
A cidade de Ubajara testemunhou um marco histórico na trajetória cultural do município com a posse dos primeiros membros da Academia Ubajarense de Letras e Artes (AULA).
A solenidade aconteceu às 19h do dia 16 de Dezembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).
A abertura, conduzida pelas mestres de cerimônia Terezinha Moura e Vandelândia Mulato, foi enriquecida pelo “Poema de Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade.
Figuras notáveis compuseram a mesa de honra:
A Academia Ubajarense de Letras e Artes tem como objetivos: difundir a cultura das letras, fomentar a música, as artes visuais, o patrimônio linguístico, histórico e cultural.
O padre Monsenhor Francisco Tarcísio Melo (in memoriam) foi lembrado como o primeiro a se manifestar a favor da instalação da Academia Ubajarense de Letras.
A posse e instalação da diretoria se concretizou da seguinte forma:
Em um gesto simbólico, o grupo fez um juramento solene com a promessa de exercer o pensamento com dignidade e liberdade de expressão em defesa da cultura e da produção humana por meio da fala literária e de outras formas de artes.
Como reconhecimento aos esforços dedicados à efetivação da Academia, o presidente da AULA convidou Joaquim Aristides Neto, sócio fundador e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ubajara, a receber uma merecida moção de reconhecimento pelos serviços prestados à Academia.
A formação da Academia Ubajarense de Letras e Artes marca um novo capítulo na história cultural de Ubajara, promete ser um farol de luz para as futuras gerações, inspirando a produção literária e artística. Que a poesia, as letras e as artes floresçam e se multipliquem.
Confira informações detalhadas sobre os novos imortais da Academia Ubajarense de Letras e os dados biográficos de seus respectivos patronos no nosso site ubajarense.com.br