O ano é 10.191. Casas nobres lideram uma sociedade feudal que se estende por muitos planetas. Os feudos são propriedades de terra mantidas com a condição de oferecer serviços a alguém superior.
Paul Atreides é filho do duque Leto Atreides e Lady Jessica, uma assistente Bene Gesserit. As Bene Gesserit são uma seita religiosa matriarcal que exerce poderes aparentemente sobre-humanos obtidos após anos de treinamento físico e mental exaustivo. Elas têm as próprias motivações políticas e procuram adquirir mais poder.
Grande parte da população desconfia das Bene Gesserit e as chama de “bruxas” por causa de suas estranhas habilidades. No final das contas, as Bene Gesserits participam de um longo programa de melhoramento genético para dar à luz a uma figura semelhante a de Cristo, conhecida como Kwisatz Haderach.
Resumindo, Duna é a história de uma família traída por seus mestres e forçada a trabalhar com os nativos do planeta para sobreviver. A aventura foca principalmente em Paul e continua a incluir uma série de personagens estranhos e maravilhosos.
Se você quiser uma base sólida de conhecimento sobre Duna antes do lançamento do filme, então o primeiro romance deve ser suficiente.
O romance em si é dividido em três partes distintas: “Duna”, “Mua’dib” e “O Profeta” – enquanto o filme de Villenueve será dividido em duas.
No entanto, se você estiver interessado em mergulhar mais fundo no mundo de Frank Herbert, há uma abundância de material para explorar. O autor faleceu após a publicação de Chapterhouse: Dune.
Duas décadas depois, o filho dele, Brian Herbert, junto com Kevin J. Anderson, escreveu uma sequência baseada nas notas deixadas por Frank Herbert.
Há muito material a ser ingerido e, se você decidir fazer isso, aqui está a ordem de leitura para abordar os livros.
1. Duna
Nas páginas de Dune, Herbert cria um mundo vasto, preparando o cenário para os próximos volumes, todos únicos por direito próprio. Uma história de intrigas políticas, personagens complexos, um clássico da ficção científica.
2. Messias de Duna
12 anos após os eventos de Duna, um grupo se forma para conspirar contra Paul para eliminá-lo. O tema principal do autor é a ideia do quão perigoso é canonizar um ditador. Uma história de fanatismo religioso, cuja figura central é ora conflituosa, ora vilão.
3. Filhos de Duna
Como o título entrega, o foco principal desse romance são as crianças. Os gêmeios de Paul, Ghanimma e Leto II começam a aprender manobras políticas após o exílio do pai. Anos se passaram e ambos estão sendo preparados para o poder.
4. Imperador Deus de Duna
3.500 anos após os eventos do romance anterior, Duna se transformou em uma terra verdejante com água corrente. Uma fera enorme reina sobre o planeta, criando sua própria religião e ameaçando os habitantes.Não há crimes, mas as facções tramam contra o Imperador Deus.
5. Hereges de Duna
1500 anos depois, a missão das Bene Gesserits é contnuar o Caminho Dourado de Leto II. O ponto central do romance é o retorno daqueles que participaram da fuga de Dune e o colapso da sociedade. A rivalidade entre Bene Gesserit e as Honradas Madres é um dos destaques.
No thriller psicológico Não Solte! (2024, Prime Video), dirigido por Alexandre Aja, a linha entre realidade e alucinação se desfaz em um pesadelo angustiante. A trama acompanha uma mãe desesperada que luta para proteger os filhos de uma força sombria. E se a verdadeira ameaça estiver dentro dela mesma? À medida que eventos inexplicáveis tomam
Morbius (2022, Netflix) traz Jared Leto no papel do Dr. Michael Morbius, marcando a segunda aposta da Sony em dar um filme solo a um vilão do Homem-Aranha, após o sucesso de Venom (2018) e a sequência Venom: Tempo de Carnificina (2021). Na trama, o brilhante cientista Michael Morbius sofre de uma rara doença sanguínea
Adolescência conta a história de como o mundo de uma família vira de cabeça para baixo quando Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, é preso pelo assassinato de uma adolescente onde ambos estudavam. O longa foi filmado em um único plano-sequência, ou seja, sem cortes aparentes, aumentando a tradição do espectador. O diretor Philip
Publicar comentário