Por que meu doguinho tá comendo grama?

Você já flagrou o seu cachorrinho comendo grama? Às vezes isso acontecia com os meus poodles, então eu pesquisei sobre o assunto e li diversos artigos especializados. Na verdade, comer matinho é considerado até comum, mas em alguns casos é motivo de preocupação.

Neste post, eu reuni a opinião de especialistas para você entender o que está acontecendo com o seu pet. Continue a leitura para saber tudo.

Principais razões pelas quais o animal come grama

🐾 O doguinho gosta do sabor

Sim, o cão acha que a grama é saborosa – especialmente quando é matinho novo, bem verdinho. Ele também pode gostar da textura, que é deliciosamente diferente da ração seca ou da comida enlatada que costuma encontrar na tigela.

🐾 O doguinho está entediado

Em alguns casos, o cachorro come grama no quintal apenas para passar o tempo – ou para atrair a atenção do cuidador. De qualquer forma, é sempre bom mantê-lo ocupado com brinquedos apropriados, levá-lo para passear etc.

🐾 O doguinho está com deficiência nutricional

Veterinários e especialistas defendem a teoria de que, como a grama é uma boa fonte de fibra, comê-la ajuda o organismo do animal funcionar sem problemas. Mas é o seguinte: não há nenhuma evidência científica sólida para provar que essa teoria está certa ou errada (de acordo com a Psychology Today). Em todo caso, é sempre bom oferecer alimentos nutritivos para os cães.

🐾 O doguinho quer chamar o hugo 🤮

Muitos especialistas acreditam que o cão, às vezes, come grama para induzir o vômito – isso alivia o estômago. É que antigos cães selvagens sentiam náuseas, o que desencadeou um instinto de comer grama. Então, os cães modernos também se automedicariam da mesma forma.

O que descobri observando meus pets durante 10 anos

Meus poodles começaram a comer grama sempre que eu dava biscoito industrializado. Então eu percebi que esse alimento não fazia bem pra eles, principalmente o da marca Pedigree. Os petiscos aqui em casa são: palitinhos de abobrinha, batata doce, mandioca, brócolis e outros legumes.

Eles adoram e eu amo vê-los esperando pra ganhar um pedaço. No almoço e jantar, ofereço ração premium misturada com ração super premium. É que a Super Premium sozinha deixava o cocozinho deles muito, mas muito mole. Ambas são naturais, sem conservantes.

Como os cachorros usam a boca mais ou menos como os humanos usam as mãos, eu dou remédio para vermes, em média, a cada três meses. Isso também evita a fissura por grama.


O que fazer quando o cão come grama

Se o seu doguinho come grama e vomita uma vez perdida, mas parece bem, provavelmente ele está bem. Mas se continuar comendo, vomitando ou não, você deve ficar em alerta. Siga estas dicas antes de levá-lo ao veterinário:

🐾 Revise a dieta do pet

Se seu cachorro parece estar comendo grama pelo sabor e textura, tente plantar um recipiente baixo e largo de grama orgânica comestível só para ele. Isso pode mantê-lo satisfeito e afastado do paisagismo (as sementes de grama são fáceis de encontrar). Repensar a ração que você está dando também é importante. Será que ela é nutritiva para a idade do pet?

🐾 Treine o doguinho para ignorar a grama

Se ele ficar puxando você da calçada para jantar na grama, distraia-o quando ele quiser comer grama, levando-o gentilmente em outra direção. Ou tente trazer guloseimas ao levá-lo para passear. Quando ele desviar do caminho para mordiscar o mato, dê uma dica verbal como “Senta” e recompense-o com um petisco se obedecer.

🐾 Mantenha seu cachorro ocupado

Certifique-se de que ele é capaz de se divertir enquanto está sozinho do lado de fora. Dê a ele um brinquedo de mastigar resistente para ocupar sua mente e mandíbulas. Exercite seu corpo investindo em brinquedos que não precisam do envolvimento dos cuidadores, como um lançador de bola eletrônico.

Lembre-se: não é a grama em si que faz mal ao seu cão, mas a contaminação potencial por produtos químicos do gramado e parasitas intestinais.

🐾 Observe as reações do doguinho

Se você notar que ele está comendo grama com mais frequência ou excessivamente, fique alerta para possíveis doenças que seu cão está tentando tratar por conta própria. Procure também vômitos, diarreia, perda de peso, diminuição do apetite, sangue nas fezes, letargia ou lambedura dos lábios.

Sempre monitore seu cão quando houver plantas em casa por perto, pois  certas variedades podem causar toxicidade se mastigadas ou ingeridas.

É sempre melhor consultar o veterinário se você acha que seu cão mastigou uma planta tóxica ou possivelmente ingeriu muita grama ou pequenas quantidades de produtos químicos. Ele realiza avaliações como amostras fecais, exames de sangue ou até mesmo exames físicos para determinar as condições de saúde do seu pet.

[🐕 CACHORRO ]  [🐈‍⬛ GATO ]

[🐦 PÁSSARO ] [🐟  PEIXE ]

[🦎 RÉPTIL/ANFÍBIO ]

[🐀 ROEDOR/ANIMAIS PEQ ]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar 
qualquer compra por meio deles. O Blog poderá 
receber uma pequena comissão pela venda.

3 comentários sobre “Por que meu doguinho tá comendo grama?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s