Netflix disponibiliza novo filme do Spike Lee

Da 5 Blood, ou Destacamento Blood, entrou no catálogo da Netflix no dia 12 de junho. Conta a história de um grupo de veteranos do Vietnã que retorna ao país.

Oficialmente, eles estão lá para localizar e recuperar os restos mortais do líder de esquadrão Norman (Boseman), um guerreiro, professor e mentor (“nosso Malcolm e nosso Martin”, como o chamam). Mas também querem pegar as barras de ouro que enterraram anos atrás.

Spike Lee tem um estilo tão único que se a gente que é cinéfilo vê um filme dele sem saber que é dele pensa: aqui tem o dedo do Spike Lee. O diretor e também roteirista costuma fazer montagens com fotos ou vídeos que resgatam a memória e enfatizam a mensagem que deseja passar.

Os primeiros minutos de Da 5 Bloods mostram imagens históricas de Muhammad Ali e Malcolm X. As homenagens durante o longa são extensivas a personalidades como Martin Luther King, Marvin Gaye, Aretha Franklin e outros. A musicalidade tb está sempre presente, privilegiando, como de costume, cantores e cantoras negras.

Para entender Spike Lee, a experiência se torna mais completa se você assistir à A 13a. Emenda, tb disponível na Netflix.

Não é exagero dizer que é um privilégio estarmos coexistindo na mesma época que ele, testemunhando suas obras carregadas de crítica social e a luta contra o racismo. Ainda que Malcolm X tivesse sido sua única obra, eu diria o mesmo.

Yes, Black Lives Matte!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s