Alexa é capaz de tocar música, fornecer informações diversas, contar piadas, entregar notícias e placares esportivos, informar o tempo, controlar a sua casa inteligente (nesse caso é preciso adquirir produtos inteligentes) ou até mesmo permitir que membros Prime encomendem produtos da Amazon.
Não é obrigatório ser assinante Prime para utilizar as funções de Alexa, mas, é claro, precisa criar uma conta de acesso gratuito. O sistema roda na nuvem, expande as informações oferecidas o tempo todo e refina as respostas para fornecer experiências cada vez melhores.
Você pode até pensar que não precisa de uma Alexa, afinal, sobreviveu até hoje sem essa tecnologia. No entanto, perceba a diferença: para escolher o álbum da sua banda preferida no Spotify pelo celular ou computador precisa parar tudo o que tá fazendo para buscar a informação com alguns cliques, né?
Se quiser pular a música, são outros cliques. Com a Alexa, você pede pra ela tocar, pausar, parar, pular: tudo com o comando da sua voz. Amazon Music é compatível, é claro, mas além dele, há suporte para diversos serviços como: Spotify, Deezer, Apple Music, TuneIn, bem como aplicativos de fornecedores individuais, como a BBC.
Alexa, quando o meu time vai jogar?
Se você deseja saber o placar de uma partida de futebol em andamento sem ter que ligar a TV ou apenas descobrir a data do próximo jogo, pergunte à Alexa. A Amazon criou várias funcionalidades esportivas sem a necessidade de instalação de habilidades externas.
Isso permite adicionar determinados times ao banco de dados de “Atualização de esportes”. A maneira mais fácil de fazer essa configuração é acessar o aplicativo Alexa no celular e, em seguida, adicionar times ao seu Sports Update no menu.
O que mais você pode pedir para o Echo Dot Alexa:
“Alexa, me acorde às 7 da manhã”
“Alexa, pergunte ao Jornal X as principais notícias do Ceará”
“Alexa, o que está programado na minha agenda hoje?”
“Alexa, como está o tempo em Brasília?”
“Alexa, toque Janis Joplin no Spotify”
“Alexa, como está o meu trajeto até o trabalho?”
“Alexa, embaralhe minha playlist de favoritos”
“Alexa, aumente o volume”
“Alexa, hoje vai chover?”
“Alexa, leia o livro X”
“Alexa, quais são as notícias?”
“Alexa, chame o Uber”
“Alexa, peça uma receita de lasanha de berinjela”
“Alexa, ligue a máquina de café”(+ dispositivos inteligentes)
“Alexa, acenda todas as luzes” (+ dispositivos inteligentes)
“Alexa, defina o quarto principal para 20 graus” (+ dispositivos inteligentes
Alexa também acessa informações de outros dispositivos e serviços por meio de Skills (os Skills são uma espécie de aplicativo). Conheça Skills para a Alexa
Como configurar um Amazon Echo
Comece instalando o aplicativo Amazon Alexa no seu celular. Existe uma versão para iPhone e outra para Android. Nem que você não precise usar com frequência, o app é essencial para a configuração inicial.
Conecte seu Amazon Echo. Aguarde alguns instantes até que o anel iluminado na parte superior do dispositivo fique laranja. Isso indica que está pronto para ser configurado. Se ficar roxo, pressione e segure o botão Ação (o botão com um ponto no centro) por vários segundos até que fique laranja novamente.
Abra o aplicativo Alexa no celular e toque nas três linhas horizontais no canto superior direito da tela (o “menu de hambúrguer”).
Toque em “Adicionar dispositivo”.
Na tela de configuração, toque em “Amazon Echo”.
Toque no tipo de dispositivo Echo que você está configurando: Echo, Echo Dot, Echo Show e assim por diante.
Siga as instruções nas telas de configuração. Você precisará tocar em “Continuar” e, em seguida, para confirmar que vê o brilho laranja no Echo, toque em “Continuar” de novo.
Você será direcionado para conectar seu telefone à rede do Echo. Para fazer isso, volte à tela inicial do telefone e vá para Configurações. Toque em “Wi-Fi” e escolha a rede que começa com “Amazon-“.
Volte para a tela inicial e inicie o aplicativo Alexa novamente. Siga as instruções finais para concluir a configuração, incluindo a escolha de sua rede Wi-Fi para o Echo se conectar. Seu dispositivo móvel se reconectará automaticamente à rede Wi-Fi quando terminar.
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter, analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
No thriller psicológico Não Solte! (2024, Prime Video), dirigido por Alexandre Aja, a linha entre realidade e alucinação se desfaz em um pesadelo angustiante. A
Delicious (2025, Netflix) é uma versão bem literal do ditado clássico “Coma os Ricos”, amplamente atribuído ao filósofo Jean Jacques Rousseau: “Quando o povo não tiver
Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.
Publicar comentário