Dicas para cuidar do seu cãozinho idoso

Se você ama seu doguinho, é natural não querer que ele envelheça. Mas é inevitável. Um dia, o filhote vai se tornar um cachorro idoso. Por isso, é preciso ficar atento aos primeiros sinais de envelhecimento.

A cor do focinho muda para um tom de cinza, o animal fica mais rígido ao caminhar e ou não ser capaz de andar tanto quanto antes. A audição e visão também são afetadas e ele fica mais vulnerável à várias doenças. Entretanto, envelhecer não é uma sentença de morte.

Saiba que ele pode ser muito feliz e ter uma vida saudável com alguns cuidados.

Quando o cachorro se torna idoso?

Nem todos os cães são considerados idosos na mesma idade: isso depende principalmente da raça e das características de cada animal. As raças pequenas são consideradas velhas aos 10 ou 11 anos. As de tamanho médio, como o Golden Retriever, aos 8 ou10 anos, e as raças muito grandes aos 5 ou 6 anos.

Como cuidar de um cão idoso?

Aqui estão algumas dicas.

🐾 Ofereça uma dieta apropriada para a idade

Ração para cães idosos. Compre sem sair de casa.

A alimentação balanceada é fundamental na manutenção da saúde do seu cão em qualquer fase. Cães mais velhos correm maior risco de desenvolver obesidade, pois não têm mais os mesmos níveis de energia de antes. Portanto, é importante encontrar a melhor ração especialmente elaborada para cães idosos, a fim de prevenir o ganho de peso.

🐾 Incentive atividades regulares

O exercício regular ajuda seu cão a manter o peso ideal e também tem um impacto benéfico de modo geral. À medida que envelhece, o doguinho tem níveis de energia mais baixos. Seja paciente, comece devagar e aumente a resistência com caminhadas regulares e corridas leves, se ele puder correr.

🐾 Faça exames veterinários

O cuidado regular do veterinário é uma das coisas mais importantes quando se trata de cuidar de cães mais velhos. Isso porque o sistema imunológico fica mais fraco, o que o torna mais sujeito a todos os tipos de doenças. É bom para descobrir se algo está errado no início e fornecer o melhor tratamento possível para seu cão.

🐾 Mantenha a saúde bucal do seu pet

A maioria dos cachorros idosos não recebe os cuidados dentários adequados durante a vida adulta, por isso é comum ver alguns animais com dentes faltando. Para manter a boca saudável, é preciso lavá-la todos os dias. Se o seu cão não deixar de jeito nenhum, comece a dar guloseimas dentais.

🐾 Cuide dos pelos

À medida que o seu cão envelhece, o mesmo acontece com a pelagem e a pele, que se torna sem brilho ou quebradiça. Idosos também sofrem de pele seca, escamosa e irritada, que pode piorar ainda mais se não for tratada adequadamente. Isso significa que você terá que escová-lo com frequência. Também é bom usar shampoos naturais que nutrem e curam a pele e pelagem irritadas.

🐾 Forneça acomodações especiais

Cães mais velhos costumam desenvolver artrite ou outros problemas ósseos e articulares que afetam a mobilidade. Além disso, um cachorro cego também tem problemas para pular na cama ou no sofá à noite.

Nesses casos, é possível providenciar uma cama macia, de fácil acesso. Se não houver nenhuma maneira de seu cão evitar escadas, você pode comprar ou construir uma rampa para facilitar os movimentos. Outra solução é simplesmente instalar portões à prova de cachorros e restringir seu acesso às escadas.

Passe um tempo com seu cachorro idoso

O envelhecimento é uma coisa completamente normal, mas é muito difícil e doloroso testemunhar todas as mudanças que acontecem ao doguinho. A melhor coisa que você pode fazer é viver o momento e valorizar todas as memórias e todos os dias passados ​​com seu cão.

Mesmo que ele não seja capaz de ver ou ouvir você, ainda precisa da sua atenção para se manter emocional e mentalmente saudável. Portanto, em vez de ficar pensando na idade dele, leve-o para passear, brinque com ele e ofereça guloseimas.

[🐕 CACHORRO ]  [🐈‍⬛ GATO ]

[🐦 PÁSSARO ] [🐟  PEIXE ]

[🦎 RÉPTIL/ANFÍBIO ]

[🐀 ROEDOR/ANIMAIS PEQ ]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar 
qualquer compra por meio deles. O Blog poderá 
receber uma pequena comissão pela venda.

3 comentários sobre “Dicas para cuidar do seu cãozinho idoso

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s