Pular para o conteúdo

O Caminho dos Mártires: Quem é a menina anjo?

Revista de Entretenimento

Como é enxergar a morte pelos olhos de uma criança? O Caminho dos Mártires (2021, MAX), dirigido por Ruth Platt, não é um filme de terror repleto de sustos e momentos de pular da cadeira. Aqui, o verdadeiro horror surge nas conversas entre duas meninas.

Com um ritmo lento e uma atmosfera carregada de tristeza e melancolia, o filme se destaca mais pelo drama que se desenrola gradualmente do que pelos aspectos tradicionais de horror, oferecendo uma experiência envolvente e reflexiva.

>>> O que você vai ler aqui:

  • O Caminho dos Mártires Final Explicado
  • O que Leah descobre sobre o medalhão da mãe?
  • Quem é a garota anjo no filme O Caminho dos Mártires?
  • Por que Sarah nunca fala de Rachel?
  • Bex também sabia de Rachel?
  • Rachel é um anjo bom ou mau?

O Caminho dos Mártires Final Explicado

O Caminho dos Mártires Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique
O Caminho dos Mártires Final Explicado para a Revista de Entretenimento Blog da Monique

Leah (Kiera Thompson) vive com a família em uma casa no campo, onde seu pai, Thomas (Steven Cree), é o pastor da igreja local. A família é composta pela mãe, Sarah (Denise Gough), que parece estar sempre preocupada e distante, e sua irmã mais velha, Bex (Hannah Rae), que quase sempre gosta de provocar a pequena Leah, de apenas dez anos.

Apesar da frieza da mãe, Thomas demonstra muito carinho por Leah. No entanto, a maneira reservada de Sarah faz com que a menina se sinta inquieta, muitas vezes triste. Ela tem uma curiosidade especial pelo medalhão que a mãe usa. Certo dia, quando surge uma chance, ela pega o medalhão e descobre que há um pequeno cacho de cabelo dourado dentro.

Decidida, guarda o cabelo para si. A partir desse momento, algo estranho começa a acontecer: Leah passa a ser seguida por uma garotinha misteriosa (Sienna Sayer), que usa asas de anjo feitas de maneira improvisada. No início, as duas se dão muito bem. Elas até brincam de “Duas Verdades e Uma Mentira”, e é nesse jogo que a menina revela algumas informações.

A garota misteriosa também dá instruções para Leah encontrar algo que perdeu. Leah, que havia pego a mecha de cabelo do medalhão da mãe, acha que se trata disso. Mas ao longo das noites, ela começa a encontrar outras coisas: pequenos blocos de letras, como os de uma pulseira. Cada noite traz uma nova letra — primeiro “L”, depois “E”, “H”, “A”.

Leah acredita que elas formam seu nome, mas as letras continuam chegando. Um dia, Leah encontra um “C”, e à medida que as visitas noturnas se intensificam, a menina fantasmagórica se torna cada vez mais assustadora. Na última instrução, Leah encontrar uma nova letra: “R”. Finalmente, Leah descobre o nome que as letras formam: Rachel.

O que Leah descobre sobre o medalhão da mãe?

“A Bíblia (Gênesis 29.30) nos diz que Jacó amava Raquel em vez de Lia” – citação no filme

Fica claro desde o início que algo incomoda Leah. Ela tem pesadelos envolvendo a mãe e ouve sussurros estranhos nos corredores sombrios da casa. Eles ficam mais altos sempre que ela pensa ou olha para um medalhão dourado que a mãe usa. Ela descobre que o interior do pingente guarda uma mecha de cabelos loiros.

Isso parece estranho, já que Leah e Bex são morenas. Leah sonha com o medalhão e fica intrigada com sua importância, como se ele contivesse todos os segredos da família que ela luta para entender. Talvez se ela entendesse melhor o significado, teria uma noção mais clara do por que a mãe é tão distante.

Quem é a garota anjo no filme O Caminho dos Mártires?

A garota com asas de anjo é Rachel. Rachel é uma personificação da perda, um espírito. Ela é a filha de Sarah que morreu em um acidente de carro, a dona da mecha de cabelos loiros que Sarah guarda secretamente no interior do medalhão. A mulher não é capaz de lidar com a perda da filha. Tudo o que lhe resta é uma dor extrema.

