Confira essas dicas para a sua campanha de marketing político digital

Uma campanha de marketing político digital para os dias de hoje precisa ser focada principalmente na gestão profissional das mídias sociais mais populares e em recursos de SEO, ou seja, a otimização de sites para manter um bom posicionamento no Google de forma orgânica.

O que o Google sabe a seu respeito?

Que tipo de informação o buscador mais poderoso de todos os tempos vai mostrar quando alguém pesquisar sobre você? A internet é um lugar onde as pessoas costumam buscar informações para tudo, inclusive sobre a conduta profissional dos candidatos.

Independente de idade ou classe social, os seus eleitores estão conectados 24 horas por dia em casa, no emprego, no banco de uma praça, na fila de espera do dentista, em todos os lugares. O smartphone virou a nova televisão.

O candidato que dispõe de um site ou blog há algum tempo pode ganhar uma pequena vantagem competitiva. É importante que o Google saiba quem você é: dessa forma, os eleitores poderão conhecê-lo melhor, ler o resumo da sua biografia, conhecer o seu envolvimento com a comunidade, saber que bandeira você levanta.

Confira essas dicas para uma campanha eficiente:

Forme uma equipe competente

A internet é uma tecnologia tão democrática que imprime a falsa ideia de que todo mundo é capaz de fazer marketing. Colocar um blog no ar, criar uma fanpage no facebook ou um perfil no instagram é muito fácil.

Para produzir conteúdo de qualidade, engajar, interagir, avaliar as métricas, mudar o foco da estratégia sempre que for necessário e trabalhar para que o público-alvo de fato se alimente desse conteúdo é necessária a ajuda de um profissional.

Não subestime a importância de uma assessoria de marketing político e inclua também uma assessoria jurídica para cuidar da parte burocrática e evitar futuros problemas com a justiça eleitoral.

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Faça um planejamento das mídias mais populares

Nesse momento, é importante definir quais os canais de relacionamento. As redes sociais oferecem infinitas possibilidades para quem precisa interagir com o seu público. No meio de tantas opções: facebook, twiter, google plus, instagram, snapchat, entre outras, é preciso fazer a escolha daquelas que são as mais populares entre os seus eleitores.

Manter um site no ar é fundamental porque as informações ficam organizadas e fáceis de acessar, muito diferente do emaranhado de dados nas redes sociais, que são perecíveis. O site/blog atua como um banco de dados que não tem prazo de validade: as informações ficam sempre disponíveis para futuras buscas. É o ‘highlander’ do conteúdo, o guerreiro imortal.

É bom lembrar que o facebook não mostra a postagem para todos os seguidores, mas para uma pequena porcentagem deles. No entanto, existem diversas maneiras para impulsionar as publicações.

Invista em conteúdo: marketing é relacionamento

Evite ficar publicando apenas publicidade. Parece um lapso de insanidade afirmar isso logo para você, mas existem outras maneiras de se destacar sem parecer invasivo ou chato. Isso se faz através de estratégias de marketing de conteúdo, que é um dos discípulos do marketing digital.

Essa alternativa utiliza criatividade para produzir conteúdos relevantes e atrativos para o público da web. Os formatos são diversificados: artigo, texto jornalístico, crônica, podcast (texto em áudio), vídeo, etc. O objetivo é ajudar as pessoas que buscam informação, promover entretenimento, ao mesmo tempo em que se conquista autoridade e o engajamento de novos seguidores.

Interaja com o seu público

Nenhuma campanha de marketing político digital se sustenta com um candidato que não se dedica a interagir com o seu público. É claro que as visitas presenciais continuam sendo importantes: o sorriso, o aperto de mão, um diálogo amigável são coisas que a tecnologia não vai suplantar.

No entanto, é preciso dar uma atenção especial àqueles que estão se comunicando com você através da internet. Deixar alguém sem resposta é no mínimo indelicado. Outro detalhe é saber como se comportar diante de críticas. Nas redes sociais as pessoas geralmente se sentem mais à vontade para ofender. Mantenha a calma e responda com gentileza e bons argumentos.

E então? Você tem dúvidas de como planejar a sua campanha de marketing digital?

Mande um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou uma mensagem via whatsapp 88 99950 1322.

TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Somos especializados em marketing político e disponibilizamos uma equipe completa de profissionais com assessoria política, jurídica e de imprensa, assistentes de palcos, locutores, entre outros. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 999501322 – estamos online de segunda a sábado.

monique-tmMonique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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