindo a aparência de linhas finas.

O ácido hialurônico também é usado em preenchimentos dérmicos na forma de gel injetável  para tratar uma infinidade de preocupações cosméticas, incluindo:

  • levantar as bochechas;
  • suavizar dobras e vincos mais profundos ao redor da boca e do queixo;
  • melhorar a aparência de olheiras profundas e escuras;
  • hidratar e realçar os lábios;
  • rejuvenescer as mãos e lóbulos das orelhas.

Onde encontrar?

Hoje, o ácido hialurônico é incorporado em diferentes produtos de beleza e cuidados com a saúde antienvelhecimento. Então você pode encontrá-lo em loções, cremes, séruns e até suplementos de ácido hialurônico vendidos em lojas de produtos naturais.

O AH é um ingrediente natural no caldo de osso, e é por isso que adicionar mais caldo de osso ou pó de proteína feito de caldo de osso à sua dieta ajuda a aumentar automaticamente a ingestão do ativo.

Origem do ácido hialurônico

O ácido hialurônico foi isolado pela primeira vez na década de 1930, a partir daí tivemos décadas para estudá-lo e entendê-lo. Sabemos bastante sobre sua atuação no corpo; passou por testes clínicos e pelo processo de aprovação do FDA em preenchimentos, e é usado em tratamentos tópicos de feridas.

Um estudo publicado em 2014 no Journal of Cosmetic and Laser Therapy aplicou soro contendo ácido hialurônico em 23 mulheres duas vezes ao dia durante oito semanas. Em comparação com a linha de base original, as participantes mostraram uma melhora nos sinais de envelhecimento — especialmente rugas ao redor dos olhos.

Muita gente pergunta: ácido hialurônico serve pra quê? Se a sua pele está com aparência cansada, considere estas dicas da Adcos, Avène e O Boticário.

5 benefícios do ácido hialurônico

Entenda os benefícios do ácido hialurônico

1. Atrai a umidade natural

Imagine uma substância com a capacidade de reter até 1.000 vezes seu peso molecular em água. Isso é um grande gole refrescante para a sua pele.

Essa ação do ácido hialurônico o torna uma excelente escolha para peles ou situações secas ou desidratadas (pense no inverno).

2. Aumenta a barreira da pele

A barreira da pele é a camada mais superficial que atua como um escudo. Ela protege as delicadas camadas internas dos agressores ambientais, como poluição e raios UV nocivos.

O ácido hialurônico ajuda a fortalecê-la, aumentando a produção de lipídios idênticos à pele. Isso ajuda a manter a umidade retida e os agressores ambientais afastados, resultando em uma tez saudável e brilhante.

Ao mesmo tempo, a pele pode resistir melhor aos fatores ambientais de envelhecimento e poluentes.

3. Previne rugas

Além de aumentar a hidratação, o ácido hialurônico também previne a formação de linhas finas e rugas. Isso porque estimula a produção de colágeno, proteína que dá estrutura e firmeza à pele.

É ideal para bolsas sob os olhos e pele propensa a flacidez, pois aperta a tez enquanto a preenche com umidade natural. Melhora a aparência dos contornos faciais para uma aparência mais jovem.

4. Promove o antienvelhecimento

O ácido hialurônico em produtos para a pele não penetra completamente na derme. Em vez disso, as moléculas permanecem na epiderme. Isso funciona contra o envelhecimento porque existe mais ácido naturalmente disponível na derme do que na epiderme.

5. Melhora a tonalidade

Além de diminuir as linhas finas e rugas e aumentar a firmeza da pele, o ácido hialurônico ajuda a uniformizar o tom da pele e reduz a aparência de pigmentação. Com a ajuda dos cosméticos certos, a textura geral da pele fica visivelmente mais uniforme em tom e cor.

O que acontece quando falta AH na pele?

O papel do ácido hialurônico como uma espécie de lubrificador entre vários tecidos, articulações e células do corpo é muito importante. Então, quando a pele não tem, os efeitos são percebidos. Sinais como flacidez, papada solta, problemas inflamatórios que não se reparam com rapidez suficiente são observados.

Quem deve usar?

O ácido hialurônico é ótimo para todos os tipos de pele.

Quem tem pele seca e/ou mais madura será mais beneficiado com o uso de produtos com esse componente.

Em geral, ele não é irritante e não provoca acne ou reações alérgicas na pele. Ou seja, as chances de qualquer efeito colateral é remota.

Como identificar AH nos rótulos dos ingredientes

Mulher aplica creme no rosto falando em ácido hialurônico.

O ácido hialurônico também se apresenta com outros nomes:

  • Hialuronato de sódio;
  • Hyaluronan;
  • Glycoaminoglycan;
  • Espanhol: Ácido Hialurónico.

O ácido hialurônico é frequentemente usado como um  ingrediente antienvelhecimento devido à sua capacidade de melhorar a hidratação, reduzir rugas e preencher a pele de alguma forma.

Se você está procurando um produto que ajude a dar à sua pele uma aparência mais jovem, procure um que contenha ácido hialurônico.

Produtos com ácido hialurônico

Creme diurno Revitalift Hialurônico tubo 25g, L’Oréal Paris

Creme Anti Idade L’Oréal Revitalift Hialurônico Noturno, L’Oréal Paris

Sérum Preenchedor Facial Anti-idade L’Oréal Paris Revitalift Hialurônico

Serum Vitamina C + Ácido Hialurônico + Vitamina E + Ureia – Sérum Facial

Linha da Skinceuticals

Skinceuticals H.A. Intensifier 30ml

Shampoo Preenchedor L’Oréal Paris Elseve Hidra Hialurônico

Creme Noturno L’Oréal Paris Elseve Hidra Hialurônico (para o cabelo)

Entendeu por que as pessoas estão falando em ácido hialurônico? É um ingrediente essencial nos cuidados com a pele, bebê!