Saiba [quase] tudo sobre os mangás

Muita gente pensa em tiras de jornal e super-heróis quando ouve a palavra “quadrinhos”. Além disso, aqui no Brasil, criadores, escritores, artistas e leitores de quadrinhos ainda são predominantemente homens. Em comparação, no Japão, o mangá é extremamente popular entre homens e mulheres. Pessoas de todas as idades e estilos de vida gastam bilhões de dólares com leitura.

Parte da razão é que o mangá tem muitos gêneros imagináveis ​​representados. O amplo escopo também atrai uma variedade de artistas e escritores. Por exemplo, em 2004, o músico de rock Courtney Love colaborou com DJ Milky, Ai Yazawa e Misaho Kujiradou na série Princesa Ai.

Ai significa “amor” em japonês e a série foi inspirada na vida de Courtney Love e seu relacionamento com Kurt Cobain. O mangá, que permite aos personagens mostrarem suas emoções com clareza e sem inibições, foi uma saída ideal para o amor franco e polêmico.

Afinal, o que são mangás?

Os mangás são, simplesmente, quadrinhos japoneses. Geralmente tem um estilo muito distinto de animação que apresenta olhos grandes, respostas emocionais exageradas, traços delicados, cabelos de cores estranhas e outras características. A maneira de seguir uma página de mangá também é drasticamente diferente daquela de um quadrinho ocidental: ele é lido da direita para a esquerda. Quando adaptados para animação, se tornam animes.

Os painéis individuais sempre começam no canto superior direito. Ao chegar à extremidade esquerda da página, os leitores devem voltar o olhar para a extremidade direita e continuar a ler a próxima linha. Outro conselho é que, se os painéis forem verticais, você deve começar com o painel superior e ler para baixo.

Quais os tipos de mangás?

Existem cinco tipos de mangás escritos para homens, mulheres e crianças.

  • Seinen: mangá masculina
  • Josei: mangá feminina
  • Shôjo: mangá feminina
  • Shônen: mangá de menino
  • Kodomo: mangá infantil

Como nos romances, também existem dezenas de gêneros de mangá. Estes variam de fantasia e ficção científica a fatia da vida e mecha. Freqüentemente, esses gêneros apresentam linhas borradas que permitem histórias e pontos de trama muito criativos.

Qual é a diferença entre manga e anime?

Anime é mais um termo genérico para todas as formas de animação criadas e publicadas no Japão. Quando pensamos na palavra ‘anime’, logo pensamos em adaptações de séries de mangá, como Dragon Ball Z e Sailor Moon. Ambas aumentaram a popularidade do anime no Ocidente nos anos 1990. 

Se uma série de mangá for popular o suficiente, pode se tornar um anime, como foi o caso desses exemplos. Às vezes, o oposto é válido: um anime original popular recebe a adaptação do mangá. No entanto, os dois termos não são intercambiáveis. 

Quais as características do mangá?

Embora abranja uma ampla gama de gêneros e cada artista tenha seu próprio estilo, o mangá tem uma aparência distinta. Uma demonstração aberta de emoção é apenas uma característica. As emoções costumam ser exageradas para fins cômicos, como uma veia saltando da testa de um personagem para mostrar estresse ou gotas de suor para indicar preocupação. Outro exemplo é quando os personagens têm olhos “X” para mostrar que foram nocauteados ou adoeceram.

Quem cria o mangá?

Os criadores de mangá são chamados de mangaká. Os mangakas são autores e ilustradores de suas obras e cada um tem o próprio estilo de mangá. Alguns exemplos de mangakás famosos são: Tezuka Osamu (“Astro Boy”), Akira Toriyama (“Dragon Ball Z”) e Naoko Takeuchi (“Sailor Moon”).

🔥 Loja de mangás com ótimos preços!

Por onde começar?

A coisa mais importante a lembrar sobre o mangá é que tem gosto pra todo tipo de público. Se você gosta de comédias românticas do ensino médio ou épicos de alta fantasia, existe um mangá pra você. Por isso, o mangá é categorizado, principalmente, por público, depois pelo gênero.

Por exemplo, Cardcaptor Sakura do CLAMP é um mangá de shojo (meninas) “garota mágica” (subgênero). No entanto, isso não significa que um menino não possa desfrutar da série. É simplesmente assim que são comercializados. Se você estivesse procurando um mangá para um garoto que gosta de fantasia ou mistério, você procuraria por mangá “shonen (menino) fantasia” ou “shonen mistério”.

Conheça esta lista com os X mangás mais populares 

Naruto

Quando Naruto nasceu, o espírito de uma raposa de nove caudas do mal foi aprisionado dentro dele, rendendo-lhe o ódio dos aldeões da vila ninja da Folha que temiam o demônio nele. Contrariando esse ódio, ele cresceu no papel do palhaço, tentando atrair a atenção fazendo papel de bobo e de seus professores.

Mas dentro dele reside o sonho de se tornar Hokage, o guerreiro mais forte da aldeia. Quando se forma na academia, ele é colocado no mesmo grupo que Sakura, o técnico e a garota que ele ama e Sasuke, o cara forte e quieto e seu rival para Sakura. Líder e professor do grupo é Kakashi, o estranho e sempre atrasado, embora poderoso ninja.

Pokémon Adventures 

Fantasia, criaturas, aventura. Red é apenas um garoto normal que vive na zona rural de Pallet Town, quando decide sair para uma aventirua junto com seu rival desde a infância, Blue. Neste mundo de Pokémon, ele faz muitos amigos, humanos e Pokémon semelhantes. No entanto, nem tudo está bem.

