“Fazer o simples parecer complicado é fácil, mas transformar o complicado em simples é criatividade”.
A maioria de nós se pergunta o que vai mudar nos próximos 10 anos no marketing digital, mas o que não vai mudar na próxima década? Sem dúvidas, a criatividade ainda será o combustível das vendas online.
Criatividade: onde habita, do que se alimenta?
Ora, a criatividade se alimenta de simplicidade e ousadia. Um exemplo é a Lunya (foto), empresa americana de roupas de dormir que fabrica produtos especificamente para mulheres.
A equipe criou um formato específico de entrevistas com pessoas interessantes para gerar vendas no blog. Até aqui, nada de novo. O que a Lunya faz de diferente é mostrar os entrevistados vestidos com peças da marca.
Enquanto o cliente lê o artigo, aprecia o modelo, é atraído a clicar no link e ir direto para a página do produto. Lá, ele pode aprender mais sobre a roupa ou então fechar a compra. É tudo muito sutil e perfeito.
Dicas como rotina matinal de cuidados com a pele, playlist ideal no Spotify para relaxar o corpo e a mente, o que usar quando viajar e outras são usadas como vitrine para a venda de produtos nos posts.
É uma tática que combina recursos visuais com narrativa, ao mesmo tempo em que oferece informações práticas de valor genuíno.
[blog_subscription_form]
Irreverência X Informação X Entretenimento
Denny´s, uma rede de restaurantes nos EUA, é famosa por produzir conteúdos divertidos e envolventes. Quem navega em suas redes sociais encontra imagens surreais como:
- homem andando sobre um tapete de pão de forma;
- abrigo de acampamento feito de casca de ovo;
- batata inglesa em forma de abdômen definido;
- ou um sanduíche que se chama Zuckerburger.
O canal no Youtube também desempenha um papel importante na história de sucesso de Denny nas redes sociais. Os vídeos de 30-40 segundos apresentam Panqueca, Salsicha, Ovo e Bacon como personagens em aventuras engraçadas enquanto fazem referências frequentes à cultura pop e eventos.
Tudo isso permite que a marca se conecte com usuários online de uma forma relevante e original. Não é de surpreender que os resultados sejam positivos: cada episódio recebe mais de 100 mil visualizações e uma extensa lista de comentários dos seguidores.
Assim, as plataformas digitais se tornam uma extensão online do que o consumidor espera nos restaurantes: um lugar acolhedor e confortável onde amigos, família ou completos estranhos podem ter uma conversa leve e descontraída.
Até hoje, poucas empresas adotaram uma personalidade tão segura de si e sarcástica nas mídias sociais. Isso porque, para desenvolver uma estratégia de marketing exclusiva, é preciso entender a voz da marca, identificar o DNA e a partir daí, ser ousado! Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Já parou pra pensar nisso?
Conteúdo de sucesso é tudo, menos enfadonho
Quando a criatividade é o principal chamariz de uma plataforma, ela sinaliza boas oportunidades de negócio. Pensando nisso, muitas marcas descobriram que o Pinterest não é apenas outro canal de interação com seguidores, mas, sim, uma poderosa ferramenta de vendas, especialmente para compras por impulso.
De acordo com um estudo recente da Statista, mais de 32% dos usuários gostariam de aumentar seu tempo no site — antes, era em média de 14 minutos. Outra pesquisa revelou que 93% usa a plataforma para planejar futuras compras.
A Aveda, indústria americana de salão de beleza, cria posts no Pinterest com base em três temas. O primeiro deles são postagens inspiradoras que incluem ideias sobre cores, estilos de cabelo e informações sobre os serviços da marca. O segundo tema é educacional, com apresentações de tutoriais, passo a passo do produto, dicas de como fazer uma massagem etc.
A educação se sobrepõe ao terceiro tema, que é a resolução de problemas. Envolve a correção de dores específicas dos seguidores, como franja crescida ou raízes visíveis. Normalmente, os três temas são recorrentes, mas, no momento, a marca está focada em atender a demanda por resolução de problemas em consequência do fechamento temporário dos salões devido às recomendações de isolamento social.
Desde que ela impulsionou a estratégia no Pinterest em meados de março deste ano, os pins tiveram um aumento de 10% no engajamento. Certos posts, como massagens caseiras no couro cabeludo, curiosamente têm melhor desempenho no Pinterest que no Instagram.
É que as pessoas adoram salvar pins para rever em outro momento. Os pins têm vida útil mais longa em comparação ao post do Instagram, o que explica porque as pesquisas por “looks divertidos de maquiagem” aumentou 200% e “tutorial de maquiagem colorida para os olhos” 93% entre 11 e 23 de março deste ano.
*** Parte do artigo que escrevi para a capa da 5a edição da Rock Content Magazine, a revista digital e impressa da Rock Content, maior agência de conteúdo da América Latina.
⬇ Faça o download gratuito aqui!
???? Rock Content Magazine 1a edição
???? Rock Content Magazine 2a edição
???? Rock Content Magazine 3a edição
???? Rock Content Magazine 4a edição
Amazon: ofertas relacionadas
Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.