Diga-me o que tu postas no Face e direi quem tu és

Um estudo feito por pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade de Breunel, em Londres, aponta que a forma como utilizamos o Facebook revela características da nossa personalidade (isso parece óbvio).

Segundo a pesquisa, as pessoas com problemas de baixa autoestima são as que publicam mais conteúdo sobre seus relacionamentos amorosos.

Os chamados de narcizistas, aqueles que constantemente postam suas próprias fotos, tem maior necessidade de chamar a atenção para receber comentários e curtidas dos amigos. Eles também são os que postam mais sobre dietas e exercícios físicos, com o objetivo de mostrar sua aparência, fruto do seu esforço.

As pessoas classificadas como mais abertas a novas experiências, criativos ou curiosos tendem a utilizar o Facebook para compartilhar assuntos e informações que consideram mais inteligentes.

A pesquisa foi realizada com 555 usuários do Facebook. Eles responderam um questionário sobre como e com que frequência utilizam a rede social. Através desses dados, os pesquisadores realizaram testes estatísticos com as principais características de personalidade normalmente utilizadas por psicólogos em seus estudos.

Para saber mais, acesse (em inglês)

“The Big Five, self-esteem, and narcissism as predictors of the topics people write about in Facebook status updates”

Com informações de O Globo.

Monique Gomes é jornalista freelancer, blogueira, certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content, Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s