Pular para o conteúdo

10 programas de TV que revolucionaram o entretenimento

Revista de Entretenimento

Inúmeros programas de TV causaram impacto no cenário da mídia, mas alguns em particular mudaram o formato e o estilo do entretenimento para sempre.

Ao quebrar os padrões estabelecidos, moldaram a forma como produzir conteúdo para as telas, criando uma tendência.

O impacto pode ser sentido no formato, conteúdo e estilo dos programas que vieram depois, revelando que são verdadeiras inovações que continuam a influenciar até os dias atuais.

Continue a leitura para conhecer quais são.

1. Irmãos de Guerra | Band Of Brothers

Personagens da série Irmãos de Guerra | Band Of Brothers.

O drama de guerra produzido por Tom Hanks e Steven Spielberg, Band of Brothers (2001) se destacou por vários motivos.

Band of Brothers é sobre um regimento de infantaria de paraquedas da vida real durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora a minissérie tenha sido elogiada pela precisão, desempenho e respeito pela história real, o programa também provou que a televisão não é uma forma inferior ao cinema.

Onde Assistir

HBO MAX

2. House of Cards

Capa de House of Cards, uma das séries mais impactantes de todos os tempos.

A série é um thriller político que mostra um político moralmente questionável e a jornada de sua ambiciosa esposa para alcançar o poder político.

Como a primeira série original da Netflix e a primeira a aparecer apenas no streaming, House of Cards foi a evidência inicial de que o streaming poderia funcionar.

O sucesso do programa deixou claro também que as empresas podiam produzir seus próprios programas e, mais importante, angariar mais assinantes dessa maneira.

Onde Assistir

Netflix

3. I Love Lucy, um dos primeiros programas de TV sitcom

I Love Lucy, um dos programas de TV pioneiros.

I Love Lucy pode não ter sido a primeira sitcom a existir, mas certamente impulsionou o formato de outros que vieram depois dela.

Lançado pela primeira vez em 1951, o programa envolvia a hilária dona de casa Lucy Ricardo e seus vários esquemas para entrar no show business ao lado do marido, Ricky.

I Love Lucy foi o pioneiro em muitas das práticas comuns usadas em sitcoms posteriores. Além de tudo, estabeleceu a configuração de três câmeras e foi o primeiro programa a exibir reprises.

Onde Assistir

Não está disponível em streaming.


4. All In The Family | Tudo em família

All In The Family

Em 1971, All In The Family provou que a televisão não precisava ser completamente ficcional ou cega para a realidade.

A sitcom conta a história de Archie Bunker, um homem fanático que se vê cercado pela diversidade na forma de seu genro desempregado, seus vizinhos afro-americanos e a prima feminista da esposa.

A série nunca se esquivou de questões polêmicas e, dessa forma, fundiu nossa realidade com a televisão pela primeira vez.

Onde Assistir

Não está disponível em streaming.

5. Os Simpsons

Família Simpsons
Família Simpsons

Embora a base de Os Simpsons não fosse diferente de qualquer outra sitcom familiar disfuncional, a série inovou ao colar um tropo familiar em um estilo de animação para adultos.

Quando a série foi lançada em 1989, não era comum que a animação fosse usada além da programação infantil e, finalmente, Os Simpsons criaram um subgênero totalmente novo.

Ao criar uma série de comédia animada para adultos, abriu caminho para várias outras séries icônicas, como South Park, Family Guy e American Dad.

Onde Assistir

Star Plus | Disney Plus

6. Seinfeld

Seinfield, série de TV

Embora seja notavelmente chamado de “um programa sobre nada”, Seinfeld realmente fez avanços significativos na mudança de como as sitcoms são feitas e os tipos de histórias contadas na TV.

Por exemplo, em vez de seguir o formato Plot A e Plot B de uma sitcom típica, Seinfeld apresentou de três a cinco histórias em um único episódio e, em seguida, fez com que elas se conectassem no final.

Onde Assistir

Netflix

7. Os Sopranos

Personagens da série Os Sopranos, um dos programas de TV de maior sucesso.

Seguindo o chefe da máfia Tony Soprano e suas lutas para equilibrar a família, a série foi uma das primeiras a apresentar um grande protagonista anti-herói da TV.

Tony é um cara que faz coisas comprovadamente ruins, mas o público se relacionou com ele e até sentiu empatia.

The Sopranos mergulhou em tópicos sombrios, como assassinato, drogas e gangues, uma tendência que continua até os dias atuais.

Onde Assistir

HBO MAX

8. Survivor | Sobrevivente

Survivor popularizou sozinho reality shows de televisão sem roteiro.

A partir de 2000, Survivor popularizou sozinho reality shows de televisão sem roteiro. O show é uma mistura de reality show e game em que um grupo de pessoas vive um desafio numa ilha deserta.

O sucesso de Survivor abriu caminho para mais reality shows baseados em desafios, muitos dos quais ainda são populares. Repleto de bordões, lançou as bases para a popular televisão improvisada.

Onde Assistir

Não está disponível em streaming.

9. Arquivo X

Personagens da série Arquivo X

Arquivo X combinou dois gêneros de televisão: mesclou o gênero processual policial com o sobrenatural para criar um novo tipo de subgênero de investigação paranormal.

A série envolve os agentes do FBI Scully e Mulder, um realista e um teórico da conspiração, respectivamente, enquanto investigam casos misteriosos e inexplicáveis.

Onde Assistir

Star Plus

10. Lost

Personagens de Lost.

Além de ser uma das séries de televisão mais populares dos anos 2000, Lost fez várias mudanças importantes no cenário da mídia.

É sobre um grupo de sobreviventes de um acidente de avião que pousam em uma ilha deserta, apenas para descobrir que seu novo lar não é exatamente o que parece.

Lost não apenas popularizou shows misteriosos e histórias estranhas de ficção científica, mas também foi uma das primeiras séries de televisão modernas a conquistar um fandom.

Onde Assistir

Star Plus

Gostou da lista de programas de TV que inspiraram os que vieram depois? Qual deles você assistiu? Qual pretende assistir? Deixe um comentário!


Por Monique Gomes, jornalista, cinéfila e livre de glúten