A Equipe Rocket está tentando capturar Mew, um Pokémon muito raro, além de fazer experimentos em outros Pokémons, tentando aumentar o poder. Red e seus amigos devem lutar contra a Equipe Rocket para impedir seus experimentos cruéis e desvendar os segredos do Pokémon.

Full Metal Alchemist 

Fantasia, comédia, drama: Quando dois irmãos (Edward e Alphonse Elric) tentaram reviver a mãe usando Alchemy, algo deu muito errado. Edward perdeu a perna e o braço, emquanto Alphonse perdeu o corpo inteiro. Agora, alguns anos depois, Edward se torna o que é conhecido internacionalmente. Junto com Alphonse, cujo espírito foi colocado em uma armadura de metal, começou a encontrar uma maneira de se restaurar.

Ghost in the Shell

Ficção científica, cyberpunk, ação. Em um futuro próximo, a tecnologia se enraizou firmemente na sociedade em geral. Implantes cibernéticos são comuns e robôs circulam tão abundantes quanto humanos, todos conectados por meio de seus “fantasmas” aos fluxos de dados eletrônicos da rede.

O major Motoko Kusanagi e a Seção de Segurança Pública 9 se encontram em uma batalha constante com a nova onda de terroristas tecnológicos e hackers cibernéticos. Mas as coisas mudam quando Motoko se envolve em um certo caso envolvendo um hacker extremamente perigoso enquanto mergulha cada vez mais na realidade ilimitada da rede.

Love Hina 

Comédia, drama, romance. Quando criança, Keitaro Urashima prometeu para uma garota que se encontrariam na Universidade de Tóquio. Por isso, tentou entrar na prestigiosa universidade, mas foi reprovado no vestibular por dois anos consecutivos. Quando seus pais o expulsam de casa, ele tenta encontrar alojamento na pousada da avó mas, sem que ele saiba, ela foi transformada em um dormitório feminino.

Ele pode permanecer na posição de kanrinin (gerente do dormitório), mas sua falta de jeito tende a colocá-lo em problemas com as meninas. Para realizar um sonho, estuda para passar no exame da Universidade de Tóquio com Naru Narusegawa, que tem seus próprios motivos para querer entrar na Toudai.

Dragon Ball

Ação, comédia, fantasia, luta. Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde a infância até a idade adulta enquanto ele treina artes marciais e explora o mundo em busca das sete esferas místicas conhecidas como Dragon Balls. Essa modalidade é capaz de convocar um dragão que concede desejos quando reunido. Ao longo de sua jornada, Goku faz vários amigos e enfrenta uma grande variedade de vilões, muitos dos quais também procuram as Dragon Balls para seus próprios desejos que também incluem inimigos de outro planeta.

Bleach 

Ação, sobrenatural. Bleach segue as aventuras de Ichigo Kurosaki, um adolescente com a habilidade de ver espíritos que acidentalmente rouba os poderes da Reaper Rukia Kuchiki ao salvar sua família e, depois, assume suas funções enquanto ela se recupera. Desde aquele evento, Ichigo tem que lutar contra os hollows, espíritos malignos que atacam as pessoas. No processo, ele faz novos amigos com habilidades especiais.

Akira 

Ficção científica, ação, sobrenatural. 2038. Um estado policial, políticos intrigantes, seitas religiosas, revolucionários e um projeto científico secreto se combinam para produzir uma mistura explosiva em Neo-Tóquio. Todos os grupos rivais estão de olho em um prêmio: o controle de Akira, um garoto de tal habilidade psíquica destrutiva que está em crioestase (guardado) há mais de 30 anos. Um golpe está planejado, mas há um curinga em jogo: o vidente Tetsuo, um jovem motoqueiro impetuoso que solta Akira e obriga todos os grupos a agirem.

Soul Eater 

Ação, comédia, fantasia. Em um mundo onde os técnicos manejam os humanos selecionados que podem se transformar em armas, Shinigami-sama criou uma escola para ensinar jovens técnicos e seus parceiros mutantes, o que significa ser um deus da morte justo. Para criar a arma definitiva, os alunos devem coletar as almas de 99 humanos malignos e 1 bruxa.

Hikaru No Go

Drama, jogo de tabuleiro, sobrenatural. Hikaru Shindo é apenas um garoto japonês normal de 12 anos. Um dia, ele está remexendo nas coisas do avô para ver se consegue encontrar algo para vender. Uma aparição fantasmagórica surge fora do tabuleiro e conta a Hikaru uma triste história.

Seu nome é Sai Fujiwara, um homem que foi instrutor de Go para o imperador do Japão há mil anos. Agora, ele assombra um tabuleiro e deseja realizar o jogo perfeito, chamado de “Mão de Deus”. A pergunta é se Hikaru conseguirá fazer ou não. 

Mobile Suit Gundam 0079 

Ficção científica, drama, ação. O Principado de Zeon declara guerra à Federação Terrestre. O que se segue é a destruição em massa na Terra e as colônias em órbita que reivindicam um número de bilhões de mortos. Como resultado, ambas as facções declaram um cessar-fogo por oito meses.

Na Colônia do Lado 6, Amuro Ray, filho de um cientista da Federação, tropeça no protótipo do traje móvel RX-78-2 Gundam de seu pai e o pilota para combater as forças do traje móvel de Zeon. Agora, Amuro e a tripulação do porta-aviões White Base devem sobreviver às inúmeras batalhas contra Zeon até que a guerra chegue ao fim.

E aí, gostou de saber mais sobre os mangás? Qual é o seu preferido? Me conta nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer 
compra por meio deles. O Blog poderá receber 
uma pequena comissão pela venda.

 

 

Um comentário sobre “Saiba [quase] tudo sobre os mangás

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s