O básico que você precisa saber sobre uso de protetor solar

O uso de protetor vai muito além de uma simples aplicação: a quantidade, o modo de passar e a frequência são importantes. Confira estas dicas e uma seleção com os melhores preços. 

O sol é bom para nós. Mantém nosso planeta quente e habitável, ajuda a cultivar os alimentos que comemos e permite que nosso corpo produza vitamina D, um nutriente essencial. 

Mas, ao mesmo tempo, ele emite raios ultravioleta (UV) prejudiciais, que podem danificar o DNA nas células da pele, causar manchas, envelhecimento precoce e aumentar o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo melanoma — o tipo mais perigoso. 

Com o tempo, grandes e pequenas exposições a esses raios tendem a aumentar os riscos.

Aqui estão 7 dicas para você não ter problemas. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar o seu dermatologista, tá? 

1. Use protetor solar todos os dias

Todos os dias MESMO! Muitas pessoas só se protegem do sol quando frequentam a piscina ou praia. Para a sua pele não ficar enrugada antes do tempo, manchada e livre de doenças, você deve aplicar protetor solar diariamente em abundância por toda a pele exposta. 

Coloque um pouco no rosto, na área do pescoço e nas costas das mãos se for dirigir. Se ficar do lado de fora com muita parte exposta, é bom ser mais cuidadosa do que se ficasse sentada em um escritório sem janelas.

2. Escolha Amplo Espectro FPS 30 ou Superior

Nem todos os protetores solares são iguais. Procure um que seja de amplo espectro, resistente à água e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior. Amplo espectro significa que protege contra os raios UVB e UVA. Por que isso é importante?

Todos os protetores solares protegem contra os raios UVB, que são conhecidos por danificar a camada mais externa da pele. Mas os raios UVA também contribuem para o câncer e o envelhecimento da pele, penetrando mais profundamente. Somente produtos que passam por testes rigorosos podem ser rotulados como “amplo espectro”.

3. Aprenda a maneira correta de aplicar protetor solar

Boa parte das pessoas não aplica uma camada grossa o suficiente para proteger a pele. É importante passar de 15 a 30 minutos antes de sair de casa. Também é necessário renovar o protetor solar regularmente: reaplicar a cada duas horas ou após suar, nadar ou se secar.

Lembre-se de que, mesmo que você trabalhe em ambientes fechados, ainda expõe sua pele no trajeto, seja dirigindo, pedalando ou caminhando ao ar livre. Alguns protetores sugerem reaplicar com mais frequência, portanto, sempre consulte as instruções na parte de trás da embalagem.

4. Planeje as atividades ao ar livre

A intensidade UV atinge o pico ao meio-dia, entre 10h e 16h, então tente planejar o tempo ao ar livre antes ou depois dessa janela. “Eu digo às pessoas para tentarem não correr durante a hora do almoço. Em vez disso, faça isso de manhã cedo ou no final do dia

5. Proteja sua pele em dias nublados

Não, você não pode pular o FPS e as roupas à prova de sol só porque está nublado. Muitos raios UV ainda penetram através da cobertura de nuvens. Você não vai se queimar tão rápido ou tão mal em dias assim, mas ainda está recebendo exposição aos raios UV.

Muitas pequenas exposições aos raios UV se somam ao longo do tempo e contribuem para danos e câncer de pele.

6. Não substitua a maquiagem por protetor solar

A maquiagem com FPS nunca deve substituir o protetor solar de verdade — geralmente não é FPS 30 e, mesmo que seja, você provavelmente não está usando o suficiente para fornecer proteção total. 

Veja a maquiagem como uma camada bônus de proteção solar. Primeiro aplique um hidratante de sua preferência, depois o protetor solar e, por fim, a make, finalizando com um pó facial. É claro que, se você for ficar ao ar livre, também precisará reaplicar regularmente o protetor solar.

7. Pense na sua roupa

Camisas de manga comprida, calças compridas e saias podem protegê-la dos raios UV. Algumas roupas certificadas de acordo com padrões internacionais são fabricadas especificamente para fornecer proteção UV.

8. Use chapéu ou sombrinha

Para maior proteção, use um chapéu com aba em toda a volta que sombreie o rosto. Caso não queira adotar esse look, opte por uma sombrinha com proteção solar. Se você usar um boné, também deve proteger as orelhas e a nuca.

9. Use os óculos de sol certo

Os óculos de sol protegem os olhos dos raios UV e reduzem o risco de catarata. Eles também protegem a pele sensível ao redor dos olhos da exposição ao sol. Os que bloqueiam os raios UVA e UVB oferecem a melhor proteção.

