Caetê Café e Galeria reúne arte, cultura e gastronomia

Hoje, quem passa na Avenida César Cals, em Ubajara, tem o prazer de encontrar um simpático lugar denominado Caetê Café e Galeria. Inaugurado no dia 26 de novembro de 2016, o espaço é marcado por um ambiente acolhedor, além de uma sala de leitura e outra que abriga constantes exposições de artistas regionais.

Os proprietários Alex Melo, Clarice Melo e Erick Albuquerque são da cidade vizinha, Tianguá. A ideia de abrir uma galeria nasceu primeiro, por influência de Alex. Ele tem formação em meio ambiente e é um apaixonado por artes plásticas. Uma de suas atividades é pintura a óleo, considerada a técnica mais tradicional de pintura.

Clarice é engenheira civil e estudante de gastronomia. Erick cursa engenharia elétrica. No meio desse universo acadêmico super diversificado, nasceu a vontade de empreender. O resultado disso foi fazer do Caetê um ponto de parada obrigatória para moradores, visitantes e turistas.

O café é a segunda bebida mais consumida no país…

Segundo uma pesquisa realizada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Se você for ao Caetê vai saber por que.

Lá, eles têm duas cartas de cafés: quentes e geladas. As opções frias são preparadas com uma batida de sorvete e um ingrediente especial. São diversos sabores. Entre os mais pedidos estão os que acompanham Ovomaltine, Paçoquinha e o tão cobiçado Licor de Marula.

A carta de cafés quentes privilegia uma enorme variedade:

Clássicos

Expresso, Mocha, Cappuccino são caracterizados pelo sabor forte e concentrado.

Prensa Francesa

Possui um sabor suave com grãos selecionados. É feito dentro de uma espécie de caneca de vidro com um filtro acoplado a uma alça.

V60

É um método japonês de extração que se aproxima da forma com que a população brasileira costuma consumir o cafezinho. A diferença é que os filtros são mais evoluídos para conseguir retirar o melhor do grão sem perder os óleos essenciais.

Moka Italiana

Esse sistema produz um tipo de café mais forte, que agrada bastante o paladar do brasileiro.

Aeropress

O Aeropress é feito no sistema americano: o café é extraído com pressão, mas sem o uso da máquina.

Submarine Caetê

O Submarine une o que há de melhor entre o café e o chocolate meio amago.

… mas a cerveja também é paixão nacional

Nem só de café vive o ser humano. Por isso, também é possível tomar uma cervejinha artesanal no Caetê Café e Galeria. Bruthus Bier é uma cerveja especial fabricada em Tianguá. A ideia de trazer esse tipo de bebida é porque ela casa muito bem com happy hour e música ao vivo que os empreendedores pretendem fazer todas as sextas-feiras.

Cardápio

O cardápio da cafeteria privilegia ingredientes naturais e orgânicos. Você vai encontrar tapioca e cuscuz com diversos recheios, crepiocas, brownies, bolos, croissants, empadas doces e salgadas.

É praticamente impossível descrever todos os itens do cardápio do Caetê Café e Galeria, porque ali reina a criatividade. Quando menos se espera, eles lançam novas tentações para o público saborear.

Recentemente, foram adicionados waffles salgados que acompanham carne de sol e cheddar, um dos pratos mais pedidos do momento.

Exposições de artistas regionais

A semente da Cafeteria foi germinada com a ideia da galeria. O pensamento inicial era ter um espaço para que os artistas locais pudessem mostrar seus trabalhos. A primeira exposição de arte aconteceu no dia 26 de novembro de 2016 com amostras de fotografias, pinturas e desenhos hiper-realistas.

Em seguida vieram mais duas que apresentaram também esculturas, artes digitais, tinta acrílica, nanquim, aquarela e grafite. O material fica disponível para venda por tempo determinado. O mais bacana é a reação de quem visita e se admira com a produção artística dos talentos da região.

“É muito gratificante ver esse sonho realizado. Muitas vezes recebemos visitantes de outras cidades que ouviram a recomendação de amigos. Isso nos dá uma sensação de dever cumprido”, afirma Alex, um dos proprietários.

Sala de leitura

Arte e cultura andam de mãos dadas. A sala de leitura do Caetê reúne um acervo da literatura regional, nacional e internacional. Alguns livros estão disponíveis para venda a preço de sebo, uns para apreciação e outros para permuta: você pode levar um título que já leu e trocar por um novo.

Além disso, lá você também pode adquirir livros infantis e infantojuvenis do Projeto Amor Animal com um precinho bem acessível. O dinheiro arrecadado será usado pelos responsáveis do projeto em benefício dos animais de rua.

Três cabeças empreendedoras pensam mais do que uma. É por isso que tem sempre uma novidade acontecendo no Caetê. Agora, eles estão produzindo camisetas e canecas com estampas autorais. Mais opções de souvenir. Enquanto você leu este artigo, é bem possível que eles tenham inventado alguma outra coisa mirabolante. O jeito é ir lá conferir!

Serviços

Caetê Café e Galeria

Av. César Cals, 546. Ubajara-CE. Fone (88) 99638 4027/ 99421 0680

Aberto de quinta a domingo: quintas e sextas a partir de 18h

Sábados e domingos a partir de 16h.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Caetê Café e Galeria reúne arte, cultura e gastronomia

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s