Todos os políticos e aspirantes a um cargo público deveriam ler isto

Uma câmera escondida flagrou o governador recebendo propina em seu gabinete. O vídeo foi transmitido em rede nacional e causou enorme revolta na população. Parece até uma história real, mas é a cena que abre o filme La dictadura perfecta (2014), uma sátira política produzida no México, disponível no Youtube e para assinantes Netflix.

O que você, na posição de um político corrupto, faria na mesma situação?

a) Aguardaria as consequências, afinal, o povo acabaria esquecendo.

b) Renunciaria ao cargo.

c) Compraria o apoio de uma assessoria de imprensa poderosa.

A opção C foi a escolha do Governador Carmelo Vargas, personagem do ator Damian Alcazar. Totalmente desprovido de ética e sem nenhum pudor, Vargas oferece uma grande quantidade de dinheiro para o administrador de uma emissora de televisão.  O objetivo: usar o poder de persuasão da imprensa para limpar a sua má reputação.

A parceria é feita. Os jornalistas são incumbidos da missão. No entanto, outros e escândalos começam a surgir e seus assessores agora correm em busca de uma notícia bomba que comova o país a ponto de ofuscar os escândalos da corrupção. O resultado dessa trama é hilário e ao mesmo tempo constrangedor, assista ao filme.

A arte imita a vida. Essa história lembra muito a nossa política brasileira, você não acha? É muito comum a televisão privilegiar as notícias de intere$$e da emissora, enquanto outras tantas são abafadas ou noticiadas como acontecimentos sem importância.

O fato é que hoje, diferente de décadas passadas, existem as mídias alternativas. Sites e blogs de notícias estão em pleno vapor, produzindo conteúdo e pulverizando as redes sociais a todo o momento. Está muito mais complicado manipular a informação. Na época da ditadura, os amigos e familiares de quem era preso ficavam sem notícia alguma, pois absolutamente nada era divulgado.

A Ditadura Perfeita é uma aula esdrúxula sobre o comportamento na política

O filme faz críticas pesadas sobre a corrupção na política, o descaso das autoridades com as necessidades da população, a perseguição sistemática de inimigos políticos, a violência, o domínio do tráfico de drogas, a manipulação dos meios de comunicação, a falta de escrúpulos em ganhar vantagem em cima das dores das pessoas. Enfim, é uma aula que ensina da maneira mais realista todos os erros que um político ou aspirante a um cargo público não deve cometer se quiser seguir uma carreira de sucesso.

O político que falar besteira vai virar meme

No filme, o Presidente do México ingenuamente afirmou em uma entrevista coletiva nos EUA que estaria disposto a fazer “todos os trabalhos sujos que nem os negros querem fazer”. Sua intenção era causar boa impressão para o Presidente Barack Obama. No entanto, ele não se deu conta que fez um comentário desnecessário e racista.

Em poucos minutos, essa passagem da entrevista era visualizada em milhares de computadores, tablets e smartphones, com efeitos especiais criados por computação gráfica, no melhor estilo meme.

Principalmente agora, com a popularidade da tecnologia mobile, o político ou candidato a um cargo público precisa estar preparado para se comunicar. Basta um passo em falso e ele estará condenado a se tornar um viral na internet.

É preciso pensar antes de falar, saber planejar o discurso – improvisado ou não, transmitir segurança na entonação das palavras, ser dinâmico e persuasivo. Os eleitores estão mais informados e seletivos. Para conquistar esse novo perfil do eleitorado, é preciso transmitir um compromisso verdadeiro com o povo, não se preocupar apenas com interesses próprios e se cercar de profissionais éticos e competentes.

TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Somos especializados em marketing político e disponibilizamos uma equipe completa de profissionais com assessoria política, jurídica e de imprensa, assistentes de palcos, locutores, entre outros. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 999501322 – estamos online de segunda a sábado.

 

monique-tmMonique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Anúncios

Um comentário sobre “Todos os políticos e aspirantes a um cargo público deveriam ler isto

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s