10. Não se esqueça dos pés

Prefira sapatos que cobrem os pés. No entanto, se você estiver usando sandálias ou chinelos ou andando descalça, certifique-se de aplicar protetor solar em toda a pele exposta.

Alimentos que ajudam a proteger a pele

Alguns alimentos são ótimos reforço de proteção à pele, mas não necessariamente substituem outras medidas, como o uso de um bom protetor solar e tudo mais. Confira quais são e adicione-os ao seu café da manhã:

Melancia

Os tomates são conhecidos por conter licopeno, um antioxidante responsável pela cor vermelha presente. Mas as melancias, na verdade, contêm muito mais. O licopeno absorve a radiação UVA e UVB, embora possa levar várias semanas para a pele se tornar mais fotoprotetora.

Nozes e sementes

Nozes, sementes de chia e linhaça contêm ácidos graxos essenciais ômega-3 . Peixes e ovos também são ótimas fontes dessa gordura limpa que ama a pele. Eles ajudam a manter a integridade da pele e também são anti-inflamatórios.

Cenouras e folhas verdes

Nosso corpo converte betacaroteno em vitamina A, que é vital para a saúde da pele. Comer uma variedade de alimentos ricos desse nutriente facilita um pouco a obtenção da cota diária. Cenouras e folhas verdes, como couve e espinafre, são ótimas adições de beta-caroteno e antioxidantes.

Batata-doce

Os carotenoides, como o betacaroteno e o licopeno, conferem às frutas e vegetais uma cor laranja vibrante e fornecem à pele antioxidantes que atuam como um escudo protetor contra os raios solares.

Couve-flor

A couve-flor contém antioxidantes potentes que ajudam a combater o estresse oxidativo dos radicais livres. Além dessa vantagem, ela também é um alimento naturalmente protetor do sol graças à histidina. Este alfa-aminoácido estimula a produção de ácido urocânico, que absorve a radiação UV.

 


SIGA O BLOG DA MONIQUE NAS REDES SOCIAIS:

.

 

Produtos maravilhosos para proteger a pele

Protetor Solar Kids Fps 60

Alta Proteção contra os raios UVA/UVB, especialmente formulado para a pele delicada das crianças. Super resistente à água.

Protetor Solar Facial ISDIN 

Disponível com ou sem cor, contém Ácido Hialurônico e Vitamina E, controla e reduz a oleosidade da pele. Textura de toque seco.

Protetor Facial com Vitamina C FPS 30

Prevenção de manchas solares com o FPS 50, redução de manchas por conta da ação antioxidante da vitamina C. Tecnologia Antioleosidade que garante o efeito Matte. Disponível também nas cores: clara, morena, média e negra.

Blusa proteção solar UV 50 + Boné Kit Praia 

Disponível em várias cores, tecido com proteção solar UV 50 + PREMIUM, antibacteriano e com Aloe Vera. Protege toda a área de cobertura da criança.

Kit de camisetas com fotoproteção UVA/UVB

 A camiseta UV da Slim Fitness Fashion é produzida em tecido 90% poliéster e 10% elastano com máxima proteção contra raios solares UVA e UVB. Tecido leve e frio que proporciona ótimo caimento e conforto. Pode ser usada em diversas ocasiões: trilha, ciclismo, caminhada ao ar livre etc.

Protetor solar para instalar no carro


Ele é preso no vidro por meio de ventosas e pode ser utilizado nos vidros laterais do carro. Ventosa 100% poliuretano, rede 100 % poliéster, borda protetora 100% fio de aço

Sombrinha com Proteção Solar Ultra Block FPS+50

Certificada pelo IPT que atesta proteção de 99% contra raios UV, é produzida com alumínio, fibra de vidro, tecido poliéster, camada dupla de blackout e cabo polímero. Ideal para se proteger do sol e da chuva.

Gostou das dicas para proteger a sua pele dos raios do sol? Me segue lá no Instagram ou assine a newsletter no final do post pra receber outros conteúdos.

Ah, se você tem problema de melasma ou conhece uma amiga que sofre com manchas recorrentes, confira e recomende a trilogia do melasma do blog Salada Médica:

🌷 Meire, como o seu Melasma clareou?

🌷Lista de Produtos usados no Melasma

🌷O reforço malar no controle do Melasma

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar 
qualquer compra por meio deles. É um recurso 
de monetização para manter o blog no ar.

 

 

2 comentários sobre “O básico que você precisa saber sobre uso de protetor solar

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s