Tudo o que você queria saber sobre jingle, mas não tinha a quem perguntar

Quem nunca ficou com um jingle tocando na cabeça o dia todo? Lembra aquele da Danone: “…me dá, me dá, me dá, me dá Danoninho, Danoninho dá…?”

O termo jingle vem do inglês e significa tinir, retinir, soar. Na prática, é uma mensagem publicitária musicada elaborada especialmente para uma marca, produto ou pessoa (Ex.:políticos).

Considerado como uma importante estratégica de marketing, o jingle tem como foco criar valor ao produto. O objetivo principal dessa ferramenta é permanecer na memória das pessoas para gerar empatia, criar engajamento e influenciá-las na compra.

A música, que deve conter uma letra simples e cativante, faz com que o cérebro humano memorize qual a marca está sendo anunciada, qual o produto e que benefício ele representa. As rimas colaboram para facilitar essa fixação, no entanto é importante atentar para a construção do briefing.

O briefing é um arquivo que contém um conjunto de informações sobre o seu projeto, como público-alvo, tipo de mensagem que você deseja transmitir, qual o estilo musical, as referências sonoras, entre outros detalhes.

Geralmente um jingle tem a duração de 15 a 30 segundos, mas pode alcançar uma média de um minuto – sem problemas, desde que tenha um propósito. Os veículos onde ele pode ser transmitido são emissoras de televisão, rádio, carro volante, internet ou som ambiente na própria empresa.

Esse tipo de publicidade pode motivar o consumo?

Sim! Segundo Vestgaard, um dos autores do livro A Linguagem da Propaganda, associar sentimentos ao produto, marca, ideia ou serviço estimula o desejo de compra e sugere a conquista de valores como sucesso, juventude, beleza, prazer, status, entre outros.

Um jingle custa caro?

Não, principalmente pelo retorno que ele dá. O valor comercial é calculado de acordo com as configurações do projeto, por isso varia muito.  A partir de R$ 500,00 é possível fazer um jingle simples.

Onde encontrar uma produtora de áudio?

A TM Assessoria, Comunicação & Marketing orienta você a organizar as ideias do briefing para a construção do seu jingle personalizado e em poucos dias o arquivo é enviado para seu e-mail. A empresa atua no ramo de áudio há mais de 20 anos atendendo todo o Brasil também na produção de spots comerciais, vinhetas, documentários, podcasts, entre outros.

Entre em contato agora mesmo através do   WhatsApp w-mini88 99709-9112 e peça o seu. Se preferir, ligue para o mesmo número ou mande um e-mail para falecomtm@gmail.com.

Quer ser lembrado? Faça um jingle!

Monique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s