“O Bono Vox já chegou?” — perguntei ao ver o palco com efeitos especiais cedido pela PONTUAL ESTRUTURA para o III Encontro de Mulheres Que Empreendem na Ibiapaba que aconteceu no dia 08 de março de 2023, no Sítio Bougainville, em Tianguá.
Toda jornalista tem, pelo menos, um caderninho e uma caneta na bolsa. Acontece que eu estava sentada ao lado do balcão da BEATS COQUETEL OPEN BAR e, alguns copos depois, não lembrei de registrar absolutamente nada.
Então resolvi escrever este post apenas com recursos da minha memória.
III Encontro de Mulheres Que Empreendem na Ibiapaba
O Encontro de Mulheres Que Empreendem na Ibiapaba nasceu da maneira mais espontânea por meio de um grupo de mulheres que sentiu necessidade de construir uma rede de apoio feminina.
Lucivanda Fernandes (Aromas da Fazenda) e Maysa Cunha (Assessoria e Cerimonial) são as principais responsáveis.
O número de participantes triplicou a ponto de precisar limitar a quantidade de vagas. Mas a dupla infalível conseguiu reunir parceiros de diferentes nichos que, juntos, se ajudam pra fazer a coisa acontecer e se divulgam simultaneamente.
É como uma corrente do bem do marketing.
Lucivanda abriu a celebração com a alegria peculiar de sempre. Maysa afirmou preferência em ficar atrás dos bastidores, mas se revelou mestre também na oratória.
A empresária Sirdineide Prado, mais conhecida como Neidinha, fez uma síntese do que é ser mulher, mãe e administradora. A bonita, que é vice-prefeita da cidade de Ibiapina, contou que entrou para a política de um jeito quase acidental e acabou gostando da missão que recebeu.
Ser mulher é sobre isso
É sobre descobrir um potencial que estava ali, guardado.
É sobre desenvolver o próprio estilo de liderança.
É sobre comunicar, negociar, persuadir.
É sobre ser exemplo para novas e futuras gerações.
É sobre fazer as coisas com amor, além de fazer amor…
Hoje, as mulheres assumem a responsabilidade de criar mudanças, de escolher outras ocupações além daquela que a sociedade atribuiu e explorar caminhos inovadores, tanto na forma de agir como nos projetos de trabalho.
A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas uma base necessária para um mundo pacífico, próspero e sustentável.
Houve progresso nas últimas décadas, mas o mundo não está no caminho certo para alcançar a igualdade de gênero ainda. Precisamos investir pesado em educação de qualidade para meninos e meninas.
Compromisso e ação ousada também são necessários para acelerar o progresso, inclusive por meio da promoção de leis, políticas, orçamentos e instituições que promovam a igualdade de gênero.
Enfim…
Houve sorteio de presentes que foram gentilmente doados por parceiros.
Foi uma tarde muito agradável, mas o Dia Internacional da Mulher será muito mais significativo quando conseguirmos reduzir o número de feminicídio pra ZERO.
A violência contra a mulher é um fato recorrente. É inacreditável como, em pleno século 21, grupos autodenominados “machosfera” disseminam tanto discurso de ódio nas redes sociais.
Como disse a diva Simone de Beauvoir: “Não se esqueça de que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida”.
9 detalhes sobre o evento
- Pensei que ia provar o Licor de pitaya da Fazenda Sto Expedito, mas ficou pra próxima;
- Meus olhos flagraram Lucileide Lourenço (SEBRAE) descendo até o chão quando ninguém, além dela, estava dançando;
- Fiquei sabendo que o sonho da Lucivanda (Aromas da Fazenda) é ter um boi como bicho de estimação;
- Evelyne (Silvestre Bistrô) não bebeu o suficiente pra tomar o microfone de alguém e cantar;
- Comi um biscoito viciante da Cozinha Artesanal Terezinha Magalhães;
- A loja Stalker Tianguá distribuiu vouchers de desconto;
- O evento cunhou um novo conceito de marketing: a loja Úteis Importados é “igual a uma praga”, ou seja, “está em todo lugar”.
- Lucélia avisou que o nome correto é Uniscon — e não Unicon ou Unicórnio — o nome da empresa de Consultoria Contábil top;
- A Premibeer é sucesso também no grupo do WhatsApp restrito às Mulheres Que Empreendem na Ibiapaba.
Feedback das participantes
PARCEIROS
- Sítio Bounganville (@sitiobouganville_)
- Aromas da Fazenda (@aromasdafazenda_)
- Fazenda Santo Expedito (@fazendastoexpedito)
- José Emanuel (@eu.emanu3l)
- Rafael Dantas (@djrafaeldantas)
- Fllix Produções Audiovisuais (@olavofllix)
- Nonna Gourmet (@nonnagourmetcozinha)
- Beats Coquetel (@beats_coquetel_open_bar)
- Pontual Estruturas (@pontual_estruturas)
- Ádila Nobre (@adilanobredecor)
- Licca Provosthe Fotografia
- Niere Fotografia
Siga Mulheres que Empreendem na Ibiapaba no Instagram e, pra ficar por dentro das novidades do Blog, entre no meu grupo do WhatsApp e receba uma newsletter diária.
Por Monique Gomes
Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.