Pular para o conteúdo

Christopher Nolan finalmente explica o final de Inception

Em 2010, o cineasta Christopher Nolan apresentou ao mundo um filme repleto de mistério e intriga: “A Origem” (Inception/2010)

Depois de mais de uma década, o diretor finalmente explicou o final ambíguo da obra e revelou como ela está ligada a Oppenheimer, seu próximo projeto.

Relembre a sinopse

O longa-metragem de ficção científica e suspense mergulha o público em um universo onde a mente humana se torna a arena principal para ação e manipulação.

No centro da trama está Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um habilidoso ladrão de segredos que adentra o subconsciente das pessoas para roubar informações valiosas.

No entanto, ele recebe uma oferta irresistível para realizar uma tarefa impossível: implantar uma ideia na mente de alguém.

O filme explora as camadas do sonho

O filme apresenta a ideia de que é possível entrar em camadas mais profundas da mente humana, onde cada parte do sonho é um nível mais profundo de consciência.

Os personagens podem criar e manipular ambientes dentro dos sonhos para enganar e confundir o espectador. Cada sonho é projetado como uma construção arquitetônica única e surpreendente.

Um dos momentos mais discutidos de “A Origem” é o final ambíguo. Quando uma pipa gira indefinidamente, deixa em aberto se o protagonista está em um sonho ou na realidade.

Isso gerou muitas teorias e interpretações diferentes ao longo dos anos.

Christopher Nolan explica o final de A Origem

Christopher Nolan

O diretor finalmente explicou o tão falado final do filme em recente entrevista à Wired:

“Quero dizer, o final de A Origem, é exatamente isso. Há uma visão niilista desse final, certo? Mas também, Dom Cobb seguiu em frente e está com seus filhos. A ambiguidade não é emocional. É intelectual para o público”, explicou Nolan na entrevista.

Curiosamente, o aclamado cineasta também confirmou que Oppenheimer , seu próximo thriller biográfico que apresenta Cillian Murphy no papel principal, tem uma conexão com o final de A Origem.

“É engraçado, acho que há uma relação interessante entre os finais de A Origem e Oppenheimer a ser explorada. Oppenheimer tem um final complicado. Sentimentos complicados”, afirmou Christopher Nolan, insinuando que o protagonista de Cillian Murphy será único.

Sobre Oppenheimer

A direção de Christopher Nolan apresenta um elenco estelar, incluindo Robert Downey Jr , Emily Blunt, Matt Damon, Rami Malek, Florence Pugh, Benny Safdie, Michael Angarano, Tom Conti, Gary Oldman, Josh Peck, Jason Clarke e outros nos papéis principais. . Oppenheimer chegará aos cinemas em julho de 2023.

Christopher Nolan mais uma vez demonstra habilidade como diretor e roteirista ao criar uma obra cinematográfica que mescla suspense, ação e reflexões filosóficas de forma magistral.

Após mais de uma década desde o lançamento, A Origem continua a ser objeto de discussões apaixonadas e teorias interpretativas, alimentando a curiosidade e o fascínio dos espectadores.


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.