Quer fazer marketing nas redes sociais? Conheça o Social Media Marketing!

Você criou perfis para a sua empresa nas redes sociais, mas acabou abandonando a ideia por não saber o que publicar? Calma.

Muita gente achou que poderia criar campanhas de marketing sozinhas, mas a coisa não é bem assim. Hoje eu vou te apresentar o conceito de Social Media Marketing.

Afinal, o que é Social Media Marketing?

O marketing de mídia social é um recurso que envolve a produção e o compartilhamento de conteúdo em redes como Twitter, Facebook, Instagram e outros. O objetivo é atingir as metas de marketing.

Por que isso é bom para o seu negócio?

Seja qual for o seu nicho, uma coisa é certa: o consumidor está usando as redes sociais na fila da padaria, na sala de espera do médico, em casa ou no trabalho. Acompanhe as vantagens de investir.

Promove engajamento com o público-alvo

A internet revolucionou a comunicação. Você conhece uma maneira melhor de interagir com as pessoas?

Aumenta o reconhecimento da marca

Distribuir conteúdo nas redes sociais ajuda a aumentar a visibilidade da empresa. Ao mesmo tempo, a sua marca se torna mais acessível e familiar.

Converte seguidores em clientes

Cada postagem é uma chance de as pessoas reagirem de alguma forma. Elas podem curtir, compartilhar, comentar ou ainda comprar o seu produto ou serviço.

Leva mais tráfego para o blog ou site

Quanto mais conteúdo de qualidade você distribuir nas redes sociais, mais tráfego de visitantes vai gerar no seu blog ou site. Isso também ajuda no ranqueamento do seu negócio no Google.

É um ótimo recurso de feedback

Com o monitoramento de comentários ou enquetes, é possível descobrir quais são as expectativas do cliente em relação ao seu produto ou serviço. O feedback é rápido e honesto.

O que faz o profissional de Social Media Marketing?

Agora que você conhece o Social Media Marketing e as vantagens que ele oferece, confira o que o profissional de marketing faz para colocar a estratégia em prática.

Estuda a sua empresa, o seu cliente e o mercado

Primeiro de tudo, ele faz um levantamento para obter informações como estas:

  • Quem são as pessoas que compram o seu produto/serviço ou poderiam se interessar?
  • Qual o estilo delas? O que gostam? De que precisam? Quais as dúvidas/dores/necessidades e expectativas?
  • Que tipo de linguagem é ideal para usar na comunicação?
  • Quais são os seus objetivos com o marketing digital?
  • Que mensagem você deseja transmitir para fortalecer a imagem da marca?
  • Qual o seu principal diferencial?
  • O que as outras empresas do mesmo setor estão fazendo para impulsionar o engajamento nas mídias sociais?

Desenvolve pautas, escreve e edita artigos e outros textos

Independentemente do canal utilizado: blog, Facebook, Instagram ou outros, as palavras importam. E muito. Uma boa redação é capaz de chamar a atenção do leitor, impulsionar o engajamento, ampliar o alcance orgânico e ajudar você a construir uma marca memorável.

Cria peças de marketing

De acordo com as informações coletadas, o analista de Social Media cria uma variedade de posts, animados ou não, por meio de ferramentas de design gráfico. As peças são publicadas com organização de agendamento com ajuda de outro recurso.

Entende de SEO

SEO (Search Engine Optimation) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. As palavras-chave certas nos lugares certos permitem que a sua marca apareça nos primeiros resultados do Google.

Fornece relatórios de desempenho

É sempre bom ficar de olho nas campanhas para saber como as coisas estão evoluindo em tempo real. Portanto, o gerente de Social Media obtém os dados necessários para essa análise.

Conhece meios de promover anúncios pagos

Muitas vezes, a publicação orgânica (gratuita) não é suficiente para atingir uma audiência maior, principalmente quando você precisa mostrar uma ideia nova. Saber manipular o gerenciador de anúncios pagos é fundamental para ser bem-sucedido.

Como você viu, o Social Media Marketing é um conjunto de estratégias que envolve a produção de conteúdo relevante nas redes sociais. O analista é o profissional que mapeia, organiza, cria, publica e emite relatórios de desempenho. Precisa de ajuda para começar uma estratégia de Social Media Marketing? Entre em contato agora mesmo.

 

* Monique Gomes é jornalista certificada em marketing de conteúdo. Presta serviços para a Rock Content, maior agência de marketing da América Latina, mas também faz trabalhos independentes como analista de mídias sociais/freelancer.

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