Leah entende isso, e é por isso que ela pede à mãe para não deixar os horrores do passado definirem o presente. Rachel faz Leah acreditar que a mãe não a ama, e as ações de Sarah realmente validam esse fato. Mas então Leah guia a mãe para um novo começo.

Por que Sarah nunca fala de Rachel?

A importância psicológica disso é bem profunda. Por que essa estranha não tem nome? Porque aqueles que se lembram dela se recusam a dizê-lo em voz alta. Eles praticamente a apagaram da existência, a ponto de Leah viver dez anos sem nem mesmo saber de nada.

Então, é claro que Leah abre a janela quando a garota sorridente bate, instintivamente a escondendo sob os lençóis quando ouvem passos do lado de fora da porta. Mas ela também não é burra. Leah vê o impacto de investigar as pistas que a nova amiga deixa.

Bex também sabia de Rachel?

Sim. Rebecca (conhecida como Bex) alterna entre atormentar Leah com histórias de horror sobre os monges massacrados em Martyrs Lane, ali perto, e então fazer amizade com ela. Como a mãe, Bex guarda segredos que ela ninguém está preparado para divulgar. Em um esforço para negar a realidade de que alguém morreu tragicamente, ela pede à irmã que enterre os itens que ela acumulou na caixinha.

Rachel é um anjo bom ou mau?

A diretora, Ruth Platt, nunca nos deixa decidir se é um espírito malévolo ou, de acordo com o texto de Hebreus 13.2 fixado na porta, Leah está entretendo um anjo sem saber. Quando ela descobre que havia outra irmã, morta em um acidente de carro, isso gera uma perturbadora rivalidade entre irmãs, alimentando temores de que Sara ame apenas a criança falecida.

A conversa que elas têm é revestida de ambiguidade, mas leva Leah a descobrir certos objetos que, por sua vez, a levam para mais perto da verdade. Ela começa a entender por que a mãe age de uma certa maneira. Os pontos começam a se conectar, e a verdade se torna mais evidente a cada interação com Rachel.

Explicação final O Caminho dos Mártires

O Caminho dos Mártires termina com a família deixando a casa, talvez para esquecer do acidente que tirou a vida de Rachel. Mas será que Sarah está comprometida em tentar superar a dor? Acreditamos que não, pois o filme termina com Leah olhando para a janela da nova casa, onde estão Sarah e Rachel observando o horizonte.

Aproveite para ler também:

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:O Caminho dos Mártires Ano: 2020
Título Original:Martyrs Lane
Diretora:Ruth Platt
Gênero:Terror, Drama
Avaliação IMDB:5.5
Classificação etária:14
Duração:1h 37min
Elenco:Kiera Thompson, Denise Gough, Sienna Sayer, Steven Cree, Hannah Rae
Anastasia Hille, Donna Banya, Catherine Terris, Charlie Rix, Julie Barclay
Elijah Richards, Antony Somers, Joe Charles Bolland, Lianne Harvey, Maxine Finch, Kell Ward, Claude Starling, Sienna Rendall.
Onde assistir:MAX
O Caminho dos Mártires

Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Personal Shopper: Quem é o fantasma?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO No universo sombrio de Personal Shopper (2016, Netflix), dirigido por Olivier Assayas, Maureen vive atormentada pela perda do irmão gêmeo, Lewis. Sua jornada emocional é marcada pela busca de um sinal dele. Quando é atraída por mensagens misteriosas e experiências estranhas, ela se vê em um jogo psicológico… Leia »Personal Shopper: Quem é o fantasma?
  • Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam. O enredo faz referência… Leia »Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?
  • A Teia: quem mata o professor?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Em A Teia (2024, Prime Video), filme dirigido por Adam Cooper, o espectador é levado a uma espiral de mistério onde a verdade se esconde sob camadas de lembranças distorcidas de um ex-policial, Roy Freeman (interpretado por Russell Crowe). >>> O que você vai ler aqui: A Teia… Leia »A Teia: quem mata o professor?