Years And Years é um drama comovente, ousado e fascinante

Uma candidata inescrupulosa que ganha cada vez mais popularidade com ajuda de fake news, a crise de refugiados, o início de uma guerra nuclear entre EUA e China, tecnologia de transhumanismo e a história de uma família de Manchester que vivencia todos esses impactos com a passagem dos anos.

Parece muito, mas é só um pouco do que acontece em Years and Years (Anos e Anos), uma minissérie de seis episódios produzida pela BBC (exibida no Brasil pela HBO).

Motins, golpes, colapsos. O atual debate em torno de refugiados e a crueldade da imigração é explorada. O futuro aqui é muito próximo do que temos.

Para se comunicar com os pais, a filha aciona um filtro Snapchat no próprio rosto que a transforma em um animalzinho.

O nome dela é Bethany e ela quer ser transhumana. É tão obcecada por tecnologia que deseja fazer upload de si mesma e viver para sempre na nuvem. É por essas e por outras que Years and Years lembra uma outra série: Black Mirror.

Os seres humanos são distraídos e adaptáveis. Eles se casam em zonas de guerra. Eles têm filhos enquanto as calotas de gelo derretem. Alguém pediu uma pizza uma hora antes do fim do mundo? Normal.

Relacionamentos ainda acontecem, pessoas ainda se apaixonam, maridos ainda traem esposas e a vida segue em frente, pelo menos até chegar ao ponto em que as coisas ficam tão extremas que é não é mais possível normalizá-lo.

Years And Years traz a ilusão de que os populistas do século 21 serão desmascarados, mas também deixa uma série de questionamentos:

  • Como superamos o racismo casual e institucional?
  • Como vamos controlar totalmente a tecnologia antes de sermos dominados por ela?
  • Como viver dentro de um sistema político global competitivo e evitar uma guerra nuclear?

Assim como Black Mirror se tornou referência quando se fala em tecnologia bizarra, algum dia vamos nos pegar dizendo: “Nossa, mas isso é muito Years And Years…”.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s