Hill apresenta a Elwood uma oportunidade empolgante: uma bolsa de estudos na Melvin Griggs Technical School , uma faculdade historicamente negra que oferece aos estudantes a chance de cursar um programa gratuito. Com uma visão cada vez mais crítica sobre a sociedade racista em que vive, Elwood começa a se envolver em atividades comunitárias que abordam questões raciais de forma construtiva.
Embora tenha sido incentivado pelo professor a participar da comunidade e ajudar aqueles em situações mais difíceis, em casa ele recebe uma orientação bem diferente. Hattie, que sempre acreditou que o trabalho árduo e a determinação eram o caminho para o sucesso, não quer que o neto se envolva com política. Ela o alerta diretamente para não participar do Movimento dos Direitos Civis, temendo as consequências desse engajamento.
Em meio a essas filosofias conflitantes, Elwood decide priorizar seus estudos e um dia parte em direção à Escola Técnica Melvin Griggs, que fica a alguns quilômetros de sua casa.
Elwood foi preso injustamente por ser considerado cúmplice de um crime que não cometeu. No caminho para a Escola Técnica Melvin Griggs, ele aceitou inocentemente uma carona de um homem bem vestido, sem saber que o carro havia sido roubado.
Poucos minutos depois, a polícia os interceptou e, apesar de Elwood não ter envolvimento, foi preso junto com o verdadeiro ladrão apenas por estar no veículo. Como resultado, ele foi enviado para o reformatório Nickel Academy.
A Nickel Academy é o reformatório fictício retratado no filme. No entanto, a instituição foi inspirada em um lugar real e aterrorizante: a Florida School for Boys, também conhecida como Arthur G. Dozier School for Boys, que trabalhou de 1900 a 2011 e acumulou um histórico de abusos, trabalho forçado, tortura e até assassinatos de jovens internos, especialmente meninos negros.
Junto com o racismo desenfreado, Elwood e seus colegas também precisam suportar agressões físicas terríveis em nome do castigo corporal. Quase todas as noites, alguns alunos são arrastados para um galpão no terreno e espancados por algum erro, enquanto o barulho alto da máquina de lavar é usado para cobrir os gritos e berros dos que estão sendo agredidos. O próprio Elwood tem que passar por isso uma vez quando alguns outros meninos o intimidam, o que leva a uma briga, e ambos os lados são espancados pelas autoridades.
Nickel Boys também sugere que há poucos alunos que são abusados sexualmente também, e agora, é um fato comprovado que todos esses incidentes horríveis aconteceram na Arthur Dozier School for Boys. Numerosas sepulturas não marcadas encontradas na propriedade da escola também deixam claro que não era apenas uma máquina para opressão sistêmica, mas também para assassinato, já que muitos dos alunos foram simplesmente mortos e seus corpos foram descartados.
Na história, Elwood Curtis é injustamente enviado para a Nickel Academy por um crime que não cometeu, algo que ecoa as injustiças reais sofridas por jovens negros durante a era Jim Crow. Esse período, que se estendeu do final do século XIX até meados da década de 1960 nos Estados Unidos, foi marcado pela segregação racial legalizada no sul do país.
As chamadas Leis de Jim Crow impuseram a separação entre brancos e negros em espaços públicos e institucionais, reforçando um sistema de opressão e discriminação que afetava profundamente todas as esferas da vida dos afro-americanos.
No caso de Elwood, sua prisão e posterior envio à Nickel Academy representam uma falha brutal do sistema judiciário, que frequentemente condenava homens e jovens negros sem provas, apenas com base na cor de pele. Na Nickel Academy, ele enfrenta uma realidade ainda mais cruel, onde os internos negros são explorados como mão de obra forçada, submetidos a espancamentos brutais, abusos sexuais e, em muitos casos, assassinatos ocultados pelas autoridades da escola.
Griff foi um jovem boxeador negro da Nickel Academy que se destacou no torneio anual de boxe da escola. Antes da luta final contra um oponente branco, o administrador-chefe, Sr. Spencer, tentou que ele perdesse de propósito. Embora tenha concordado com a ordem, Griff acabou vencendo a luta, talvez sem perceber que era a final.
