Pular para o conteúdo

Harry Potter é um fenômeno que transcende o tempo

Revista de Entretenimento

Já se passaram mais de 20 anos desde que Harry Potter foi apresentado ao mundo e o menino bruxo ainda está lutando contra as forças do mal na imaginação de milhões de pessoas. 

A boa notícia é que, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology, aqueles que lêem a série tendem a ser mais abertos e empáticos e menos propensos a ter preconceitos contra grupos minoritários.

Não é difícil encontrar metáforas para a política racial nos livros de Harry Potter quando adulto. As palavras que Voldemort e os Comensais da Morte usam para descrever bruxos de “sangue puro” e “sangues-ruins” nascidos-trouxas não estão muito longe da terminologia nazista real. 

Mas, como a pesquisa sugere, os leitores não precisam estar familiarizados com esses paralelos para entender a mensagem.

O fenômeno Harry Potter

Os romances de JK .Rowling, os filmes, as mercadorias associadas a ambos, roupas, utensílios domésticos, livros não autorizados fazendo especulações sobre como e por que, sites, fóruns e até mesmo um gênero de música trouxeram Harry Potter à vanguarda cultural.

Quando alguém diz Harry Potter ou JK Rowling todos têm alguma ideia do que se trata — isso é culturalmente entendido no mundo inteiro. Harry Potter afastou as crianças dos videogames e da televisão, fez os adultos lerem novamente, mas, principalmente, causou um enorme impacto cultural.

Saber que um livro foi transformado em filme também torna um livro grande como o quarto livro de Harry Potter menos intimidante. As pessoas leem o livro antes de o filme sair para se preparar ou depois para completar o resto da história. Claro, há quem diga que não precisa ler o livro depois de ver o filme, mas a maioria fica curiosa para conhecer detalhes da história. 

15 termos para entender Harry Potter

1. No-maj

O termo americano para pessoas não mágicas (a palavra ‘trouxa’ é usada por bruxas e bruxos no Reino Unido).

2. Squib

Uma pessoa que nasceu de pais mágicos, mas não possui poderes mágicos.

3. Mudblood

Um termo depreciativo para uma pessoa que possui poderes mágicos, apesar do fato de ter nascido de pais não mágicos.

4. Quidditch

Esporte praticado por bruxas e bruxos em vassouras. O jogo é disputado em um campo com três aros em cada ponta e sete jogadores por equipe.

5. Animagus

Bruxa ou mago que pode se transformar em um animal à vontade.

6. Horcrux

Objeto que tem parte da alma de uma pessoa escondida dentro dele. Bruxos ou bruxas das trevas criam Horcruxes como um meio de alcançar a imortalidade.

7. Aparição

Meio de transporte de um lugar para outro usado por bruxas e bruxos com mais de dezessete anos.

8. Auror

Alguém que foi treinado para investigar crimes relacionados à magia negra. Aurores geralmente são empregados pela organização governante de seu país dentro do mundo mágico, como o Ministério da Magia.

9. Comensal da morte

O termo designado para aqueles que são seguidores leais de Lord Voldemort. Os Comensais da Morte são facilmente distinguidos por suas tatuagens de caveira e cobra no antebraço esquerdo.

10. Boggart

Metamorfo que assume a forma de tudo o que assusta a pessoa que mais enfrenta.

11. Dementor

Criatura das trevas que se alimenta da felicidade dos que a cercam, uma vez empregada pelo Ministério para guardar a prisão dos bruxos, Azkaban.

12. Hippogriff

Animal que tem as patas dianteiras, asas e cabeça de uma águia gigante e o corpo, patas traseiras e cauda de um cavalo.

13. Howler

Carta que foi enfeitiçada para ler a mensagem do remetente em voz alta para o destinatário. Um Howler sobe em temperatura física, uma vez que foi entregue e explodirá se não for aberto.

14. Legilimência

O ato de acessar magicamente os pensamentos de outra pessoa e ser capaz de interpretar e influenciar o que ela está pensando e sentindo.

15. Occlumência

O ato de fechar magicamente sua mente contra aqueles que estão tentando usar a legilimência para acessar e influenciar seus pensamentos.

Mimos para colecionadores