Na mesma noite, o barulho alto da lavanderia — frequentemente usado para encobrir os filhos de espancamentos — foi ouvido no reformatório, e Griff nunca mais foi visto. Elwood e seus amigos rapidamente entenderam que ele provavelmente foi espancado até a morte como vingança por desobedecer Spencer, e seu corpo foi descartado sem deixar rastros, como aconteceu com outros garotos antes dele. O desaparecimento de Griff foi um dos momentos que mais impactaram Elwood, reforçando a brutalidade e a impunidade do sistema opressor dentro da Nickel Academy.
Elwood morreu ao tentar fugir da Nickel Academy junto com Turner. Depois que seu diário foi entregue aos inspetores, ele esperou que a escola fosse exposta e fechada, mas os inspetores eram tão corruptos quanto os administradores da instituição. Em vez de tomarem alguma atitude, eles alertaram Spencer, o diretor da escola, que então mandou prender Elwood na sweatbox (uma cela de confinamento solitário).
Turner descobriu que Elwood estava prestes a ser morto e decidiu ajudá-lo a fugir. Os dois escaparam do complexo da escola de bicicleta, mas foram perseguidos pelas autoridades da Nickel Academy. Durante a fuga, os funcionários da escola atiraram contra os garotos, e Elwood foi baleado e morto. Seu corpo foi enterrado em uma das sepulturas não identificadas que mais tarde foram descobertas no local.
Para se proteger das autoridades da Nickel Academy – Depois da fuga, Turner sabia que a escola não deixaria barato a morte de Elwood. Se fosse capturado, ele provavelmente teria o mesmo destino do amigo ou sofreria retaliações violentas. Ao adotar o nome de Elwood, ele se afastou do radar da escola e das autoridades, evitando ser perseguido.
Para honrar a memória de Elwood – Turner sempre foi mais cético e conformado com o racismo e a brutalidade do mundo, enquanto Elwood tinha esperança e acreditava na justiça. Ao assumir sua identidade, Turner carrega o legado do amigo, alguém que lutou contra o sistema, mantendo sua lembrança viva. É uma forma de reparar a culpa que sente por ter sobrevivido quando Elwood não teve a mesma sorte.
Livro O Reformatório Nickel, vencedor do Prêmio Pulitzer 2020
Sim, além de ser inspirado no livro de Colson Whitehead (acima). De acordo com o The Guardian, um edifício caiado conhecido como Casa Branca era onde crianças de até seis anos eram levadas após pequenas transgressões e acorrentadas a mesas enquanto eram açoitadas até ficarem inconscientes.
Houve alegações de sobreviventes, muitos deles já falecidos, de uma “masmorra de estupro”; outros relembraram surras implacáveis com a fivela de metal de um cinto de couro conhecido como “beleza negra”; na vida real, assim como no livro e no filme, algumas crianças desapareciam no meio da noite, para nunca mais serem vistas vivas.
Os corpos daqueles que não retornaram se juntaram a outros descobertos durante uma escavação de três anos iniciada em 2013 por antropólogos da Universidade do Sul da Flórida (USF), cujo trabalho serviu de inspiração para o livro e, finalmente, para o drama histórico do filme.
A equipe da USF foi liderada pela Dra. Erin Kimmerle, que descobriu restos humanos em 55 sepulturas. Alguns foram enterrados em um cemitério improvisado conhecido como Boot Hill, retratado em realismo sombrio no filme com cruzes de metal cruas como marcadores.
Outros foram encontrados em outros lugares, vários com ferimentos de bala ou traumatismo contundente, ou mostrando “evidências substanciais” de desnutrição ou infecções. Oito, incluindo dois professores, morreram em um misterioso incêndio em um dormitório em 1914; outros 11 foram vítimas de gripe quatro anos depois.
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | O Reformatório Nickel Ano: 2024 |
Título Original: | Nickel Boys |
Diretor: | RaMell Ross |
Gênero: | Drama |
Avaliação IMDB: | 7.1 |
Classificação etária: | 14 |
Duração: | 2h 20min |
Elenco: | Ethan Herisse, Brandon Wilson, Aunjanue Ellis-Taylor, Hamish Linklater, Gralen Bryant Banks, Fred Hechinger, Jimmie Fails, Luke Tennie, Bryan Gael Guzman, Daveed Diggs, Sam Malone, Najah Bradley, Legacy Jones, Peter Gabb, Taraja Ramsess, Sean Papajohn, Bryant Tardy, Robert Aberdeen. |
Onde assistir: | Prime Video |
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
Publicar comentário